(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> 100 anos da OIT é celebrado em Seminário Internacional

100 anos da OIT é celebrado em Seminário Internacional

O ISAE em parceria com o TRT-PR, com o Sesi-PR e o Instituto Mundo do Trabalho realizaram, nos dias 9 e 10 de maio, o 3.º Seminário Internacional Saúde e Proteção do Trabalho em alusão ao centenário da Organização Internacional do Trabalho. O evento aconteceu no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

O evento contou com a presença do diretor da OIT Brasil, Martin Hahn e o professor titular da Universidade Complutense de Madrid, Juan Carlos Garcia. Compuseram a mesa de abertura o presidente do ISAE, Dr. Norman Arruda Filho, o gestor do Programa Trabalho Seguro PR, juiz Marcus Aurelio Lopes, a presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, a gerente executiva de Segurança e Saúde do Sistema FIEP, Rosangela Fricke; o gestor nacional do Programa Trabalho Seguro, juiz Leonardo Vieira Wandelli; e o presidente do Instituto Mundo do Trabalho, Dr. Célio Pereira Oliveira Neto.

Conferências

O primeiro dia do Seminário foi encerrado com as palestras do diretor da OIT no Brasil que explanou sobre a história e o momento de criação da agência especializada, quando o mundo, em especial a Europa, estavam devastados por conta da I Guerra Mundial. Para ele, ao longo desses cem anos, a OIT teve um papel fundamental na melhora da qualidade de vida das pessoas a partir do fomento de relações de trabalho saudáveis, inclusive acompanhando os avanços nas áreas de saúde física e mental, assim como de segurança do trabalho, dentre outras. “É sempre importante que lembremos que o Brasil é um membro fundador da OIT, que sempre esteve atuante em todas as conferências até agora, por isso esperamos que permaneça assim no futuro”, afirmou.

O segundo dia contou, entre outras atividades, com o painel do ISAE Escola de Negócios, “Um panorama sobre o futuro”, com a participação do seu presidente, Dr. Norman Arruda Filho; do head de Parcerias Estratégicas e Mobilização de Recursos do Pacto Global Brasil, Marcelo Abrantes Linguitte; do CEO da Contabilizei, Vitor Torres; e do CIO da EXY9Br, Rafael de Tarso Schroeder. O professor do ISAE, Guilherme Giese, do GBA da Felicidade, conduziu oficina sobre mindfulness com um momento de equilíbrio de energia por meio da meditação guiada.

No período da tarde, o Instituto Mundo do Trabalho dirigiu o Painel Novas Perspectivas, com a participação do seu fundador, o advogado Célio Pereira Oliveira Neto, falando sobre “Teletrabalho em prol do cumprimento dos ODS”, com o presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, Cleo Carneiro, que abordou o cenário do teletrabalho; e o diretor de RH da Pirelli para América Latina, Giusepe Giorg, com o caso da Pirelli. Além disso, a ITALAC, realizou uma participação a distância com o depoimento da teletrabalhadora, Andrea Acunã.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imagens: divulgação TRT-PR

Voltar