(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Biogás em pauta no ISAE

Biogás em pauta no ISAE

O engenheiro alemão, Klaus Nelting esteve ontem (10/10), no ISAE, especialmente para uma palestra sobre “Biogás de estações de tratamento de esgoto: experiências da Alemanha”.

Nelting está no Brasil desenvolvendo projetos junto à Sanepar e a palestra integra o calendário do INCT ETES Sustentáveis, que possui coordenação no Sul do país do Prof. Dr. Gustavo Possetti. O evento contou com a presença do Coordenador do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE, Prof. Dr. José Henrique de Faria.

O Palestrante

Dr. Eng. Klaus Nelting é doutor em Engenharia Sanitária com especialização em tratamento anaeróbio de águas residuais com a utilização de reatores UASB. Possui vasta experiência internacional em desenvolvimento científico e implementação em escala plena de tecnologias inovadoras para o tratamento anaeróbio e aeróbio de águas municipais e industriais. Sua experiência está baseada em seu trabalho como engenheiro e como membro do corpo científico no instituto de gestão e tratamento de água da Universidade de Leibniz em Hannover. É membro do grupo de trabalho especializado em dimensionamento de plantas de tratamento de águas residuais em climas quentes e frios da DWA (Associação Alemã de Águas e Resíduos). Atualmente é gerente geral da empresa DiMeR GmbH, parceira da SANEPAR, especializada na recuperação e tratamento de biogás no esgotamento de águas municipais.

Sobre o INCT

O ISAE integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. O projeto tem duração de 5 anos e é financiado por: MCTI/ CNPq/ CAPES/ FAPs.

Objetivos:
Conceber um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, a partir das seguintes bases:

  • formação de recursos humanos qualificados para atuar na área;
  • realização de pesquisas básicas e aplicadas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valorização dos
  • subprodutos do tratamento;
  • transferência de conhecimento para a sociedade, para o setor empresarial e para o governo.

Linhas de Pesquisa

  • Gerenciamento do sistema de coleta e transporte de esgoto doméstico;
  • Controle das emissões gasosas e aproveitamento energético do biogás nas ETEs;
  • Valorização dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto (lodo e escuma);
  • Remoção de micro contaminantes, remoção e recuperação de nutrientes e produção de água para reuso;
  • Gestão do saneamento, aspectos legais e institucionais e capacitação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltar
Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais