(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> [ARTIGO] 4 soft skills para desenvolver inovação

[ARTIGO] 4 soft skills para desenvolver inovação

Preciso inovar, e agora? – Edição 3

Sempre que ouvimos o termo inovação, associamos a novos softwares, metodologias, ferramentas ou tecnologias da informação. No entanto, este artigo pretende tratar de outras habilidades necessárias para inovar.

Todas as habilidades ou competências relacionadas ao comportamento humano ou sociais são denominadas de soft skills, ou seja, que envolvem interação entre as pessoas e com o meio em que vivemos e trabalhamos. Mesmo vivendo na era 4.0, onde os robôs e a automatização ditam as novidades industriais e tecnológicas, as soft skills se destacam como as habilidades mais desejadas para os profissionais modernos. Tornam-se cada vez mais críticas em uma época na qual as empresas precisam evoluir continuamente, buscando responder às rápidas mudanças nas necessidades dos consumidores e no cenário competitivo.

São exemplos de soft skills: inteligência emocional, ética, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes. Vamos nos concentrar nas soft skills necessárias para quem exerce ou pretende exercer atividades de inovação de produtos, processos, serviços ou modelo de negócios. É importante ressaltar que mesmo quando um indivíduo não demonstra possuir determinada habilidade, ele pode desenvolvê-la por meio de capacitação e treinamento.

Dentre os fatores que são cruciais para um profissional inovador e para facilitar a compreensão e aplicação nas empresas, vou me permitir concentrar nas habilidades transformadoras necessárias para a inovação se enraizar e crescer em qualquer organização. Para tanto, sugiro a definição do American Management Association que engloba os 4 Cs (Criatividade, Colaboração, Comunicação e o pensamento Crítico)

E aí! Pronto para inovar?

Cícero Caiçara Jr. é consultor sênior em Inovação, captação de recursos, gestão Empresarial e E-commerce. Também é palestrante e professor responsável pela disciplina de Criatividade no Programa de Inovação do ISAE Inova.

Voltar