(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> [ARTIGO] 6 dicas para uma cultura da inovação

[ARTIGO] 6 dicas para uma cultura da inovação

Preciso inovar, e agora? – Edição 2

Semana passada participei de um evento organizado pelo Sescoop/PR em parceria com escola de negócios ISAE, em Curitiba, na qual atuo como mentor e professor head de inovação.

Um dos tópicos mais discutidos durante as inúmeras dinâmicas realizadas foi a cultura da inovação. A importância de comunicar a toda organização que é preciso pensar de forma criativa e incessantemente buscar inovações, seja de produtos, serviços, processos ou modelos de negócios.

Para isso funcionar na prática, todas as áreas da empresa devem ser muito bem comunicadas e capacitadas, é evidente! Cultura tem a ver com a capacidade de aplicar o pensamento inovador em seu dia a dia, desde atividades rotineiras até àquelas mais complexas. Para que isso ocorra, todos precisam ser responsáveis pela inovação – e não apenas uma área ou equipe de agentes de inovação dedicada.

É necessário a organização desenvolver e disseminar a cultura de inovação como filosofia permanente do seu negócio. Tudo que envolvê-la deve utilizar como pano de fundo a cultura da inovação, incluindo processos, produtos e serviços, áreas organizacionais e todas as partes interessadas, como clientes (cooperados), fornecedores e parceiros.

Em 1998, quando trabalhei na empresa alemã Siemens, fui apresentado ao programa 3i (ideias, impulsos e iniciativas). O programa, que funciona mundialmente até hoje, incentiva e valoriza os colaboradores que participam de decisões da companhia. Por meio de sugestões, contribuem para melhorar, alterar, criar e inovar os processos, os métodos, os produtos, os serviços ou que podem preservar o meio ambiente, trazendo benefícios para os clientes internos e externos.

Por óbvio, gerar ideias e reconhecer as pessoas é uma importante etapa para o desenvolvimento da cultura da inovação, mas não é tão simples assim. Pensando nisso e no intuito de contribuir nessa jornada, apresento a seguir 6 dicas para o desenvolvimento de uma cultura da inovação:

Antes de finalizar este breve artigo, ressalto que a implantação e o desenvolvimento de uma cultura da inovação nas organizações demanda tempo, dedicação e muito aprendizado. Aprender com erros e aprender com sucessos.

E aí! Pronto para inovar?

Cícero Caiçara Jr. é consultor sênior em Inovação, captação de recursos, gestão Empresarial e E-commerce. Também é palestrante e professor responsável pela disciplina de Criatividade no Programa de Inovação do ISAE Inova. Leia mais posts da sua coluna “Preciso Inovar, e Agora?” para o ISAE.

Voltar