(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6)

Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6)

A Rede Brasil do Pacto Global e o ISAE Escola de Negócios realizaram a primeira edição do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6), no dia 11/12, com a presença do diretor da Faculdade ISAE Brasil, Norman Neto.A premiação reconheceu 12 iniciativas nas áreas de água, saneamento e direitos humanos; gestão da eficiência hídrica na cadeia de operações; ação coletiva e proteção e restauração de ecossistemas. O diretor da Faculdade entregou a premiação da categoria Eficiência Hídrica na Cadeia de Operações.

Docentes Premiados

Os professores Charles Carneiro e Cleverson V. Andreoli, do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE, foram premiados na categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas com o projeto Eutrofização de reservatórios: gestão preventiva.

O case, já publicado nacional e internacionalmente pela IWA – Internacional Water Association, é resultado do desafio de integrar, de forma harmônica, muitas áreas relacionadas aos impactos antrópicos numa bacia de drenagem – a Bacia do Rio Verde, PR – enfrentado pela equipe coordenadora do Projeto. Também integraram a equipe de coordenação do projeto os professores da UFPR Cynara L. N. Cunha e Eduardo F. Gobbi.

“É um projeto interdisciplinar e interinstitucional, que envolveu 33 instituições e 53 pesquisadores. O grande diferencial do projeto é sua aplicabilidade prática, pois resultou em um plano de gestão preventiva da Bacia do Rio Verde, que além de abastecer a usina da Petrobras é também manancial de abastecimento público para água potável”, celebram os professores que ressaltam o financiamento integral da Petrobras.

Publicação

Durante a premiação ocorreu o lançamento do livro “Cases Empresarias de Sucesso em Água e Saneamento”, fruto da parceria Rede Brasil do Pacto Global, com apoio ISAE Escola de Negócios e o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). 

A publicação integra os esforços da ONU para implementar a Agenda 2030, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015, em Nova York. A agenda inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas a serem alcançadas até 2030. O ODS 6, composto por oito metas, visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas, sendo fundamental para seu alcance sua integração aos demais ODS.

Confira as imagens: (créditos: Felipe Abreu)

Voltar