(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Estudo de caso sobre o Uaná é publicado por editora alemã

O artigo “Uaná Volunteering: A Management Programme”, escrito pelo presidente do ISAE – Escola de Negócios, Dr. Norman Arruda Filho, foi publicado no livro CSR in Brazil, da editora alemã Springer. A obra faz parte da série científica sobre Gestão de Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade, Ética e Governança.  O professor Cleverson Andreoli também contribuiu com a publicação. Em breve estará disponível na versão ebook.

O artigo

Estudos mostram que a maioria das organizações não-governamentais no Brasil enfrenta problemas de gestão e dificuldades financeiras devido à falta de treinamento de seus organizadores. Em vista do trabalho relevante fornecido por essas organizações à sociedade, essa lacuna pode ser preenchida por instituições capazes de desenvolver habilidades gerenciais. Este estudo descreve um caminho para as escolas de negócios fornecerem treinamento para gerentes de ONGs, a fim de evitar a descontinuidade de seu trabalho, melhorar seu desempenho estratégico e suas habilidades de gerenciamento econômico.

O artigo escrito pelo presidente do ISAE, apresenta o caso do ISAE, que mobilizou mais de 150 voluntários e forneceu programas de treinamento para 77 ONGs durante 15 anos. Atuando de forma holística, o programa tem alcançado ONGs de diferentes áreas – como assistência social e educação. Há dois anos, o projeto iniciou um ciclo de treinamento para refugiados e migrantes, que fornece ferramentas para inserção no mercado de trabalho brasileiro. A publicação do projeto como um estudo teve o objetivo de incentivar as instituições de ensino e as escolas de negócios a conectar gestores de grandes empresas com organizações não-governamentais, disseminando os conhecimentos adquiridos e contribuindo direta e indiretamente com a sociedade.

 

 

Lei das Estatais em foco

A Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná iniciou no ISAE dois GBA´s (Global Business Administration), criados especialmente pelo ISAE In Company para a Companhia. Os cursos terão uma carga horária de 20 horas e serão distribuídos em cinco encontros.

O primeiro GBA – Introdução ao Mercado de Capitais é voltado para gerentes e assessores. Tem o objetivo de atualização e conhecimento da equipe. Já o segundo, “Administração de Empresas de Capital Aberto”, trouxe para sala de aula a diretoria da Sanepar, inclusive o presidente Mounir Chaowiche, e todos os seus conselheiros. O tema é uma exigência da Bovespa, referente a obrigatoriedade determinada pela nova Lei das Estatais, Nº 13.303/2016.

“A Sanepar é pioneira na adequação da nova Lei das Estatais. O ISAE foi a primeira instituição que procuramos e atendeu prontamente nossa demanda e criaram um curso de maneira colaborativa, com foco no corpo docente composto por professores com sólido conhecimento teórico e experiência de mercado”, afirma Priscila Marchini Brunetta, gerente de Governança da Companhia. Conheça as Soluções Corporativas do ISAE: https://goo.gl/GXiPWr

Confira:

Você tem um Encontro Marcado com o ISAE

O ISAE — Escola de Negócios realiza no dia 18 de maio o evento anual “Encontro Marcado”, na Capela Santa Maria, a partir das 19 horas. Nesta edição, o tema será “Startups”, modelo de negócio que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no Mundo. Três empreendedores — Alessio Alionço, da Pipefy, Alexandre Kleis, da Beauty Date e Marielle Rieping, coordenadora de startups do Sebrae — vão relatar as suas experiências, erros e acertos em seus negócios. A realização é em parceria com a Band.
Alionço é CEO da Pipefy, empresa especializada em organização e gerenciamento de fluxo de trabalho voltada para pequenas e médias empresas. É mentor de eventos como a Feira do Empreendedor do Sebrae, Startup Meetup, Desafio Brasil, E-talks da Endeavour, entre outros. Também fundou, em 2009, a loja on-line Acessozero, que foi vendida três anos depois para um dos maiores players de local search do Brasil.

Outro convidado é o co-fundador e CEO da Beaytu Date, Alexandre Kleis. O empreendedor deixou a área de Engenharia Industrial Elétrica, no qual é formado pela UTFPR, para se dedicar ao negócio — a startup realiza agendamento on-line de serviços de beleza. Recebeu investimento estrangeiro em sua ideia e também comanda a AZ Soluções, empresa líder em softwares para salões de beleza.
Marielle Riepling, coordenadora regional de startups e gestora de projetos no Sebrae falará sobre a sua experiência na empresa e em outros projetos — ela foi vencedora de duas premiações de marketing (como o Top de Marketing, da ADVB) e é especialista em marketing pela Universidad Complutense de Madri, onde residiu e pesquisou sobre comportamento do consumidor. Também é autora dos livros “iTrends: Uma Análise de Tendências e Mercados” e “Estratégia Startups”.

O Encontro Marcado Startups acontece no dia 18 de maio (quinta-feira), a partir das 19 horas, na Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273 — Centro). A entrada é a doação de uma peça de agasalho, mas é necessário se inscrever previamente pelo endereço: http://bit.ly/2pYg8HG.

ISAE lança seu 4º ciclo de aceleração de negócios inovadores

O ISAE — Escola de Negócios lança no dia 10 de maio, às 18h30, o 4º ciclo de aceleração ISAE Business: modelos de negócios inovadores, cujo objetivo é apoiar projetos e empresas selecionados de alunos da instituição. Neste ano, além dos estudantes, o programa tem uma vaga aberta para a comunidade, todas gratuitas. Mais informações e inscrições pelo http://bit.ly/2oC6CVv

Como funciona

Antes de iniciar no processo de aceleração, o ISAE Business, por meio de uma parceria com o Sebrae, oferece um programa de 4 semanas para trabalhar o desenvolvimento das ideias e o pensamento do empreendedor — a participação nessa primeira fase é obrigatória para inscrição na fase de aceleração do empreendimento.

O objetivo da Aceleradora ISAE Business é ajudar os empreendedores, por meio de eventos, oficinas, mentorias e criação de redes de contato e relacionamento potencializar o crescimento dos modelos de negócio.

Durante 12 semanas, os participantes contarão com esse processo para que suas ideias se transformem em projetos viáveis — neste período, a intenção é que haja um amadurecimento da proposta até a apresentação para possíveis investidores.

Por isso, a Aceleradora prima pela formação de uma rede de contato entre empreendedores e investidores, para que o empresário aumente as chances de conquistar clientes e parceiros estratégicos, além de investidores ao projeto ou empresa.

Após as 12 semanas e o cumprimento de todas as atividades, as empresas/projetos recebem o título de “Qualificada ISAE Business”, chancela da escola de negócios, conveniada da FGV no Paraná, referência nacional no tema.

Temas como desenvolvimento do empreendedor e formação de equipes, monetização, métrica de resultados, marketing digital, controladoria e jurídico e neurovendas são alguns dos temas previstos nos cursos e mentorias.

O programa ISAE Business não contempla a utilização do espaço físico do ISAE para fins comerciais ou de escritório, mas os projetos acelerados podem utilizar salas da instituição para reuniões e encontros, mediante agendamento.

As inscrições para o programa de aceleração ISAE Business já estão abertas e podem ser feitas no link: http://bit.ly/2oC6CVv.

Estratégia de Mercado

O dia 14 de fevereiro será movimentado no ISAE Londrina. Pela manhã, Alessandra Assad apresenta as diferenças entre o líder contagiante e o contagioso. À noite, será a vez de Marcelo G. de Almeida Prado, na palestra “O sucesso no ambiente dos negócios”.

Durante o evento noturno também será apresentado o MBA em Estratégia de Mercado. As inscrições são gratuitas pelo site. Inscreva-se!

 

O palestrante

Mestre em Administração, especialista em Finanças e engenheiro mecânico formado pelo ITA, Marcelo é professor do Departamento de Marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), onde atua como coordenador dos programas CEAG, Management, PEC e Corporativo.

Além disso, possui sólida experiência em Marketing tendo sido executivo de multinacionais, como Alcoa e Grupo Bunge. Hoje, é sócio fundador da MP Consultores Associados, empresa estabelecida em 1989 e direcionada ao projeto e implantação de estratégias destinadas à exploração de negócios em mercados B2B.

 

 

Serviço:
Palestra “O sucesso no ambiente dos negócios” com Marcelo G. de Almeida Prado

Quando: 14/02
Horário: 19h
Local: ISAE Londrina – Av. Tiradentes, 501 – Edifício Twin Towers
Mais informações: (43) 3306-7700 | www.isaebrasil.com.br/eventos

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais