(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Presidente do ISAE homenageia Curitiba em livro

O presidente do ISAE, Norman Arruda Filho, homenageou Curitiba em texto publicado na segunda edição do livro Cartas a Curitiba, da jornalista Iza Zilli. A obra reúne manifestações de personalidades curitibanas de diferentes áreas de atuação; uns salientando ligações afetivas com a cidade, outros lançando olhos para o dia a dia ou tratando de aspectos do futuro, enfim, escritos de cunho bastante pessoal. O lançamento ocorreu na noite dessa segunda-feira (26), no Solar do Rosário.

“Cartas a Curitiba nasceu da ideia de perpetuar opiniões, histórias e conceitos, de registrar o pensamento de um momento sobre a nossa querida Curitiba”, salienta Iza Zilli, lembrando o lançamento da primeira edição, em 1993, em torno do transcurso dos 300 anos da capital paranaense. A recente publicação tem abertura com palavras do prefeito Rafael Greca a propósito da obra idealizada pela jornalista.

Confira um trecho do texto escrito pelo Presidente do ISAE:

Livro: Cartas para Curitiba – 11/2018
Por Norman Arruda Filho

Lembro-me da sensação de euforia e ansiedade, misturadas a esse aroma de eucalipto que só Curitiba tem e que sinto todas as manhãs desde o dia em que aqui cheguei. Era 1976, recém-formado, recém-casado e vindo de Porto Alegre em um fusca laranja que não tinha quase nada de bagagem, mas carregava muitos sonhos e grandes expectativas sobre o que essa nova cidade poderia nos proporcionar.

Assim, Curitiba para mim representa muito mais do que o local onde moro, é o lugar que me acolheu. No qual comecei minha trajetória profissional no Banco Nacional de Habitação a convite do Dr. Luiz Antônio Parigot de Souza e construí minha vida pessoal ao lado de minha companheira de sempre, Naira Lomando de Paula Arruda.

Como arquiteto, morar em Curitiba é contemplar a excelência da profissão. O planejamento urbano, o sistema de transporte, as áreas verdes são exemplos de como a inovação e a sustentabilidade afloram desde suas tradicionais praças e calçadões até os novos arranha-céus.

Na juventude, nas manhãs de sábado o Passeio Público era o ponto de encontro entre os amigos, o Teatro Guaíra era o programa favorito e caminhar pelo Largo da Ordem era nossa forma de explorar toda a vida cultural curitibana.

Como pai, a cidade não tinha limites. Nos fins de semana, as crianças se divertiam nas atividades de pintura do calçadão da Rua XV e desfrutando das belezas do Parque Barigui, que para nós era como a extensão de casa… – Confira o texto completo no livro “Cartas a Curitiba”, que estará disponível em breve nas principais livrarias.

Foto: Flash Curitiba
Fonte: Panorama do Turismo

Mercado de trabalho: cenário atual e questões trabalhistas

Nessa última terça-feira, dia 1º de maio, foi comemorado o Dia do Trabalho no Brasil. Mas como anda o cenário do mercado ultimamente? De acordo com os dados divulgados pela PNAD/Mensal do IBGE em março, a taxa de desemprego no último trimestre no Brasil está em 12,60%. Essa porcentagem, comparada ao mesmo período do ano anterior, representa uma redução de 0,6 ponto, que corresponde à aproximadamente 426 mil pessoas que voltaram a ter uma ocupação remunerada.

De acordo com Jefferson Marcondes Ferreira, membro do Comitê Macroeconômico do ISAE – Escola de Negócios, com essa redução, é possível verificar que está ocorrendo de forma lenta e gradual a retomada da geração de empregos. “A expectativa é de que no primeiro semestre de 2018 o índice se estabilize e melhore caso haja a retomada do crescimento econômico e a estabilização política no país”, comenta o economista.

Levando em conta o panorama atual, é de extrema importância estar conectado com todas as questões que giram em torno do mercado de trabalho. Foi assim que surgiu o Instituto Mundo do Trabalho (IMT), idealizado e fundado por Célio Neto, juntamente com Norman de Paula Arruda Filho. Com a missão de ser protagonista na produção de conhecimentos por meio do debate multidisciplinar com a sociedade, para a construção de ações transformadoras no mundo do trabalho, o instituto tem por objetivo fomentar debate sobre as necessidades, impactos e oportunidades deste movimento.

De acordo com Tania Mara Lopes, Diretora de Gestão Corporativa do ISAE e Diretora Executiva do IMT, quanto mais cientes os trabalhadores estão de seus direitos, responsabilidades e dos impactos de suas ações no mundo do trabalho, maior será a consciência do exercício de sua autonomia, de seu trabalho e do desenvolvimento de suas potencialidades. “Pelo fato do trabalho ocupar hoje grande parte das nossas horas ativas, ele se torna um dos instrumentos mais valiosos que temos de interação, criação e expressão” explica.

Segundo Tania, o IMT trabalha com ações voltadas para o debate com a sociedade sobre temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, pesquisas e publicações e comitês estratégicos, como por exemplo workshop sobre Terceirização e Reforma Trabalhista, Seminário de Empregabilidade e Planejamento de Carreira, 1º Fórum das Relações de Trabalho, discussões sobre o futuro do trabalho, entre outras atividades.

O propósito é possibilitar, de maneira inovadora, a mudança de referências e posturas, a valorização do aprendizado, o incentivo ao exercício da autonomia intelectual e a promoção de uma rede de aprendizes que discutam de forma interativa o Mundo do Trabalho, inspirados pelos valores da Educação Transformadora. “As bases do Instituto, estão fundadas em uma educação híbrida, multidisciplinar, transformadora e geradora de conhecimentos aplicáveis nas relações de trabalho, promovendo resultados sustentáveis”, conclui a diretora.

Vem para o Movimenta Curitiba com o ISAE!

Primeiro evento organizado pelo ecossistema de inovação da capital, do qual o ISAE – Escola de Negócios é integrante, ocorre neste fim de semana, dias 3 e 4 de março, no espaço Usina5, no Pardo Velho. O encontro vai oferecer palestras e oportunidades de negócios na área de inovação para estudantes, empreendedores e pessoas em busca de novos desafios. O evento será gratuito e é uma extensão do Smart City Expo Curitiba 2018, que ocorreu nessa semana. Inscrições para o Movimenta Curitiba no site oficial do evento http://www.movimentacuritiba.com.br/inscricao

“A inovação é reconhecida como uma das principais formas para ampliar a competitividade da economia de uma cidade. Por isso, todo o ecossistema se uniu para promover um evento de oportunidades de negócios durante a semana de inovação de Curitiba, que começou com o Smart City Expo”, salienta Tiago Francisco da Silva, diretor técnico da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Ele lembra que o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação da capital e região, que é fomentado pela Prefeitura de Curitiba e é formado por empreendedores, startups, poder público, empresas, universidades e terceiro setor.

Segundo Tiago, 100 palestras e 47 exposições serão realizadas durante o Movimenta Curitiba. Além disso, 50 startups estarão apresentando seus projetos. O evento será ainda um ponto de encontro e lazer para passar o fim de semana, com música, food trucks e até corridas de drones. Intervenções culturais promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba e a divulgação do Worktiba, primeiro coworking público do Brasil, também ocorrerão no festival.

Confira a programação no site oficial www.movimentacuritiba.com.br .

Networking além da sala de aula

Grupos, fóruns para discussões e muita interação entre os alunos– essa é a ideia do Alumni ISAE – a nova plataforma de relacionamento formada por alunos atuais e pelos que já passaram pela Escola de Negócios.

Julianna Strobel, coordenadora do projeto, explica que a interface do Alumni foi pensada para facilitar e promover a interação entre os alunos atuais e antigos, além de oferecer os serviços e produtos da instituição de forma clara e objetiva. “O Alumni foi pensado com e para o usuário. É uma ferramenta viva que conecta nossos alunos ao Mundo ISAE”.

“O Alumni do ISAE concretiza a nossa vontade em estabelecer um relacionamento sinérgico com alunos e ex-alunos e coloca em prática o conceito de rede. Essa iniciativa irá permitir a contínua interação entre estudantes atuais e já formados e abre espaço para que eles prossigam com seu processo de aprendizagem iniciado dentro de nossos espaços. É um ciclo de permanente integração e fortalecimento de nossas relações”, relata Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE.

Para Tânia Mara Lopes, diretora de Gestão Corporativa do ISAE e ex-aluna, o Alumni irá agregar valor ao Mundo ISAE. “A partir de agora estamos ainda mais conectados: gera-se um valor compartilhado em rede. Intensificamos a troca de conhecimento e a proximidade entre nossos alunos”, celebra.

Vantagens de ser Alumni ISAE:

Networking
A plataforma reunirá os alunos do ISAE ao longo de sua história.

Conteúdo e Inovação
Grupo e fóruns de discussão, notícias de mercado, empreendedorismo e inovação, vídeos e muito conteúdo.

Perfil
Apresentação do currículo para uma rede de profissionais altamente qualificados

Educação híbrida
Extensão da sala de aula. Conteúdo, incentivo à pesquisa, contato com professores e muito mais.

Eventos
Rodadas de negócios, confraternizações e participação em eventos exclusivos.

Contato com a área acadêmica
Comunicação direta com a Secretaria e acesso a área do aluno.

Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE.

Acesso ao acervo da biblioteca
Mais facilidade para consultar os títulos e temas da Biblioteca ISAE.

Perspectivação
Consulta às atividades e inscrição pelo Alumni ISAE.

Notícias ISAE
Fique por dentro de tudo que acontece no ISAE.

ISAE e AECIC lançam novo portal

Ao longo de mais de 20 anos de existência, o ISAE – Escola de Negócios vem construindo e ampliando alianças com empresas e instituições de destaque, sempre em busca da disseminação do conhecimento, sustentabilidade e inovação.

A parceria com a AECIC – Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba – é parte fundamental desta história. Em celebração aos seus 40 anos, juntos: a AECIC, o ISAE e a agência de Marketing Digital Explay, lançam o novo site da Associação. Como Gestor de Conteúdo, o ISAE promove a divulgação de assuntos corporativos por meio de conteúdos e serviços que auxiliarão no desenvolvimento das empresas e indústrias da Cidade Industrial de Curitiba. Toda a interface digital é realizada pela Explay. Acesse e confira: http://www.aecic.org.br/

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais