(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

ISAE E UFRGS juntos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Maratona de Empreendedorismo é um evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SEDETEC, que tem como objetivo desenvolver o potencial de empreendedores, capacitando no planejamento, construção e desenvolvimento de suas startups. É aberto à comunidade externa e interna da Universidade.

Mais uma vez, o ISAE Escola de Negócios em uma parceria com a UFRGS, apoiou a iniciativa oferecendo capacitação e mentoria para 20 projetos participantes. Gustavo Loiola, supervisor da assessoria da presidência e sustentabilidade do ISAE, esteve em Porto Alegre – RS, nos dias 5 e 6 de setembro, e ministrou uma oficina sobre a inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. “Sempre é importante resgatar a importância de inserir os ODS em projetos de novos negócios, afinal esses modelos têm conquistado cada vez mais relevância, utilizando diversas metodologias e inovações em gestão e tecnologia que com certeza têm grande potencial para fortalecer as metas globais e contribuir para disseminação e aplicação dos objetivos para 2030”, afirma o supervisor.

Por meio do slogan Impacte o seu Mundo e da campanha #inovaçãoUFRGS, as propostas de novos negócios de impacto devem estar relacionadas com as áreas de algumas das incubadoras tecnológicas da Universidade – biotecnologia, engenharia, física, química, saúde e TI – e impactar algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Os cursos pretendem contribuir para que os participantes tenham condições de desenvolver um projeto que contemple questões básicas do modelo de negócio de suas startups.

“Os ODS serão conquistados com a mobilização de startups, empresas e empreendedores com inovações disruptivas e cocriações de novas soluções para a sociedade. Quando nos unimos o desenvolvimento é mais fácil de ser alcançado”, certifica Loiola.

 

Turma orientada pelo Gustavo Loiola, supervisor do ISAE.

ISAE apoia o Programa Bom Negócio com intuito de fortalecer o ecossistema de inovação

O ISAE Escola de Negócios é um dos apoiadores do Bom Negócio, um programa da prefeitura de Curitiba que foi lançado em 2005, beneficiou mais de 13 mil pessoas até 2013 e agora retoma seus trabalhos.

Nessa nova etapa, foi reformulado em parceria com o Ecossistema Vale do Pinhão e, atualmente, conta com uma rede formada pelo poder público, empreendedores, universidades, startups, incubadoras, entidades de fomento, empresas e terceiro setor, trabalhando em conjunto em prol do desenvolvimento de várias ações de incentivo à tecnologia e à cultura da inovação.

Nesse sentido, o programa tem o propósito de fortalecer e qualificar os micro e pequenos empreendedores, valorizando a cultura do empreendedorismo voltada à inovação e ao uso da tecnologia como aliada do crescimento e a aposta na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.

Organizado como uma Jornada de capacitação empreendedora, o programa reúne profissionais, especialistas e representantes de organizações para pensar coletiva e solidariamente em prol do empreendedorismo, estabelecendo as diretrizes necessárias para a formação de empreendedores.

Ao longo da Jornada, o empreendedor terá a oportunidade de receber mentoria, contar com o apoio de padrinhos e participar de rotas presenciais e a distância, no formato EAD, em três níveis: Essencial (EAD), Intermediário (EAD e presencial) e Avançado (presencial e temático).

O ISAE disponibilizou professores especialistas para dar aulas, mentorias e dicas de empreendedorismo para a rota Intermediária da Jornada, por meio de vídeos para potencializar o desenvolvimento dos empreendedores.

O evento de lançamento da nova edição do Bom Negócio – Vale do Pinhão acontecerá no dia 5 de setembro de 2018, às 19h, no Teatro Guaíra (Rua XV de novembro, 971, Curitiba). Na abertura, o palestrante Valdir Pipoqueiro irá abordar o tema “Aprender e empreender para crescer”.

Para se inscrever no evento, clique aqui.

 

Norman Neto, diretor da Faculdade ISAE, convida a todos a participarem!

Escola de negócios auxilia o desenvolvimento de novas empresas

Empreendedorismo é um termo que ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho brasileiro. Mas a verdade é que o iniciar um negócio é uma tarefa que demanda muito esforço, planejamento e apoio de terceiros. De acordo com a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), produzida pela equipe do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2017, no Brasil, de cada 100 brasileiros adultos, 36 estavam realizando alguma ação empreendedora – que corresponde a aproximadamente 50 milhões de pessoas.

No ISAE – Escola de Negócios, auxiliar ideias que tenham surgido dentro da escola a ingressarem de forma mais assertiva no mercado de trabalho, tornou-se um compromisso. A Aceleradora ISAE Business tem por objetivo apoiar ideias e empresas pré-selecionados, tanto de alunos da própria instituição quanto do mercado. Por meio de eventos, oficinas e mentorias os projetos/empresas assistidos irão se preparar para o momento de escala, quando estarão aptas para receber um investimento para aumentar e potencializar o seu crescimento através de um modelo já comprovado de sucesso.

Para que isso seja possível, o ISAE Business constrói uma rede de contatos entre empreendedores, investidores, mentores e o ambiente acadêmico a fim de ampliar o networking entre todas essas partes. Isso proporciona o aumento da chance de conquistar clientes, alinhar parceiros estratégicos e encontrar investidores para o crescimento do projeto/empresa.

Um dos cases de sucesso do programa é o DigitalWeb. A startup desenvolveu uma solução para descomplicar a gestão das micro e pequenas empresas e transformar e experiência do varejo. O serviço conta com o desenvolvimento de soluções diferenciadas – market place físico, sistema de auto atendimento de pagamento, além do caixa móvel, que por meio da máquina de crédito, além do pagamento, automaticamente dá baixa no estoque e oferece todas as informações necessárias ao contador, emitindo, também, o cupom fiscal.

De acordo com Marcelo Pereira, um dos sócios da DigitalWeb, o programa do ISAE ajudou justamente no sentido de alertar os empresários para alguns pontos que precisavam ser melhorados no sistema. “A aceleradora nos auxiliou em diversas questões. Alguns parceiros, inclusive, surgiram de orientações dadas pelos mentores. Além do network e de correções de rumo que foram extremamente importantes”, comenta Marcelo.

A Aceleradora ISAE Business está com inscrições abertas para Curitiba e Londrina. Mais informações no site http://www.isaebrasil.com.br/business/.

Consulado dos EUA prospecta novos projetos com o ISAE

Hoje, o ISAE recebeu a visita do Adido Cultural dos Estados Unidos, Scott Smith, e o assessor cultural, Cézar Borsa, para estreitar relacionamento e prospectar parcerias para 2018. “É minha primeira visita ao ISAE e um dos principais objetivos foi para agradecer a parceria entre a Escola e o Consulado dos Estados Unidos, que temos há anos. Além disso, falamos de projetos futuros que iremos desenvolver nos temas de inovação e empreendedorismo. Isso será muito importante, ainda mais aqui, em Curitiba, que não temos representantes físicos, pois nosso Consulado está em São Paulo”, relatou Smith.

Minha Startup muda o mundo

No dia 31 de outubro, o concurso Minha startup muda o mundo, realizado pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e pelo Conselho de Jovens Empresários da ACP (CJE), realizou uma das rodadas das etapas presenciais no ISAE – Escola de Negócios que atua como apoiador da iniciativa.

O objetivo do desafio é proporcionar a jovens empreendedores a oportunidade de expor suas ideias e, aos vencedores, a possibilidade de receber a premiação para a execução de seu projeto. O evento também promove a interação entre os participantes com diversos profissionais de segmentos diversos.

Confira os 20 selecionados que se apresentaram nas etapas presenciais:
CWBiogás | Venditi | Ublet | FreeHelper | BookShare | Conectu | Wilson Care | Talugado | 55 Seguros | All Set Up | Parametriza | Abler | MeetIn | De Van Para Escola | GCeng | SpaceFree | Plipag | Digital Web | Mobilibike | Realize.

A divulgação dos empreendedores finalistas ocorrerá até a data de 12/11, os vencedores serão conhecidos até 03/12. Todos os resultados serão divulgados pelo site do concurso: http://www.minhastartupmudaomundo.com.br/

Confira as imagens:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais