(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

ISAE Inova marca presença no maior evento corporativo de Londrina

Nos dias 16 e 17 de outubro, Londrina recebeu um dos maiores eventos empresariais da região: o Lidere. A edição 2019 aconteceu no Espaço Villa Planalto e contou com palestras, painéis e expositores que destacaram a inovação e o empreendedorismo e proporcionaram momentos valiosos de networking entre empresários de diversos ramos.

O ISAE Escola de Negócios elegeu sua área estratégica de inovação, o ISAE Inova, para representar a Instituição. Além de um stand de exposição, no qual contava um pouco da trajetória do ISAE para se posicionar como referência em soluções educativas inovadoras, o coordenador do Inova, Thiago Martins Diogo, participou do painel Para onde vai Londrina, da trilha de conhecimento da ACIL, e dois professores da rede de talentos ISAE foram palestrantes no evento.

Gianfranco Muncinelli, professor de MBAs e Pós-Graduações no ISAE, conduziu uma conversa rica sobre Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos como Instrumento de Liderança e Implementação de Mudança. “Fugindo bastante do tipo de ‘palestra de sensibilização’ para a inovação e mudança, a ideia foi mostrar dois instrumentos importantíssimos e ferramentalizar os participantes para que as empresas atinjam seus objetivos,” conta Gianfranco.

Já Rodrigo de Barros, que faz parte da equipe de mentores do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, deu uma verdadeira aula sobre Criatividade Para Inovação, sua especialidade – e, logo depois, ainda fez parte do painel da Redfoot sobre Open Innovation.

“Foi uma oportunidade ímpar de trazer à tona algumas reflexões mais provocativas, por assim dizer, sobre criatividade em inovação,” conta Rodrigo. “Em especial porque, de um lado da plateia, tínhamos alunos de uma escola de Londrina, todos entre 13 e 14 anos de idade, que já estavam pensando em criatividade e inovação, mesmo ainda estando inseridos no sistema educacional, que é um dos grandes responsáveis pela perda da nossa criatividade. Do outro lado da plateia, nós tínhamos pessoas de várias entidades de apoio empresarial, e foi bem legal eles estarem lá para ouvir sobre ecossistema de inovação.”

Segundo o professor, as empresas devem tomar cuidado para manter as ações focadas em eco e não em ego. “Vejo muitas iniciativas de inovação caírem por terra por estarem voltadas ao EGOssistema e não ao ECOssistema”.

O sucesso do discurso, de acordo com Rodrigo, se deu pelo foco numa problemática genuína, já que vivemos, como sociedade, uma epidemia de ansiedade e precisamos pensar mais em criatividade para resgatar o ser humano criativo. 

No painel de inovação aberta, foram destacadas as ações do ISAE Inova no mapeamento do ecossistema das cooperativas dentro do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. A articulação entre o sistema cooperativista e o de startups para é um exemplo de que o ISAE Inova está provocando ações de inovação aberta dentro do cooperativismo com resultados.

13º Prêmio Ozires Silva: inscrições abertas!

Já estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, premiação nacional que reconhece ideias que colaboram para que a sociedade fique atenta a ações mais conscientes, sustentáveis e, consequentemente, para que as pessoas vivam em um mundo melhor. Ao longo de sua história, o evento, uma iniciativa do ISAE Escola de Negócios, contabiliza mais de 1.000 projetos inscritos e, aproximadamente, 200 vencedores, oriundos de todos os cantos do Brasil.

Em sua 13ª edição, a premiação terá como tema “Ozires Silva”, seu grande inspirador. O Prêmio Ozires Silva 2020 será dividido em três categorias (Empreendedorismo social, Empreendedorismo ambiental, Empreendedorismo econômico e Empreendedorismo educacional) com subdivisões em três diferentes modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física. Após a inscrição, os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora formada por profissionais de destaque no segmento e atuantes no mercado nacional.

“O Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável surgiu como uma forma de celebrarmos e destacarmos no cenário nacional projetos que contribuem de alguma forma para o desenvolvimento sustentável do planeta. Durante mais de uma década, temos nos surpreendido positivamente com a capacidade de inovação de centenas de brasileiros que pensam e trabalham diariamente por um mundo melhor”, comenta o idealizador do prêmio e presidente do ISAE, Dr. Norman de Paula Arruda Filho.

SOBRE OZIRES SILVA

Patrono, homenageado e agora tema do evento, Ozires Silva é oficial da Aeronáutica e Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fundador e primeiro presidente da Embraer, foi o grande responsável por criar e desenvolver a indústria de aviação brasileira. Presidiu a Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer.

Na sequência, Ozires Silva atuou como presidente da Varig e criou, em 2003, a Pele Nova Biotecnologia, focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Atualmente é reitor da Instituição São Judas Tadeu, campus Unimonte, em Santos (SP).

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do prêmio até o dia 19 de novembro. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 13 de fevereiro de 2020, em Curitiba.

MANIFESTO DA 13ª EDIÇÃO

Ozires tinha o sonho de voar e, por isso, concedeu asas aos seus ideais.
Aos projetos e, também, mais tarde, às pessoas.
A paixão e curiosidade intrínsecos pela aviação o impulsionaram a levantar voo.
Movido por curiosidade, uniu conhecimento, ideias e pessoas como um ambiente de fuselagem.
Desfrutou da sua veia empreendedora como combustível de decolagem.
Pai da indústria aeronáutica brasileira, Ozires, enquanto o Brasil ainda importava bicicletas, desenvolveu maneiras de construir aviões.
E assim o fez: concretizou com o nome de Embraer o que hoje é uma das maiores organizações aeroespaciais do mundo.

“Os seres humanos são produtos do meio onde vivemos.

Assim como aviões, maravilhosas invenções, impulsionadas pelo entusiasmo.”

(Ozires Silva)

Painel de Economia e Tendências Empresariais apresenta novo correspondente internacional

O Painel de Economia e Tendências Empresariais traz uma novidade: um correspondente internacional. Maurício Marchesini Carvalho, Chefe de Projetos na Direção de Transformação de Finanças do Grupo Renault na França, é o novo integrante do Comitê editorial do Painel. Nesta semana, Maurício aborda a situação econômica da Itália no artigo “Itália em alerta! Recessão… de novo?… “Arrivederci”! (Confira: http://bit.ly/2GhAgvl).

Mauricio Marchesini Carvalho atualmente está na Direção de Transformação de Finanças do Grupo Renault, na França. Possui experiência de 18 anos na área financeira, tendo atuado nas áreas de controladoria, planejamento financeiro e tesouraria, nas funções de head de Tesouraria e Seguros, na Renault do Brasil, e Gerente Financeiro Sênior, para região das Américas, na Faurecia. Atuou tb como coordenador de Operações Estruturados do Grupo Boticário; consultor financeiro na Accenture e trainee da Kraft Foods. Foi vice-presidente do IBEF-PR (gestão 2016/2019); diretor executivo do Instituto Renault (2014/2019) e tesoureiro da Aliança Francesa (2017/2019).

O Painel

O Painel de Economia e Tendências Empresariais é destinado a gestores, empresários e profissionais que desejam estar antenados sobre assuntos corporativos. Possui o objetivo, a partir de análise de dados, auxiliar na tomada de decisões empresariais e até mesmo de finanças pessoais. Atualizado semanalmente, o portal conta com editorias sobre inovação, tecnologia, governança, sustentabilidade, entre outras. Conheça os autores e colaboradores: http://bit.ly/2IfO6jZ.

ISAE E UFRGS juntos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Maratona de Empreendedorismo é um evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SEDETEC, que tem como objetivo desenvolver o potencial de empreendedores, capacitando no planejamento, construção e desenvolvimento de suas startups. É aberto à comunidade externa e interna da Universidade.

Mais uma vez, o ISAE Escola de Negócios em uma parceria com a UFRGS, apoiou a iniciativa oferecendo capacitação e mentoria para 20 projetos participantes. Gustavo Loiola, supervisor da assessoria da presidência e sustentabilidade do ISAE, esteve em Porto Alegre – RS, nos dias 5 e 6 de setembro, e ministrou uma oficina sobre a inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. “Sempre é importante resgatar a importância de inserir os ODS em projetos de novos negócios, afinal esses modelos têm conquistado cada vez mais relevância, utilizando diversas metodologias e inovações em gestão e tecnologia que com certeza têm grande potencial para fortalecer as metas globais e contribuir para disseminação e aplicação dos objetivos para 2030”, afirma o supervisor.

Por meio do slogan Impacte o seu Mundo e da campanha #inovaçãoUFRGS, as propostas de novos negócios de impacto devem estar relacionadas com as áreas de algumas das incubadoras tecnológicas da Universidade – biotecnologia, engenharia, física, química, saúde e TI – e impactar algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Os cursos pretendem contribuir para que os participantes tenham condições de desenvolver um projeto que contemple questões básicas do modelo de negócio de suas startups.

“Os ODS serão conquistados com a mobilização de startups, empresas e empreendedores com inovações disruptivas e cocriações de novas soluções para a sociedade. Quando nos unimos o desenvolvimento é mais fácil de ser alcançado”, certifica Loiola.

 

Turma orientada pelo Gustavo Loiola, supervisor do ISAE.

ISAE apoia o Programa Bom Negócio com intuito de fortalecer o ecossistema de inovação

O ISAE Escola de Negócios é um dos apoiadores do Bom Negócio, um programa da prefeitura de Curitiba que foi lançado em 2005, beneficiou mais de 13 mil pessoas até 2013 e agora retoma seus trabalhos.

Nessa nova etapa, foi reformulado em parceria com o Ecossistema Vale do Pinhão e, atualmente, conta com uma rede formada pelo poder público, empreendedores, universidades, startups, incubadoras, entidades de fomento, empresas e terceiro setor, trabalhando em conjunto em prol do desenvolvimento de várias ações de incentivo à tecnologia e à cultura da inovação.

Nesse sentido, o programa tem o propósito de fortalecer e qualificar os micro e pequenos empreendedores, valorizando a cultura do empreendedorismo voltada à inovação e ao uso da tecnologia como aliada do crescimento e a aposta na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento.

Organizado como uma Jornada de capacitação empreendedora, o programa reúne profissionais, especialistas e representantes de organizações para pensar coletiva e solidariamente em prol do empreendedorismo, estabelecendo as diretrizes necessárias para a formação de empreendedores.

Ao longo da Jornada, o empreendedor terá a oportunidade de receber mentoria, contar com o apoio de padrinhos e participar de rotas presenciais e a distância, no formato EAD, em três níveis: Essencial (EAD), Intermediário (EAD e presencial) e Avançado (presencial e temático).

O ISAE disponibilizou professores especialistas para dar aulas, mentorias e dicas de empreendedorismo para a rota Intermediária da Jornada, por meio de vídeos para potencializar o desenvolvimento dos empreendedores.

O evento de lançamento da nova edição do Bom Negócio – Vale do Pinhão acontecerá no dia 5 de setembro de 2018, às 19h, no Teatro Guaíra (Rua XV de novembro, 971, Curitiba). Na abertura, o palestrante Valdir Pipoqueiro irá abordar o tema “Aprender e empreender para crescer”.

Para se inscrever no evento, clique aqui.

 

Norman Neto, diretor da Faculdade ISAE, convida a todos a participarem!