(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

1ª Semana da Diversidade de Curitiba

Nos últimos meses, poucos temas foram tão discutidos no Brasil quanto “diversidade”. Com o objetivo de abordar temas relevantes para a sociedade e debatê-los de maneira aprofundada, o ISAE Escola de Negócios vai promover, entre os dias 15 e 17 de abril, a 1ª Semana da Diversidade de Curitiba. O evento, gratuito e aberto ao público, vai tratar de assuntos fundamentais para o combate da discriminação, preconceitos e exclusão social.

O ciclo de palestras e debates propostos pela 1ª Semana da Diversidade de Curitiba vão estimular o respeito, cidadania e direitos humanos da população alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e a Agenda 2030, com metas globais a serem atingidas. O evento contará com a participação de representantes de diversas religiões, etnias e da comunidade LGBT+. Além dos painéis especiais, o evento contará com mostras e apresentações culturais.

No primeiro dia do evento, vai acontecer o debate “Trabalho decente e crescimento econômico: as empresas e a diversidade”, com a participação da presidente e fundadora da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), Andrea Koppe; do vice-presidente do Grupo Volvo América Latina, Carlos Ogliari; e de Rodrigo Navarro, diretor do Boticário, recentemente premiado pelo Guia Exame de Diversidade 2019.

Já o painel “Paz e Justiça”, que será realizado no dia 16 de abril, contará com a participação do Sheikh Rodrigo Oliveira Rodrigues, sheikh da nova mesquita de Curitiba e o primeiro brasileiro revertido a se formar numa Universidade Islâmica, membro do Conselho Superior de Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil e membro da Liga dos Sábios Muçulmanos, com sede em Istambul, na Turquia. Completam a mesa a refugiada síria Myria Tokmaji, que mora no Brasil desde 2013; a ativista angolana Amanda Kissua; e o monge da tradição Soto-Zen Mansei Wada.

Fechando a programação, no dia 17, será realizado o painel “Redução das Desigualdades”. A conversa contará com a participação da psicóloga Karimme Santos Casezmark, da startup Laura; do sociólogo Edmar Brustolim, pesquisador associado do Grupo Dignidade; da designer Gabriela Pinheiro, uma das coordenadoras do projeto social Girls Rock Camp Curitiba, e com a mediação da professora Fabiana Schneider.

A 1ª Semana da Diversidade de Curitiba será realizada entre os dias 15 e 17 de abril, na sede do ISAE Escola de Negócios (Avenida Visconde de Guarapuava, 2943), das 18h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.isaebrasil.com.br/eventos/.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dr. Don Wood palestra sobre Extrema Performance no ISAE

O auditório do ISAE Escola de Negócios, em Curitiba, ficou lotado para receber Dr. Don Wood, no dia 31 de janeiro, para uma palestra especial, com tradução simultânea, sobre Extrema Performance para Executivos e Líderes, na qual comentou a importância de tratar traumas para o desenvolvimento e melhor desempenho profissional.

Dr. Don Wood, foi responsável pela criação do Inspired Performance Institute (IPI) em 2015 com o objetivo de entender melhor os efeitos do trauma no cérebro humano e como restaurar o funcionamento cerebral ideal após o trauma. Também é o fundador da Child Watch, uma organização sem fins lucrativos, que foi criada para ajudar a encontrar crianças desaparecidas e colaborou com as agências especializadas, incluindo o Federal Bureau of Investigation (FBI) para localizar e devolver mais 250 crianças desaparecidas às suas famílias.

O especialista reconheceu uma necessidade urgente de mudança na mente de crianças e famílias que tiveram experiências desagradáveis e descobriu uma solução mais eficiente e eficaz para o trauma, utilizando avanços modernos no estudo da neurociência e técnicas proprietárias de ponta. Essa solução, tratou de traumas severos, bem como condições psicológicas tais como estresse pós-traumático, ansiedade e ataque do pânico.

Na palestra, Dr. Wood abordou detalhes sobre a metodologia NeuroXP, e alguns exemplos de atitudes que as pessoas precisam adotar para obter sucesso. O evento também contou com a participação do empresário Diogo Esteves, autor do livro “A Jornada de um Kingsman e Os 12 Desafios Para Tornar-se Quem Você Foi Criado para Ser”, que comentou sobre os benefícios de ter um propósito e planejamento pessoal, por meio da metodologia Prime, desenvolvida por ele.

Assista à entrevista exclusiva do Dr. Don Wood para o ISAE Escola de Negócios:

 

 

Dr. Don Wood ofereceu ótimas dicas para os participantes da palestra.

Auditório lotado para a apresentação de Dr. Don Wood.

 

Palestra de Diogo Esteves, autor de A Jornada de um Kingsman: Os 12 Desafios Para Tornar-se Quem Você Foi Criado para Ser.

Diretor da Faculdade ISAE Brasil, Norman Neto, Diogo Esteves, Dr. Don Wood e Danilo Brizola.

ISAE participou do III Congresso de Felicidade

O ISAE Escola de Negócios participou do III Congresso de Felicidade com um stand que foi muito visitado durante o evento! Os visitantes puderam participar do sorteio de uma bolsa 100% para o curso GBA Felicidade: transformando pessoas e organizações. A ganhadora do sorteio foi Camila Ramalho, que recebeu a informação diretamente do presidente do ISAE Dr. Norman Arruda Filho.

“Eu me interessei pelo GBA quando recebi o livro com depoimentos dos ex-alunos do curso, por isso fui ao stand concorrer a esse prêmio. Quando fui sorteada eu comemorei muito, pois acho que é o momento certo de minha vida, já que estou em transição de carreira. Eu já pratico teorias da psicologia positiva, tenho diversos hábitos que promovem mais felicidade e já replico com famílias e amigos. Agora vou poder embasar e aprofundar ainda mais meus conhecimentos sobre o assunto”, explicou a ganhadora.

O livro citado por Camila é uma coletânea de relatos dos alunos da primeira turma do GBA Felicidade que evidenciaram suas experiências de crescimento, amadurecimento, mudança de visão e melhorias na qualidade de vida, com o intuito de inspirar mais pessoas a conquistarem a felicidade em suas vidas.

 

Dr. Norman brincou com a ganhadora Camila Ramalho, que também aprecia um bom chimarrão.

Muitos visitantes no stand do ISAE.

Sorteio do GBA Felicidade: transformando pessoas e organizações.

Equipe ISAE que trabalhou no evento. 

 

Veja um pouco dos relatos sobre o GBA no vídeo a seguir:

ISAE realiza 1º Seminário Nacional de Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto

O Mestrado do ISAE, juntamente com a Sanepar e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT – ETEs Sustentáveis) realizará o 1º Seminário Nacional sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto do dia 7 a 9 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento terá como um dos palestrantes, o oficial sênior internacional da ONU-Habitat, Alain Grimard, que fará parte da mesa de abertura para discutir os rumos alternativos para a destinação e o aproveitamento inteligente de resíduos. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada.

O ONU-Habitat todos os anos, como parte das comemorações do Outubro Urbano, seleciona temas diferentes para promover os resultados positivos da urbanização ou para enfrentar desafios específicos que dela resultam. “O Outubro Urbano se inicia com o Dia Mundial do Habitat na primeira segunda-feira do mês de outubro e termina com a celebração do Dia Mundial das Cidades, celebrado em 31 de outubro. Neste ano, em comemoração a estas datas, o ONU-Habitat Brasil promove o Circuito Urbano 2018: uma relação de eventos sobre os temas selecionados, que são Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, Cidades Sustentáveis e Resilientes, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Nova Agenda Urbana, ocorrendo em setembro, outubro e novembro, com o objetivo de dar visibilidade aos debates sobre essas temáticas, às perspectivas e ações dos diversos setores da sociedade, assim como sua importância para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável no Brasil e no mundo”, explica Grimard.

Além de Grimard, também estarão na mesa de abertura do o presidente do ISAE Escola de Negócios, Norman de Paula Arruda Filho, o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, o presidente ABES-PR, Luiz Henrique Bucco, o coordenador do INCT, Carlos Chernicharo, o secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Paraná, Sílvio Barros, e a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Fabiana Campos.

 

Saiba mais no site oficial no evento: http://seminarioetessustentaveis.com/.

 

Conexão Academia-Empresa-Sociedade debateu sobre mecanismos de combate à corrupção

 

O evento Conexão Academia-Empresa-Sociedade teve como tema “Corrupção: reflexos e mecanismos de combate”, ocorreu no dia 26 de setembro e teve como convidados os palestrantes André Alves, Alexandre Mugnaini e Eloir Joakinson Junior, todos ex-alunos do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios.

Nesse encontro foram discutidos temas referentes à corrupção dentro das empresas, ferramentas de denúncias de fraudes, compliance e ações para evitar, detectar e combater inconformidades dentro de uma organização. “Esse é um tema que deve estar em pauta em todas as empresas e que quanto mais discutido, mais benefícios pode trazer”, comentou Alexandra Arnold, mediadora do debate e docente do Mestrado do ISAE.

Alexandre Mugnaini, coordenador do Programa de Integridade da Itaipu, comentou números e dados que refletem o problema da corrupção no Brasil e no mundo. “A população mundial está cada vez mais à mercê da corrupção, no geral 85% da população vive em países com altos índices de corrupção. Vemos como é prejudicial, uma vez que, quanto maior a honestidade da população, maior o PIB de um país”, observou.

Segundo pesquisa global feita pela empresa de consultoria e auditoria Ernst & Young (EY), que ouviu 2.550 executivos de 55 países, mostrou que para 96% dos profissionais brasileiros entrevistados, as práticas de suborno ou corrupção ocorrem amplamente nos negócios. Nessa mesma pesquisa o Brasil ficou em primeiro lugar como mais corrupto de um total de 53 países e regiões participantes da pesquisa.

Analisando a realidade brasileira, os palestrantes comentaram que conversas sobre corrupção aumentaram quando foram expostas atitudes do governo e ações judiciais dos casos, como a Operação Lava-jato, mas que apenas criticar não basta, é preciso desenvolver planos de ações para ter resultados mais efetivos no cotidiano da sociedade e principalmente em empresas.

O ex-aluno do ISAE e gerente de auditoria da Copel, Eloir Joakinson, contou como identificam e interrompem condutas ilegais na empresa. “Descobrimos o quão impactante e positivo foi a decisão de mudar o canal de denúncias interno para um canal de denúncias externo. O engajamento dos colaboradores aumentou astronomicamente, evitando o desconforto que o meio anterior pudesse gerar na equipe. Ao meu ver o grande pulo do gato no combate à corrupção é dar voz aos colaboradores. Se explorarmos e passarmos corretamente sobre todo o processo de governança, não tem como ‘por para debaixo do tapete’ alguma situação denunciada, todo esse processo dá certo e traz soluções assertivas”, afirmou.

Os participantes ressaltaram essa importância de aumentar o engajamento dos colaboradores na missão de combater atos ilícitos, ressaltando ações de conscientização e também sobre o conceito do Triple Bottom Line, ou Tripé da Sustentabilidade, que é muito trabalhado no Mestrado do ISAE, como pano de fundo para a construção da responsabilidade social em toda a empresa. “As questões éticas, os princípios e a transparência devem anteceder a implementação de processos, produtos e serviços”, completou Joakinson.

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais