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No hackathon da NASA, stand do ISAE Inova traz holografia e gamificação

Durante o fim de semana dos dias 18 a 20 de outubro, mais de 200 de cidades em 75 países do mundo todo foram palco para uma maratona de resolução de problemas. Esta é a premissa do NASA Space Apps Challenge, um hackathon que reúne pessoas das mais diversas áreas – tecnologia, ciências, design, desenvolvimento, entre muitas outras – para solucionar desafios reais que a própria NASA identificou.

Durante 3 dias, os participantes do hackathon tiveram acesso livre à base de dados da NASA, que incluíam pesquisas, imagens, estatísticas e informações sobre missões na Terra, no Sol e sistema solar e no espaço. Com esses dados, os times puderam escolher um dos 25 desafios lançados pela NASA e trabalhar em uma verdadeira maratona de 54 horas para encontrar uma solução.

Em Curitiba, o evento aconteceu no CRIA – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração – e, além do hackathon, os 16 mil metros quadrados do espaço também contaram com uma feira de palestras e exposições voltadas à inovação. O ISAE Escola de negócios elegeu a sua área estratégica ISAE Inova para representar a instituição com um stand na feira, trabalhando assim a sua influência na área de inovação.

A primeira atração do stand aconteceu em parceria com a Pixel SAV, empresa de soluções audiovisuais especialista na tecnologia de “experiência”, como video mapping e realidade aumentada: um totem que exibia uma projeção holográfica de uma pessoa contando o propósito do ISAE Inova. 

O discurso da holografia terminava com um convite: a degustação da plataforma gamificada Mobi, da Arbache Innovations, utilizada pelo ISAE em seus Programas de Inovação para o mapeamento de competências. Os participantes da feira que se cadastrassem no stand recebiam um link para o jogo em seus celulares e poderiam experimentar uma prévia do Mobi People, realizando desafios temáticos sobre Liderança e podendo acessar, ao final, um painel de competências percebidas na própria plataforma.

A experiência gerada no stand do ISAE Inova proporcionou um posicionamento muito valioso para a Instituição de Ensino, que já é reconhecida pela sua referência em Negócios, Sustentabilidade e Gestão: o fortalecimento do pilar Inovação, que é um dos valores intrínsecos do ISAE.

Estima-se que, nos 3 dias de evento, circularam mais de 3 mil pessoas pela feira de exposição, que contou com a presença de outras grandes empresas como O Boticário, Ebanx, Rumo e Prefeitura de Curitiba, além de iniciativas de tecnologia com a Gamescola e o Microduimo.

Já no hackathon, que teve o apoio de 130 voluntários e 88 mentores, foram 100 equipes formadas, num total de 550 participantes – que receberam, dentro dos seus kits de participação, um voucher de acesso VIP com direito a desconto em todos os cursos de MBA e GBA do ISAE. Os 12 ganhadores do hackathon, por sua vez, levaram para casa um crachá real do ISAE, que funciona nas catracas da Instituição e dá direito à realização de uma das muitas oficinas de experiência prática que o ISAE oferece. 

O prêmio foi entregue às equipes vencedoras por Cristiano Venâncio, Gerente de Educação do ISAE/FGV, que também foi jurado da banca finalista do hackathon ao lado de representantes da agência Jupter e do espaço CRIA, que sediou o evento. Outros colaboradores do ISAE que também fizeram parte das bancas preliminares da competição foram Gustavo Loiola (Supervisor Assessoria da Presidência e Sustentabilidade), Luciana Grande (Coordenadora de Gestão de Pessoas) e Vitor Locatelli (Coordenador de desenvolvimento de produtos no ISAE LAB).

[ARTIGO] O EBANX e a importância do Modelo de Negócio

Nessa semana repercutiu a notícia de que o EBANX é o primeiro unicórnio (nome dado para startups que possuem valor de mercado superior a 1 bilhão) de Curitiba. O EBANX é o nono unicórnio brasileiro, ao lado de empresas como 99 (transporte), Nubank (fintech), iFood (alimentação), Gympass (benefícios de academia).

Um dos elementos centrais para as empresas chegarem ao seleto time de unicórnios é possuírem um modelo de negócio claro e único. O EBANX nasceu para simplificar o processo de pagamentos no Brasil, permitindo que pessoas que não possuíam cartão de crédito internacional consumissem produtos e serviços de empresas multinacionais utilizando modos de pagamentos brasileiros, como o boleto bancário. Hoje o EBANX tem como clientes Airbnb, Spotify, Playstation e AliExpress.

A definição mais conhecida de modelo de negócios (do livro Business Model Generation) fala que “Um modelo de negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.”[1]. Geralmente o modelo é descrito em forma visual na ferramenta do “Canvas do Modelo de Negócio” apresentado na figura a seguir:

Canvas do Modelo de Negócio

A importância do modelo de negócio para o EBANX fica muito claro no relato dos fundadores Alphonse, João e Wagner  sobre o início do negócio no evento promovido pela Endeavor disponível aqui.

Conforme relato dos fundadores a ideia de negócio do EBANX já rondava os pensamentos do Alphonse, mas ele precisava de alguém que o ajudasse a desenhar o modelo de negócio. Para isso ele chamou o Wagner, com quem já havia convivido e que já tinha fundado outras 8 empresas antes de conhecer o Alphonse. O Wagner abraçou a ideia do EBANX e logo começou a planejar os passos para viabilizar o negócio

Para construir o modelo de negócios Wagner utilizou o seu conhecimento do mercado financeiro e sua rede de relacionamento com bancos e corretoras. Também foi fundamental estudar todas as regulamentações aplicáveis no negócio.

Os fundadores tem clareza de que hoje a proposta de valor do negócio deles não é apenas ser uma solução de pagamento, o principal valor que eles oferecem é o acesso. Dão as pessoas a oportunidade de comprar produtos e serviços globais, antes inacessíveis para uma grande parcela da população.

Josué Sander é coordenador do curso de Graduação em Processos Gerenciais e Professor do Mestrado no ISAE, além de ser o facilitador responsável pela disciplina Modelo de Negócios Inovadores do Programa de Inovação do ISAE Inova.


[1] OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Alta Books Editora, 2013. Página 14.

ISAE Inova marca presença no maior evento corporativo de Londrina

Nos dias 16 e 17 de outubro, Londrina recebeu um dos maiores eventos empresariais da região: o Lidere. A edição 2019 aconteceu no Espaço Villa Planalto e contou com palestras, painéis e expositores que destacaram a inovação e o empreendedorismo e proporcionaram momentos valiosos de networking entre empresários de diversos ramos.

O ISAE Escola de Negócios elegeu sua área estratégica de inovação, o ISAE Inova, para representar a Instituição. Além de um stand de exposição, no qual contava um pouco da trajetória do ISAE para se posicionar como referência em soluções educativas inovadoras, o coordenador do Inova, Thiago Martins Diogo, participou do painel Para onde vai Londrina, da trilha de conhecimento da ACIL, e dois professores da rede de talentos ISAE foram palestrantes no evento.

Gianfranco Muncinelli, professor de MBAs e Pós-Graduações no ISAE, conduziu uma conversa rica sobre Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos como Instrumento de Liderança e Implementação de Mudança. “Fugindo bastante do tipo de ‘palestra de sensibilização’ para a inovação e mudança, a ideia foi mostrar dois instrumentos importantíssimos e ferramentalizar os participantes para que as empresas atinjam seus objetivos,” conta Gianfranco.

Já Rodrigo de Barros, que faz parte da equipe de mentores do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, deu uma verdadeira aula sobre Criatividade Para Inovação, sua especialidade – e, logo depois, ainda fez parte do painel da Redfoot sobre Open Innovation.

“Foi uma oportunidade ímpar de trazer à tona algumas reflexões mais provocativas, por assim dizer, sobre criatividade em inovação,” conta Rodrigo. “Em especial porque, de um lado da plateia, tínhamos alunos de uma escola de Londrina, todos entre 13 e 14 anos de idade, que já estavam pensando em criatividade e inovação, mesmo ainda estando inseridos no sistema educacional, que é um dos grandes responsáveis pela perda da nossa criatividade. Do outro lado da plateia, nós tínhamos pessoas de várias entidades de apoio empresarial, e foi bem legal eles estarem lá para ouvir sobre ecossistema de inovação.”

Segundo o professor, as empresas devem tomar cuidado para manter as ações focadas em eco e não em ego. “Vejo muitas iniciativas de inovação caírem por terra por estarem voltadas ao EGOssistema e não ao ECOssistema”.

O sucesso do discurso, de acordo com Rodrigo, se deu pelo foco numa problemática genuína, já que vivemos, como sociedade, uma epidemia de ansiedade e precisamos pensar mais em criatividade para resgatar o ser humano criativo. 

No painel de inovação aberta, foram destacadas as ações do ISAE Inova no mapeamento do ecossistema das cooperativas dentro do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. A articulação entre o sistema cooperativista e o de startups para é um exemplo de que o ISAE Inova está provocando ações de inovação aberta dentro do cooperativismo com resultados.

Relembre: série especial da BandNews sobre o Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense

Em julho, a redação da BandNews FM Curitiba explorou o universo do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense em uma série especial de 2 episódios.

Ouça aqui as reportagens na íntegra.

A BandNews ouviu alunos como a Geovana da Boit Mariot , da Unimed Paraná, que explicou como o objetivo do Programa, que é levar uma cultura de inovação para dentro das cooperativas, mudou a mentalidade da equipe em frente a oportunidades – que antes eram vistas como dificuldades.

Além disso, a reportagem segue contando cases das cooperativas participantes, como Cocamar e Sicoob, com projetos idealizados e/ou desenvolvidos no Programa.

“É isso que a gente trabalha dentro do programa: não só o que é inovação, mas o que possibilita ambientes que sejam mais favoráveis à construção da cultura de inovação.” Thiago Martins, coordenador do ISAE Inova e do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense.

Fonte: BandNewsFM Curitiba, 25 de julho, 2019.

ISAE divulga site de inovação com série de vídeos

O ISAE Escola de Negócios divulgou em suas páginas do Facebook e LinkedIn, ao longo de duas semanas, uma série de 4 vídeos explicativos sobre a sua atuação no quesito Inovação – um dos valores norteadores da Instituição. Os vídeos apresentam a área estratégica de inovação, o ISAE Inova, e mergulham, em detalhe, nos diferenciais dos pioneiros Programas de fomento à cultura da inovação que o ISAE coordena em 4 estados do Brasil.

videos isae inova inovação

Com uma linguagem simples, os vídeos trazem uma nova e mais moderna identidade e não duram mais do que 1 minuto e meio. Os assuntos passam pela estrutura dos Programas de Inovação, a parceria estratégica com o Sescoop Paraná e a Arbache Innovations, a tecnologia utilizada e a metodologia baseada em trilhas de conhecimento, diferencial do ISAE nos programas voltados para cooperativas e também no novo GBA de média duração “Inovação de Impacto – Skills, Tools & Degrees”.

Ao fim da série de vídeos, o ISAE divulgou o lançamento do novo site do ISAE Inova, um portal de fomento à cultura da Inovação que, além de reunir informações sobre os Programas de Inovação, também trará a proposta de reunir conteúdos sobre inovação gerados pela Instituição.

http://inova.isaebrasil.com.br


ISAE

O ISAE é uma instituição signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (Global Compact – ONU) e do PRME (Princípios para a Educação Empresarial Responsável – ONU), eleita uma das melhores conveniadas da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Promove a capacitação e o desenvolvimento de líderes globalmente responsáveis através de uma educação transformadora, pautada na inovação, na sustentabilidade e na ética.

Desde 2018, é responsável pelo Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, que promove a cultura da inovação dentro das maiores cooperativas do Paraná, e já expandiu para os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, com mais de 600 participantes inscritos.