(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Programa BSIEM finaliza com viagem à Índia

Por meio do Programa Negócios Internacionais com Impacto Social nos Mercados Emergentes (BSIEM), o aluno de Graduação em Processos Gerenciais, Rafael Florentino, teve a oportunidade de ir à Colômbia e Índia, visitar as Instituições Universidade de Externado e SPJIMR.

Sua experiência na Colômbia aconteceu nos dias 29 de outubro a 2 de novembro, onde pode visitar a ONG Exíto localizada em uma comunidade em vulnerabilidade chamada Egito, e complementou o desenvolvimento de um projeto que visava a implementação de um produto alimentício nutritivo para uma comunidade enquadrada na base da pirâmide (BoP).

“Com esse Programa pensamos em criar oportunidades para os alunos conhecerem sociedades que vivem em situações emergentes, onde existe a necessidade de implementar projetos que supram algumas necessidades e que contribuam para o desenvolvimento desses países. Com isso, incentivamos nossos alunos a pensarem em negócios que englobem sustentabilidade, empreendedorismo e que ampliem seus conhecimentos com uma visão mundial”, explica o coordenador do Programa, Gustavo Loiola.

Já a viagem para Índia aconteceu nos dias 19 a 23 de novembro, que contou com aulas na SPJIMR, em Mumbai, com conceitos de Responsabilidade Social Empresarial, Qualidade na Educação, Workshop sobre a Água, entre outros temas. Além das aulas, também fizeram visitas a empresas EuroAble, Assema e Sulabh, que permitiram aprender mais sobre os negócios do país.

“A experiência na Índia foi uma das mais loucas que eu já tive na vida, volto com uma bagagem experiencial incrível e outra bagagem somente de histórias (muitas até mesmo engraçadas). O Programa me proporcionou um crescimento profissional e pessoal incrível, além de me trazer novos horizontes nesse meu propósito que é o empreendedorismo social”, contou o aluno

10 Brics Student Meet traz alunos ao ISAE para ouvirem sobre Liderança e Felicidade nas Organizações

Pioneiro no Brasil a tratar o tema Felicidade nas Organizações, o ISAE Escola de Negócios recebeu no dia 13/11 o grupo de estudantes e professores estrangeiros que participam do 10º BRICS Student Meet para aulas sobre Liderança, com a professora Márcia Cassitas, e Felicidade, com Gustavo Arns.

O encontro reuniu estudantes de MBAs de 4 países que compõem os BRICS : Brasil, Rússia, Índia e China. Além de promover a integração internacional, atividades como conferências, jogos de gestão, quiz de negócios, competições de debate e apresentação artigos científicos foram aplicadas em visitas às outras instituições participantes: PUC-PR e Universidade Positivo.

Em 2016 o evento foi realizado na Índia e em 2017, na China. É a primeira vez que a Association of BRICS Business Schools (ABBS), entidade organizadora do BRICS Students Meet e da qual o ISAE é membro, vem ao Brasil. “Quando montamos a ABBS em janeiro de 2009, o que nos inspirou foi a crença de que os países do BRICS compartilhavam muitos problemas comuns, bem como aspirações comuns no avanço da educação empresarial. Acredito que para os nossos alunos a experiência de viajar e permanecer no Brasil é tão educativa quanto agradável”, afirma o Prof. J. Philip, presidente da associação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

BSIEM – Impacto Empresarial e Social nos Mercados Emergentes

O Programa Negócios Internacionais com Impacto Social nos Mercados Emergentes (BSIEM) foi desenvolvido pelo ISAE Escola de Negócios em parceria com a Universidade de Externado, da Colômbia e SPJIMR, da Índia, e possibilitou que alunos das universidades fizessem intercâmbios entre os três países para entenderem mais a realidade dessas regiões e que possam ter subsídios para gerar impacto positivo nas sociedades em que vivem.

A ideia é promover estímulos para os participantes entenderem a realidade de três países diferentes, mas em igualdade quando se apresentam como economias emergentes, e que busquem desafios de negócios, alinhados a aspectos de impacto social. Além disso, o Programa busca criar um ambiente de experiências, no qual os alunos possam compartilhar preocupações, ideais e criar rede de contatos.

Os alunos do ISAE, Rafael Florentino e João Paulo Oliveira, ambos da Graduação em Processos Gerenciais, visitaram a Colômbia de 29 de outubro a 2 de novembro. “Ir para a Colômbia foi uma experiência profissional única, pude aprender como é um mercado diferente e como as pessoas trabalham por lá. Mas, para mim, o que mais destacou foi a experiência pessoal, pois me tocou muito ver pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, o que aguçou a empatia em mim, e me fez refletir sobre as ações eu posso tomar para tentar melhorar essa situação”, informa João Paulo Oliveira.

“Em tempos difíceis que estamos vivendo e ao mesmo tempo, com uma necessidade de estarmos em constante colaboração, é uma grande missão representar meu país. Temos uma capacidade enorme de criar soluções simples, mas de grande impacto social. Sinto que podemos e vamos fazer algo para tornar esse planeta mais justo, com igualdade, inclusão, educação e um cuidado maior nas questões ambientais e sociais”, completa Rafael Florentino.

Já dos dias 5 a 9 de novembro, foi a vez do ISAE receber os alunos estrangeiros. “Proporcionamos uma imersão no tema de inovação social, com módulos de Sustentabilidade e Inovação Social, de Modelos de Negócios Inovadores e de Investimentos Sociais. Algumas visitas possibilitaram que os alunos conhecessem o ecossistema curitibano, como ao Instituto GRPCOM, à Associação Borda Viva/Instituto Renault e ao Instituto Legado Socialworking. Nessas visitas eles puderem conversar com empreendedores sociais e discutir oportunidades para seus países”, explica Gustavo Loiola, coordenador do Programa.

“Eu adorei o Programa, pois conseguimos tratar de muitos assuntos fundamentais para a melhoria de vida de toda a população do planeta, e me senti motivada para contribuir”, explana Vanessa Sedan, aluna da Universidad  Externado, da Colômbia.

A última fase do BSIEM será no SPJIMR em Bombaim, na Índia. Nesse país, a Semana da Responsabilidade Social Corporativa (RSE) será realizada com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Haverá também visitas e entrevistas a diferentes empreendedores da cidade indiana, para entender como eles conectam, na prática, a responsabilidade social e os ODS.

“Esse programa é maravilhoso, pois os alunos, como futuros profissionais, estão tendo uma ótima visão de como são os mercados dos três países e com isso estão tendo a oportunidade de conhecer mais profundamente e entendendo melhor os desafios que cada país enfrenta, o que contribuirá para guiá-los em suas profissões”, salienta Jose Moschera, professor em Universidad Externado de Colombia.

 

 

ISAE representa iniciativa da ONU em Conferência na Alemanha

O Diretor da Faculdade ISAE Brasil, Norman Neto, está representando o Principles for Responsible Management Education (PRME), capítulos Brasil e LAC (América Latina e Caribe) e o ISAE com apresentação de artigos, na 5ª Conferência de Pesquisa em Educação em Gestão Responsável (5th RME), que ocorre até hoje (13/11) na CBS – Cologne Business School, em Cologne/Alemanha.

A Conferência é organizada pelo Capítulo Regional do PRME DACH, co-organizado pelo Secretariado do PRME, pelo Grupo de Trabalho de Combate à Pobreza (PRME) e pelo Centro de Gestão Avançada e Sustentável da Cologne Business School (CBS). O objetivo do evento é discutir como a pesquisa e a comunidade acadêmica em Gestão juntamente com outras partes interessadas, poderiam apoiar melhor as iniciativas emblemáticas do Pacto Global e PRME que se concentram no desenvolvimento de lideranças responsáveis para promover a implementação dos ODS.

Os artigos apresentados foram: “SDG inclusion in globally responsible leaders training”, escrito pelo presidente do ISAE, Dr. Norman Arruda Filho e Marcia Cassitas Hino; e o “The corporate world and the eradication of poverty”, por Norman Neto e o mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE, Rodrigo Titon, que também está em Cologne e presenteou o diretor do CEEMAN’s IMTA (International Management Teachers Academy) e Anastasiya Marcheva, professora da Universidade de D. A. Tsenov Academic of Economics, da Bulgária, com seu livro “O Menino Hiper Ativo”.

Programa de Práticas Inovadoras em Gestão traz alunos colombianos para o ISAE

Os modelos de gestão de empresas do mundo todo, constantemente passam por transformações. A velocidade dessas mudanças está cada vez maior, e para alunos de Graduação, que estão iniciando suas vidas profissionais, é fundamental que estejam preparados para enfrentar essa realidade mutável. Pensando nisso, o ISAE desenvolveu o Programa de Práticas Inovadoras em Gestão que permitiu que alunos da Colômbia visitassem o Brasil e percebessem como são os modelos de gestão de algumas empresas brasileiras e que pudessem discutir como as práticas de governança e sustentabilidade podem ser incorporadas em qualquer empresa do mundo.

De 5 a 9 de novembro, alunos de Graduação em Administração de Empresas, da Universidad Externado, da Colômbia, visitaram o ISAE Escola de Negócios e tiveram encontros que possibilitaram refletir como os líderes globais lidam com dificuldades de negócios, gerenciam a complexidade da globalização e aproveitam as oportunidades internacionais com uma mentalidade mais sustentável.

Os alunos tiveram aulas sobre a cultura brasileira, sobre o novo contexto de liderança em relação o gerenciamento de equipes e pessoas, produtividade e motivação. Conceitos relacionados a felicidade, autoconhecimento, inteligência emocional e comunicação assertiva. Até mesmo sobre programação neurolinguística com ênfase em desenvolvimento pessoal e estratégias de inovação e criatividade.

Para descontrair, sem perder o viés educacional, os alunos tiveram uma aula prática de Gastronomia, com o chef Toni, do Sabor do Aprendizado, na qual puderam fazer pratos para o almoço e ainda aprender valores de trabalho em equipe, colaboração, engajamento. Outra atividade que permitiu descontração e os alunos gostaram bastante, foi a visita a cidade de Curitiba com a Linha de Turismo, quando puderam conhecer os principais pontos turísticos e tirar diversas fotos.

“Foi muito interessante conhecer a cidade de Curitiba, ela é muito bonita, com muitos parques e natureza. Chamou minha atenção a preocupação do ISAE em relação a Sustentabilidade, particularmente esse tema me chama a atenção e vejo a grande importância e responsabilidade que devemos ter com o planeta em sua totalidade”, descreveu Juan Diego Estupiñan Ospina, aluno da Universidad Externado.

Além de todo esse aprendizado, os alunos puderam visitar duas startups de grande sucesso no Brasil: a Ebanx e a Pipefy. A primeira é uma empresa de Curitiba, fundada em 2012, que tem como função básica conectar pessoas a sites de compras internacionais, colocando métodos de pagamentos facilitadores, entre seus clientes estão AliExpress, Facebook, Spotify, Wish, Sony PlayStation e Airbnb.

Já a Pipefy desenvolveu uma plataforma, no Vale do Silício, que permite que gestores controlem tarefas complexas, sem depender de TI para automatizar rapidamente processos, fluxos e aprovações. Empresas em mais de 150 países fazem a gestão de equipes entre diversas áreas nessa plataforma. “O objetivo com essas visitas a empresas que estão obtendo muito sucesso, foi discutir a cultura da inovação e como ela impacta os novos conceitos de liderança e oportunidades. Vendo como são os ambientes de trabalho nessas empresas, ouvindo relatos dos colaboradores foi possível perceber como essas atitudes influenciam para a conquista da inovação”, conta Gustavo Loiola, coordenador do Programa.


 

 

 

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais