(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Especialista em Coaching e Mentoring enfatiza a profissionalização da área

“Qualquer pessoa ou situação só tem sobre você o poder que você concede a ela”, com essa frase Marco Túlio Costa iniciou a palestra de Coaching e Mentoring nas Organizações, dia 15 de agosto, no auditório do ISAE Curitiba. Começou também explicando as diferenças entre treinamento – que às vezes não acompanha os resultados, consultoria – que basicamente envolve teorias e não aprofunda o lado humano, terapia – que explora o passado, e o Coaching que prevê um diagnóstico, lições de como lidar com diferentes situações, o acompanhamento da pessoa ou equipe após a aplicação das técnicas e foco no presente e futuro. Segundo o especialista, Coaching tem o objetivo de potencializar as habilidades profissionais e pessoais, ampliar as consciências e responsabilidades e aprender métodos para desenvolvimento.

Costa também explicou a diferença de Coaching e Mentoring, sendo que o primeiro está relacionado com processos e o segundo relacionado a pessoas. O Mentoring vem ganhando notoriedade no mundo empresarial quando utiliza o potencial dentro da empresa, unindo as experiências dos próprios colaboradores, fortificando o relacionamento entre eles e, consequentemente, beneficiando a própria empresa. “É um processo de transferência e redescoberta a partir do relacionamento do mentor e mentorado”, afirma o palestrante.

Enquanto o Coaching está focado na melhoria da performance e alcance de metas, o Mentoring está focado na formação do colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual ele atua. Por isso, o Mentoring geralmente envolve um profissional com mais vivência que passa seus conhecimentos para um mais novo, dentro da mesma empresa. “Mas é importante frisar que não existe o Mentoring sem o Coaching, este já é conhecido pelos seus resultados comprovados cientificamente. São utilizadas ferramentas de Psicologia e Neurociência, sempre baseados no comportamento humano”, enfatiza Costa.

Essas técnicas estão sendo cada vez mais difundidas tanto pelas pessoas que procuram os profissionais, quanto aqueles que pretendem fazer disso uma carreira. Segundo pesquisa da ICF (International Coach Federation), esse mercado conta com 53 mil profissionais no mundo e movimenta US$ 2,3 bilhões. Na América Latina, 4 mil especialistas exercem a atividade profissionalmente. “Todos ganham com a profissionalização de Coaching. É possível aprender a se relacionar e se comunicar melhor, a entender mais as pessoas com bases científicas, possibilitando diversas melhorias.  A principal característica de um bom profissional de Coaching é que ele tenha a vontade de ajudar as pessoas”, complementa o especialista.

O ISAE Escola de Negócios oferece dois GBAs sobre o assunto: Formação em Coaching e Formação Master Coaching com Ênfase em Mentoring. Conheça mais.

 

Antes da palestra, os participantes tiveram um momento de networking na cantina do ISAE. 

O auditório estava lotado para a palestra de Marco Túlio Costa.

Tiveram momentos de interação entre os participantes.

Alguns convidados assistiram, na sala de aula, à palestra ao vivo.

Foram arrecadados 150 kg de alimentos não perecíveis para o Uaná Comunidade, para o projeto Caximba.

ASSISTA À PALESTRA NA ÍNTEGRA:

 

Ciclo de Palestras do bem

Foram 350 kg de alimentos não perecíveis arrecadados durante os três dias de evento do primeiro Ciclo de Palestras – Ponto e Contraponto de 2018, realizado pelo ISAE – Escola de Negócios em Curitiba e em Londrina. Os alimentos foram entregues ao CEI – Infância Colorida, na capital paranaense e ao CEI Lindalva Silva Basseto, em Londrina.

O evento

O Ciclo de Palestras ocorreu de 31 de janeiro a 2 de fevereiro com temáticas fundamentais para o mercado corporativo: Marketing e Vendas, Gestão e Liderança, Economia e Finanças. Aberto ao público, o evento tem por objetivo discutir temas atuais, gerar networking e promover o conhecimento das práticas de gestão.

A programação contou com seis palestrantes de áreas distintas que transmitiram suas vivências por meio do relato a respeito de suas percepções e experiências sobre o mercado. No dia 31 de janeiro, os palestrantes Dimitri Rocha e Rodrigo Rodrigues comandaram, respectivamente, as palestras “Estratégia de Marketing e Vendas” e “A Comunicação Integrada de Marketing na Construção de Marcas e Mercados”.

No dia 01 de fevereiro, foi a vez de Denise Dutra e Edmarson Mota se apresentarem no evento com as palestras “Como Desenvolver a Inteligência Emocional em Si Mesmo e em sua Equipe?” e “Gestão da Mudança: Aspectos Contemporâneos”. Já no dia 02 de fevereiro, o Ciclo de Palestras Ponto e Contraponto recebeu Patrick Silva e Robson Gonçalves, sobre os temas “Tampando Buracos ou Pavimentando para o Futuro?” e “Inteligência Artificial e Neurociência: Impactos sobre Mercados e Carreiras”.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ponto e Contraponto

Na última semana ocorreu no ISAE – Escola de Negócios o Ciclo de Palestras Ponto e Contraponto, que trouxe profissionais de referência para debaterem sobre inovação, liderança, finanças e internacionalização. “Participei de todas as palestras do ciclo. É uma oportunidade de ter contato com profissionais que são referência e de me manter sempre atualizado”, comenta Guilherme Lakoski, ex-aluno do MBA e aluno do GBA CFO Strategic.

Internacionalização

No primeiro dia, alunos dos GBAs Intenacionais em Sustentabilidade (África), Daniela Leluddak, em Inovação (Los Angeles), Marco Antonio Zanona, em Gerenciamento de Projetos (Washington), Bruno Viana Menezes, e em Mercado de Luxo (Paris), Simone Arins, contaram suas experiências em solo estrangeiro. “O ganho mais valioso com a vivência na Universidade George Washington foi que não contemplamos apenas a metodologia de gerenciamento de projetos americana, mas de muitos outros países – e o que foi ensinado, consegui colocar em prática no meu trabalho”, relata Bruno.

Já para Marco Antonio, a experiência em Silicon Beach, ampliou seus horizontes. “Me fez pensar “fora da caixinha”. Conheci novas tecnologias e voltei ao Brasil cheio de ideias”.

A Lei Anticorrupção

No segundo dia, Francisco de Assis do Rêgo Monteiro Rocha Júnior e o Dr. Paulo Cesar Busnardo Junior, ministraram a palestra “A Responsabilidade do CFO” que apresentou, diante de uma plateia composta por profissionais da área, os principais pontos da lei anticorrupção e como o CFO deve se portar diante de inúmeras situações. “Em época de crise, transparência e atualização são essenciais para o CFO”, relata Francisco.

Liderança

Um auditório lotado assistiu Alessandra Assad e Rodrigo Casagrande falarem sobre as diferenças entre ser um líder contagiante ou contagioso. “O veneno do líder contagioso atua silenciosamente, é um mal que deve ser neutralizado, pois prejudica toda a organização”, relata Alessandra. O contraponto, apontado por Casagrande, são os benefícios trazidos por uma liderança humanizada. “Não é um conceito romântico – já existem estudos e dados que compravam o aumento de produtividade de um colaborador motivado”.

Inovação

Rafael de Tarso Schroeder e Frederico Etelvino Ferrarini trouxeram suas experiências em projetos de Inovação e Indústria 4.0. Ferrarini, apresentou projetos implementados na Renault do Brasil, onde atua como coordenador da área. Já Schroeder, apresentou soluções inovadoras para a indústria. Ao final, o consenso de que em época de crise, é necessário inovar de maneira criativa, sempre pensando no longo prazo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Liderança Tóxica – a diferença entre líder contagiante e líder contagioso

No dia 14 de fevereiro, das 8h30 às 10h, a jornalista especializada em management e professora do ISAE/FGV, Alessandra Assad, estará em Londrina para a palestra “Liderança Tóxica – a diferença entre líder contagiante e contagioso”. A palestra é gratuita, voltada para profissionais de RH e áreas afins. Increva-se.

Alessandra Assad é Master of Sciense in Business Administration in Neuromarketing na instituição de ensino Florida Christian University, é jornalista especializada em management, com MBA em Direção Estratégica e Mestrado em Neuroliderança. Ao longo de duas décadas, atuou como repórter, apresentadora e âncora em televisões, rádios e agência de notícias. Entre 2003 e 2009 foi diretora de internacional, colunista de veículos de comunicação impressos e sites. Desde 2006, é sócia da revista VendaMais. Hoje, atua como professora nos MBAs da Fundação Getulio Vargas em todo o Brasil. É palestrante idealizadora e CEO da ASSIM ASSAD – Desenvolvimento Humano.

Autora dos livros Atreva-se a Mudar!, Leve o Coração para o Trabalho e A Arte da Guerra para Gestão de Equipes. Em 2014, teve seus três livros publicados na Europa pela Editora TopBooks Internacional. Em 2017, lançará seu primeiro livro de Neuroliderança do Brasil, com o título “Liderança Tóxica”.

Serviço:
Café da manhã com Alessandra Assad – Liderança Tóxica – a diferença entre líder contagiante e contagioso

Data: 14/02
Horário: das 8h30 às 10h
Local: ISAE Londrina – Av. Tiradentes, 501 – Edifício Twin Towers
Mais informações: (43) 3306-7700
Inscrições: https://goo.gl/N7MBL0

4ª Reunião de 2016 do PRME Chapter Brazil

Aconteceu no ultimo dia 22 de Novembro, no campus da FDC do Rio de Janeiro, a 4ª Reunião do ano do PRME Chapter Brazil. Durante o encontro foram compartilhados alguns avanços do ano de 2016 e as expectativas para o ano de 2017, especialmente no que se relaciona a comemoração dos 10 anos do PRME.

Além disso, os presentes foram prestigiados com uma apresentação do presidente do IASIA (International Association of Schools of Institites of Administration), Bianor Cavalcanti, que falou sobre a importância da organização, com sede na Bélgica, que agrupa instituições que trabalham com o ensino de administração e gestão pública.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Inovação Disruptiva também estiveram em pauta através de alguns projetos e inciativas que o Chapter vem desenvolvendo, como o Workshop ODS, que irá disseminar os Objetivos dentro das instituições de ensino, e o recém apresentado Breakthrough Innovation Challenge onde os alunos das escolas do PRME poderão desenvolver projetos inovadores junto com jovens líderes de empresas LEAD do Pacto Global.

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais