(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Turismo, natureza e atividade de baixo carbono

No dia 3 de abril, a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade, Prof.ª Dr.ª Isabel Grimm, participou do lançamento do livro: Turismo e Sociedade – Aspectos Teóricos, organizado por Bruno Martins Augusto Gomes e Miguel Bahl, pela editora All Print. Isabel é autora do capítulo: Turismo e Natureza: para pensar uma atividade de baixo carbono, que relaciona o turismo com as emissões de GEE, uma das causas das mudanças climáticas

A obra

O turismo é um fenômeno social com implicações econômicas e ingerências das mais diversas ordens. Por isso aqueles que se dedicam a investigá-lo, indiferentemente do enfoque que adotam, necessitam atentar-se para a interação do turismo com a sociedade e vice-versa, bem como os seus efeitos. Para tanto o livro Turismo e Sociedade: aspectos teóricos reúne doutores dedicados à compreensão de alguns dos principais aspectos teóricos necessários ao analisar a interação entre o turismo e a sociedade, notadamente geográficos, culturais, sociais, políticos, urbanos, rurais, econômicos, naturais e educacionais.

 

Mestrado apresenta artigo em evento mundial referência para pesquisadores da Sustentabilidade

Pesquisadores de Sustentabilidade de todo o mundo estão participando do 2.º World Symposium on Sustainability Science and Research que ocorre hoje, em Curitiba. A comunidade acadêmica do ISAE Escola de Negócios está representada por dois artigos escritos pelo seu presidente, Norman Arruda Filho, com coautoria da mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE, Barbara Beuter e da professora doutora, Marcia Cassitas. O presidente do ISAE atua ainda como chair de um dos painéis.

Os artigos apresentados são: Incluindo ODS na educação de líderes globalmente responsáveis e Transculturalidade como um impulso para a realização dos ODS. O evento é realizado em conjunto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pela Universidade de Ciências Aplicadas da Universidade de Hamburgo (Alemanha) e pelo Programa Inter-Universitário de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IUSDRP), em cooperação com vários órgãos da ONU, escritórios governamentais e autoridades, universidades, empresas, ONGs e organizações de base de todo o mundo.

Na foto Dr. Norman com Carlos Augusto Candêo Fontanini, Agente de Internacionalização da Escola de Negócios da PUC-PR.

Aula inaugural do Mestrado em Governança e Sustentabilidade

Os desafios para os alunos do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE tiveram início no dia 28 de fevereiro. A turma de 2019 foi recepcionada pelo presidente da Instituição Dr. Norman Arruda Filho e pelo prof. Pedro Luiz Fuentes Dias, que ministrou a palestra As Organizações e sua Relação com a Sustentabilidade Ambiental.

Dr. Norman comentou sobre a responsabilidade que naturalmente os mestrandos sentirão, pois com o conhecimento que vão adquirir, a vontade de fazer a diferença na sociedade se tornará uma urgência. E, ainda segundo Norman, eles estarão capacitados para isso. “As empresas demandam profissionais que estejam voltados para a sustentabilidade. Hoje até existem as preocupações, mas a mensuração e indicadores relacionados ao tema, estão longe de serem reconhecidos por essas organizações. Vocês terão essa missão”, apontou o presidente do ISAE Escola de Negócios.

Já o professor Pedro Luiz Fuentes Dias fez um resgate histórico do desenvolvimento da humanidade até chegar os dias de hoje e como a situação ambiental e econômica mundial não poderá ser mantida como está, pois, assim ocorrerá a perda do bem-estar de toda a população e uma possível catástrofe ecológica.

O professor também apresentou dados que mostraram que 67% das organizações têm área de sustentabilidade, mas na maioria dos casos há menos de 10 anos. Em 17% das companhias, o setor não existe, é apenas uma função dentro de uma área mais ampla, como relações institucionais. “Uma forma de desenvolver um ambiente organizacional favorável à sustentabilidade é acrescentar o desempenho de sustentabilidade ao programa de remuneração variável das companhias. 58% dos pesquisados ainda não o faz”, apontou Dias.

Dentro desses panoramas, as expectativas estão voltadas para alunos do Mestrado, que terão entre suas responsabilidades, contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, conscientização e concretização de ações que impactarão na vida de todo o planeta.

 

Conheça mais o Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade.

 

 

Mestrado recebe Presidente da CAPES

O presidente da CAPES, Anderson Ribeiro Correia, veio a Curitiba para receber homenagem como Personalidade Globalmente Responsável pelo Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável (saiba mais). Aproveitando a visita à capital paranaense, durante o dia, ele participou de um encontro com professores e alunos do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios. Na pauta, além de reunião com o presidente do ISAE, Dr. Norman de Paula Arruda Filho, Anderson também ouviu depoimento de professores do programa e de mestres formados pela Instituição.

“Os aprendizados dos nossos mestres, os cases de sucesso implementados nas empresas, que são resultados de um trabalho profundo desenvolvido dentro do Programa de Mestrado só poderiam ser demonstrados a partir do depoimento dos próprios alunos”, comenta Norman, complementado pela coordenadora do Programa, Isabel Grimm: “Nosso corpo docente, que possui sólida experiência acadêmica, atua também no mercado e isso faz toda a diferença no momento de conduzir as discussões e estudos em sala. Ao final, nossos alunos por meio de suas dissertações, trazem possibilidade de resposta às demandas da sociedade e das organizações”.

Conheça o Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE:http://isaebrasil.com.br/mestrado/

Este slideshow necessita de JavaScript.

ALUMNI ISAE – CONVERSANDO COM O MESTRE

Paulinho Stefanello é ex-aluno do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE e conta que sua vida, a maneira como é visto profissionalmente e suas perspectivas mudaram muito depois dessa experiência. Confira o que disse o Alumni ISAE:

Esse Programa capacita o profissional para elaborar soluções de governança tendo como interface a perspectiva da sustentabilidade. É o primeiro Mestrado do Brasil a unir essas duas áreas com o objetivo de formar lideranças que promovam a governança responsável e a sustentabilidade corporativa.

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais