(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

ISAE torna-se membro da United Nations Academic Impact

Devido ao seu trabalho e desenvolvimento em prol dos ODS, o ISAE acaba de se tornar membro da United Nations Academic Impact (UNAI), programa da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas.

O programa já reúne mais de 1300 instituições acadêmicas e de pesquisa em mais de 130 países. Como iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas, a UNAI alinha instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição, através de pesquisa e educação, para a realização dos objetivos e mandatos da Organização.

Ao se tornar signatário, o ISAE passa a integrar mais uma iniciativa de cultura compartilhada de responsabilidade social intelectual, em apoio aos dez princípios da UNAI na Educação:

  1. abordar as questões da pobreza;
  2. capacitação em sistemas de ensino superior em todo o mundo;
  3. gerar oportunidades educacionais para todas as pessoas, independentemente de gênero, raça, religião ou etnia;
  4. incentivar a cidadania global;
  5. oportunizar para que interessados adquiram habilidades e conhecimento necessário para o ingresso no ensino superior;
  6. compromisso com os direitos humanos, entre eles a liberdade de investigação, opinião e discurso;
  7. promover o diálogo e a compreensão intercultural para combater a intolerância;
  8. promover a paz e a resolução de conflitos;
  9. promover a sustentabilidade;
  10. comprometimento com os princípios inerentes à Carta das Nações Unidas.

Pacto Global das Universidades

Em 2018, o ISAE assinou a Declaração de Engajamento Global das Universidades com mais 100 universidades e associações de ensino superior de todo o mundo, com a Fundação Rockefeller e o Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR). Agora, após uma reunião na Itália, que ocorreu de 20 a 24 de maio, foi-se firmado o Pacto Global das Universidades.

O Pacto Global das Universidades é uma plataforma global de universidades e outras organizações de ensino superior comprometidas em trabalhar juntas e em parceria com as Nações Unidas (através da UNITAR) e outras organizações relevantes, em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tanto local como globalmente, por meio de missões de educação, pesquisa e serviço.

Dia Mundial do Meio Ambiente merece um mês inteiro de ações para reflexão

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado hoje, dia 05 de junho, mas no ISAE Escola de Negócios durante todo o mês oportunizaremos momentos para reflexão. No dia 03/06, os colaboradores foram impactados com a primeira ação do mês: palestra com o professor do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade, Cleverson Andreoli, sobre a evolução da vida humana e a pegada ecológica do modo de vida e consumo atuais.

A campanha #qualasuapegada permeará a comunicação da instituição com dicas e informações para conscientização sobre o tema “poluição do ar”, lançado pela Organização das Nações Unidas para 2019.

 

Evento aberto

No dia 18 de junho, o ISAE a comunidade está convidada para a palestra “Meio Ambiente e Gestão, um bate-papo sobre Mindset Sustentável”. O evento ocorrerá a partir das 19h e as inscrições devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2EK1U2Q. O debate contará com a participação de:

Leopoldo Erthal é profissional da área de sustentabilidade corporativa, atuando há 12 anos em multinacionais na implementação e gestão de diretrizes para conformidade sócio ambiental. É Gerente Corporativo de Proteção Ambiental da BMW do Brasil, tendo atuado nas etapas de implantação e operação das duas unidades fabris, localizadas em Araquari-SC e Manaus-AM, bem como na implementação da estrutura de gestão e controle ambientais nas áreas de importação e pós vendas em solo nacional. É Auditor Corporativo, tendo atuado na verificação de requisitos de Sustentabilidade em países como Inglaterra, Índia, Estados Unidos e China. É casado com Carina Valeria Meggetto, com quem tem duas filhas, Isabela Meggetto Erthal (5) e Gabriela Meggetto Erthal (2).

 

Rômulo acumulou vasta experiência na área de consultoria jurídica ambiental. Ao longo dos anos, vem atuando também em contencioso ambiental estratégico perante tribunais estaduais e federais e Supremo Tribunal Federal. Esta experiência prática foi construída a partir da sólida formação acadêmica, com mestrado e doutorado nos EUA. É fundador do Brazilian-American Center for Law and Environment, um centro de pesquisa ligado à Pace University School of Law, em Nova Iorque, EUA. Atualmente, Rômulo está envolvido em complexos casos de negociação consensual de conflitos ambientais, representando grandes grupos nacionais e multinacionais. Atua na área de Direito Ambiental.

No mês do meio ambiente, você é o nosso convidado

A ideia de que a economia global ainda mantém o padrão “pegar-produzir-desperdiçar” caiu por terra. Mas não é somente a terra que está sendo continuamente afetada pelos modos de produção que herdamos dos séculos passados: a poluição dos oceanos e do ar também é uma preocupação que as gerações futuras herdarão de comportamentos anteriores. Inscrições gratuitas: http://bit.ly/2EK1U2Q

A mudança de mentalidade, no entanto, está mapeando novas oportunidades de negócios em grandes empresas. Não só elas, mas seus consumidores já perceberam que os recursos do meio ambiente são finitos – e se nada fizerem para mudar os hábitos humanos, jamais conseguiremos preservar o planeta em que vivemos.

Com essa premissa, convidamos VOCÊ a participar de um bate-papo sobre Meio Ambiente e Gestão com Leopoldo Erthal, da BMW do Brasil, e Rômulo Silveira da Rocha Sampaio, da OAB/RJ, que acontece no dia 18 de junho de 2019, às 19h, no ISAE Escola de Negócios.

Nessa conversa, você poderá ter os melhores insights sobre sustentabilidade, responsabilidade e gestão inovadora neste momento político e econômico com quem sabe melhor!

Portanto, realize sua inscrição (http://bit.ly/2EK1U2Q) e garanta a sua vaga o quanto antes! O evento é gratuito.

Quem vai participar?

 

Dirigentes de escolas de negócios se reúnem em Miami

Reitores, decanos e presidentes de Escola de Negócios de várias partes do mundo, membros do Cladea, estão reunidos na Flórida International University para o 1º Deans Workshop of Cladea. O objetivo do evento é debater as perspectivas da educação em gestão, a importância da acreditação internacional e os atuais desafios frente a transformação digital.

Por meio da fala de seu presidente, Dr. Norman Arruda Filho, o ISAE Escola de Negócios propôs a reflexão sobre como melhorar o impacto social das Escolas de Negócios. “No ISAE acreditamos que as escolas de negócios podem ser mais do que centros de aprendizagem técnica, podendo ensinar valores e contribuir de forma positiva com a sociedade. Isso acontece por meio de projetos transversais, parcerias com outros segmentos e principalmente na formação de líderes mais responsáveis e comprometidos com um propósito que vai além de aspirações pessoais”, declarou o presidente.

A apresentação seguiu com explicações sobre a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Procurei leva-los a questionarem sua atuação e refletirem sobre seu legado emocional, que é um valor maior do que qualquer ganho financeiro, pois estão alinhados com o propósito de vida”, finaliza.

Conexões Ethos pela primeira vez em Curitiba

Pela primeira vez em Curitiba, no dia 24 de maio, o Conexões Ethos conectou empresas, profissionais e pesquisadores e possibilitou o engajamento em prol da sustentabilidade com o compartilhamento de iniciativas que estão sendo capazes de gerar importantes mudanças no setor produtivo.

O ISAE Escola de Negócios dividiu o painel “A sustentabilidade na cadeia de valor – chave para o fomento da inovação e valorização da pequena empresa” com as marcas Malwee e Ambev. Norman Arruda Filho, presidente do ISAE, falou sobre boas práticas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em cases de sucesso trabalhados durante a disciplina “Sustentabilidade nas Organizações” do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade de Instituição.

“Em nossos estudos de caso, os alunos traçam a matriz de sustentabilidade das empresas. Em um desses estudos foi observado a falta do cumprimento de um dos ODS que é muito importante para as indústrias.  O gap foi identificado e a empresa alertada”, cita Norman, que complementa: “Existe um urgência em relação ao comprometimento das Instituição com a implementação dos ODS e também de uma comunicação efetiva “top-down” com todos os seus stakeholders.

Imagens: divulgação Ethos.

Este slideshow necessita de JavaScript.