(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Rede Brasil do Pacto Global premia boas práticas em água e saneamento

O ISAE Escola de Negócios, por meio do seu Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade, apoia a Rede Brasil do Pacto Global que recebe até 18 de outubro inscrições para prêmio no setor de água e saneamento (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6). A iniciativa tem o objetivo de reconhecer melhores projetos desenvolvidos por membros da rede que privilegiem práticas de sustentabilidade. Os selecionados serão reconhecidos em publicação a ser lançada em dezembro, durante evento anual da plataforma The CEO Water Mandate.

O prêmio é endereçado a todos os membros da Rede Brasil e às organizações que fazem parte do Pacto Global das Nações Unidas internacionalmente e que tenham interesse em se tornar participantes locais.

É permitido inscrever projetos em andamento ou já finalizados nas categorias: 1) Água, saneamento e higiene (WASH) e direitos humanos; 2) Eficiência hídrica em cadeias diretas de operações e suprimentos; 3) Proteção e restauração de ecossistemas; 4) Ação coletiva.

A iniciativa conta com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e apoio do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE).

Inscrições

As inscrições estão abertas até 18 de outubro, às 23h59, através do link (clique aqui).

Para participar, é preciso preencher o formulário completo, indicando o líder do projeto, a equipe envolvida, a categoria de inscrição, o título e o resumo do projeto.

Não há pagamento de inscrição para membros da Rede Brasil do Pacto Global. Será cobrada a taxa de 750 reais para as organizações que fazem parte do Pacto em nível global, mas ainda não são membros da rede brasileira.

O número de inscrições por membros é limitado a um projeto por categoria. A comissão organizadora do prêmio “Cases de sucesso em água e saneamento (ODS 6) 2019” será definida pela Secretaria da Rede Brasil do Pacto Global.

Confira aqui o edital completo com as informações sobre o prêmio e sobre como participar. Eventuais dúvidas ou sugestões podem ser feitas pelo e-mail gcmoreira@pacinst.org.

Evento de lançamento

Os dez casos selecionados serão publicados em um relatório e apresentados no evento anual do The CEO Water Mandate, que ocorrerá no dia 11 de dezembro.

O evento terá a participação de Jason Morrison, presidente do Pacific Institute e do CEO Water Mandate.

8.º Encontro Regional PRME LAC

De 8 a 11 de outubro ocorreu na Cetys Universidad, Campus Mexicali, o 8.º Encontro Regional do Princípios para a Educação Executiva Responsável, Capítulo América Latina e Caribe (PRME LAC). O tema central do evento foi “Transcendendo Fronteiras com Lideranças Socialmente Responsáveis”.

O ISAE Escola de Negócios foi representado por seu presidente, Dr. Norman Arruda Filho, e o supervisor de Sustentabilidade, Gustavo Loiola. “O objetivo do encontro foi desenvolver um programa acadêmico e socio cultural para gerar oportunidades de colaboração entre os membros em toda a América Latina e Caribe”, explica Norman.

Dr. Norman, que atua como co-chair do PRME LAC, ministrou a palestra magna “La transculturalidad como motor del logro de los ODS”, uma reflexão sobre a importância da transculturalidade na formação de executivos.

O PRME

O Princípios para a Educação Executiva Responsável (PRME) é uma iniciativa das Nações Unidas que surge com a missão de promover e inspirar uma nova forma de gestão responsável, pesquisa e pensamento de liderança global nos negócios. Conheça: https://www.prmelac.com/

Instituição curitibana participa de programa internacional referência em sustentabilidade

O ISAE Escola de Negócios é uma das entidades selecionadas para o International Executive Programme On Sustainable Sourcing and Trade, colaboração do International Trade Center (ITC) com a ONU e mais 11 instituições acadêmicas no mundo.

Nos dias 18 e 19 de novembro, o ISAE Escola de Negócios, uma das principais instituições de ensino do país, vai participar do International Executive Programme On Sustainable Sourcing and Trade. A experiência, promovida pelo Internacional Trade Center (ITC) em parceria com a ONU, vai acontecer no ISAE e em mais 10 instituições de diversas partes do mundo, de forma simultânea. A proposta da atividade é reunir profissionais especialistas em sustentabilidade, gestores de cooperativas e produtores envolvidos com o agronegócio para trocar ideias e interagir com participantes da Cranfield University, da Inglaterra, sobre como as organizações podem fazer a diferença sem impactar negativamente o planeta e seus recursos naturais.

Voltado a empreendedores do segmento, estudantes e demais interessados, o programa vai discutir vários dos principais questionamentos da dinâmica produtiva do agronegócio como identificar riscos e oportunidades de sustentabilidade em cadeias de valor globais específicas; desenvolver abordagens para incorporar considerações de sustentabilidade em cadeias de valor; reconhecer oportunidades e desafios dos ODS nas cadeias de fornecimento do agronegócio; mapear cadeias de valor específicas contra as mudanças climáticas, avaliar estratégias de mitigação e prevenção para riscos específicos e pontuar e alavancar áreas de liderança na construção de cadeias de valor globais sustentáveis.

Quem participar do International Executive Programme On Sustainable Sourcing and Trade terá a oportunidade de participar da construção de uma rede global de networking e colaborar com uma relevante união acadêmica e empresarial visando uma sociedade mais consciente. Além de ser parte integrante de um espaço seguro pensado para compartilhar pontos de vista e experiências sobre as sinergias e tensões da integração de sustentabilidade, agendas corporativas e desenvolvimento pessoal.

O International Executive Programme On Sustainable Sourcing and Trade será realizado na sede do ISAE Escola de Negócios em Curitiba (Avenida Visconde de Guarapuava, 2943 – Centro), das 08h30 às 17h30. Mais informações e inscrições no link: https://bit.ly/2kwX5TU.

ISAE torna-se membro da United Nations Academic Impact

Devido ao seu trabalho e desenvolvimento em prol dos ODS, o ISAE acaba de se tornar membro da United Nations Academic Impact (UNAI), programa da Divisão de Divulgação do Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas.

O programa já reúne mais de 1300 instituições acadêmicas e de pesquisa em mais de 130 países. Como iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas, a UNAI alinha instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição, através de pesquisa e educação, para a realização dos objetivos e mandatos da Organização.

Ao se tornar signatário, o ISAE passa a integrar mais uma iniciativa de cultura compartilhada de responsabilidade social intelectual, em apoio aos dez princípios da UNAI na Educação:

  1. abordar as questões da pobreza;
  2. capacitação em sistemas de ensino superior em todo o mundo;
  3. gerar oportunidades educacionais para todas as pessoas, independentemente de gênero, raça, religião ou etnia;
  4. incentivar a cidadania global;
  5. oportunizar para que interessados adquiram habilidades e conhecimento necessário para o ingresso no ensino superior;
  6. compromisso com os direitos humanos, entre eles a liberdade de investigação, opinião e discurso;
  7. promover o diálogo e a compreensão intercultural para combater a intolerância;
  8. promover a paz e a resolução de conflitos;
  9. promover a sustentabilidade;
  10. comprometimento com os princípios inerentes à Carta das Nações Unidas.

Pacto Global das Universidades

Em 2018, o ISAE assinou a Declaração de Engajamento Global das Universidades com mais 100 universidades e associações de ensino superior de todo o mundo, com a Fundação Rockefeller e o Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR). Agora, após uma reunião na Itália, que ocorreu de 20 a 24 de maio, foi-se firmado o Pacto Global das Universidades.

O Pacto Global das Universidades é uma plataforma global de universidades e outras organizações de ensino superior comprometidas em trabalhar juntas e em parceria com as Nações Unidas (através da UNITAR) e outras organizações relevantes, em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tanto local como globalmente, por meio de missões de educação, pesquisa e serviço.

Dia Mundial do Meio Ambiente merece um mês inteiro de ações para reflexão

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado hoje, dia 05 de junho, mas no ISAE Escola de Negócios durante todo o mês oportunizaremos momentos para reflexão. No dia 03/06, os colaboradores foram impactados com a primeira ação do mês: palestra com o professor do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade, Cleverson Andreoli, sobre a evolução da vida humana e a pegada ecológica do modo de vida e consumo atuais.

A campanha #qualasuapegada permeará a comunicação da instituição com dicas e informações para conscientização sobre o tema “poluição do ar”, lançado pela Organização das Nações Unidas para 2019.

 

Evento aberto

No dia 18 de junho, o ISAE a comunidade está convidada para a palestra “Meio Ambiente e Gestão, um bate-papo sobre Mindset Sustentável”. O evento ocorrerá a partir das 19h e as inscrições devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2EK1U2Q. O debate contará com a participação de:

Leopoldo Erthal é profissional da área de sustentabilidade corporativa, atuando há 12 anos em multinacionais na implementação e gestão de diretrizes para conformidade sócio ambiental. É Gerente Corporativo de Proteção Ambiental da BMW do Brasil, tendo atuado nas etapas de implantação e operação das duas unidades fabris, localizadas em Araquari-SC e Manaus-AM, bem como na implementação da estrutura de gestão e controle ambientais nas áreas de importação e pós vendas em solo nacional. É Auditor Corporativo, tendo atuado na verificação de requisitos de Sustentabilidade em países como Inglaterra, Índia, Estados Unidos e China. É casado com Carina Valeria Meggetto, com quem tem duas filhas, Isabela Meggetto Erthal (5) e Gabriela Meggetto Erthal (2).

 

Rômulo acumulou vasta experiência na área de consultoria jurídica ambiental. Ao longo dos anos, vem atuando também em contencioso ambiental estratégico perante tribunais estaduais e federais e Supremo Tribunal Federal. Esta experiência prática foi construída a partir da sólida formação acadêmica, com mestrado e doutorado nos EUA. É fundador do Brazilian-American Center for Law and Environment, um centro de pesquisa ligado à Pace University School of Law, em Nova Iorque, EUA. Atualmente, Rômulo está envolvido em complexos casos de negociação consensual de conflitos ambientais, representando grandes grupos nacionais e multinacionais. Atua na área de Direito Ambiental.