(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Painel Paz e Justiça: perspectivas de religiões, imigrantes e refugiados

No dia 16, em uma noite repleta de emoção e empatia, o painel “Paz e Justiça” da 1ª Semana da Diversidade de Curitiba reuniu líderes religiosos da Umbanda, com o Pai Antônio de Oxossi (Antonio Vitorino Cardoso Neto); do Islamismo, com o Sheikh Rodrigo Rodrigues; e do Budismo, com o Monge Mansei Wada; além de uma imigrante angolana, Amanda Kissua;  e uma refugiada síria, Myria Tokmaji, para debaterem temas como discriminação, preconceitos e exclusão social.

O encontro começou com o relato de Amanda, estudante angolana que veio ao Brasil para se aprimorar academicamente e que há cinco anos reside em Curitiba. “Aqui no Brasil a primeira pergunta que as pessoas fazem é qual o seu nome; a segunda qual a sua religião”, relata Amanda que hoje, atua como ativista na causa negra e no empoderamento feminino por meio do seu blog “Preta Urbana Angolana”. Myria emocionou o público ao contar a dura realidade dos refugiados de guerra, desde a decisão de abandonar sua terra natal até a chegada em um país diferente. “Nossa família foi uma das poucas que conseguiu retirar todos os integrantes da Síria. Quando saímos, nossa cidade Alepo, já estava sob forte bombardeio. O Brasil é um país que estava aberto para receber os refugiados, mas definitivamente não estava preparado para isso”, relata. Anos após a chegada, a família já está restabelecida financeiramente e carrega a força de sua história e tradição. “Estamos aqui para enriquecer ainda mais o Brasil com nossa cultura e tradições”.

Os líderes religiosos falaram não apenas sobre fé, mas sobre a importância da empatia com o próximo, do respeito e da diversidade presente em suas doutrinas. “Não existe paz sem justiça e homens justos buscam a paz. O Islamismo é uma religião de paz, que tem sido deturpada pelas ações e divulgação de atos de pessoas que não comungam do real sentido da religião”, explica o Sheikh. Pai Antônio realizou um resgate histórico e apresentou os conceitos da Umbanda. “A umbanda nasceu no Brasil e é cercada por estereótipos que ocultam a sua pluralidade”. O Monje Mansei Wada explicou a ligação do budismo com a natureza e a importância de aceitar o momento presente. “Nós temos que estar. Não se trata de estar feliz ou triste; não se trata do bonito ou feio; trata-se de ser e estar em sua essência, sem julgamentos”. “Nós somos de religiões diferentes, mas não podemos ser indiferentes uns aos outros”, encerra o Sheikh.

 

Última dia

Fechando a programação, no dia 17, será realizado o painel “Redução das Desigualdades”. A conversa contará com a participação do assessor de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar J. Silva Candiero; a  psicóloga Karimme Santos Casezmark, da startup Laura; do sociólogo Edmar Brustolim, pesquisador associado do Grupo Dignidade; da designer Gabriela Pinheiro, uma das coordenadoras do projeto social Girls Rock Camp Curitiba, e com a mediação da professora Fabiana Schneider. Inscreva-se: http://bit.ly/2HWofxk 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Turismo, natureza e atividade de baixo carbono

No dia 3 de abril, a coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade, Prof.ª Dr.ª Isabel Grimm, participou do lançamento do livro: Turismo e Sociedade – Aspectos Teóricos, organizado por Bruno Martins Augusto Gomes e Miguel Bahl, pela editora All Print. Isabel é autora do capítulo: Turismo e Natureza: para pensar uma atividade de baixo carbono, que relaciona o turismo com as emissões de GEE, uma das causas das mudanças climáticas

A obra

O turismo é um fenômeno social com implicações econômicas e ingerências das mais diversas ordens. Por isso aqueles que se dedicam a investigá-lo, indiferentemente do enfoque que adotam, necessitam atentar-se para a interação do turismo com a sociedade e vice-versa, bem como os seus efeitos. Para tanto o livro Turismo e Sociedade: aspectos teóricos reúne doutores dedicados à compreensão de alguns dos principais aspectos teóricos necessários ao analisar a interação entre o turismo e a sociedade, notadamente geográficos, culturais, sociais, políticos, urbanos, rurais, econômicos, naturais e educacionais.

 

1ª Semana da Diversidade de Curitiba

Nos últimos meses, poucos temas foram tão discutidos no Brasil quanto “diversidade”. Com o objetivo de abordar temas relevantes para a sociedade e debatê-los de maneira aprofundada, o ISAE Escola de Negócios vai promover, entre os dias 15 e 17 de abril, a 1ª Semana da Diversidade de Curitiba. O evento, gratuito e aberto ao público, vai tratar de assuntos fundamentais para o combate da discriminação, preconceitos e exclusão social.

O ciclo de palestras e debates propostos pela 1ª Semana da Diversidade de Curitiba vão estimular o respeito, cidadania e direitos humanos da população alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e a Agenda 2030, com metas globais a serem atingidas. O evento contará com a participação de representantes de diversas religiões, etnias e da comunidade LGBT+. Além dos painéis especiais, o evento contará com mostras e apresentações culturais.

No primeiro dia do evento, vai acontecer o debate “Trabalho decente e crescimento econômico: as empresas e a diversidade”, com a participação da presidente e fundadora da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), Andrea Koppe; do vice-presidente do Grupo Volvo América Latina, Carlos Ogliari; e de Rodrigo Navarro, diretor do Boticário, recentemente premiado pelo Guia Exame de Diversidade 2019.

Já o painel “Paz e Justiça”, que será realizado no dia 16 de abril, contará com a participação do Sheikh Rodrigo Oliveira Rodrigues, sheikh da nova mesquita de Curitiba e o primeiro brasileiro revertido a se formar numa Universidade Islâmica, membro do Conselho Superior de Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil e membro da Liga dos Sábios Muçulmanos, com sede em Istambul, na Turquia. Completam a mesa a refugiada síria Myria Tokmaji, que mora no Brasil desde 2013; a ativista angolana Amanda Kissua; e o monge da tradição Soto-Zen Mansei Wada.

Fechando a programação, no dia 17, será realizado o painel “Redução das Desigualdades”. A conversa contará com a participação da psicóloga Karimme Santos Casezmark, da startup Laura; do sociólogo Edmar Brustolim, pesquisador associado do Grupo Dignidade; da designer Gabriela Pinheiro, uma das coordenadoras do projeto social Girls Rock Camp Curitiba, e com a mediação da professora Fabiana Schneider.

A 1ª Semana da Diversidade de Curitiba será realizada entre os dias 15 e 17 de abril, na sede do ISAE Escola de Negócios (Avenida Visconde de Guarapuava, 2943), das 18h às 21h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.isaebrasil.com.br/eventos/.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mestrado apresenta artigo em evento mundial referência para pesquisadores da Sustentabilidade

Pesquisadores de Sustentabilidade de todo o mundo estão participando do 2.º World Symposium on Sustainability Science and Research que ocorre hoje, em Curitiba. A comunidade acadêmica do ISAE Escola de Negócios está representada por dois artigos escritos pelo seu presidente, Norman Arruda Filho, com coautoria da mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE, Barbara Beuter e da professora doutora, Marcia Cassitas. O presidente do ISAE atua ainda como chair de um dos painéis.

Os artigos apresentados são: Incluindo ODS na educação de líderes globalmente responsáveis e Transculturalidade como um impulso para a realização dos ODS. O evento é realizado em conjunto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pela Universidade de Ciências Aplicadas da Universidade de Hamburgo (Alemanha) e pelo Programa Inter-Universitário de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável (IUSDRP), em cooperação com vários órgãos da ONU, escritórios governamentais e autoridades, universidades, empresas, ONGs e organizações de base de todo o mundo.

Na foto Dr. Norman com Carlos Augusto Candêo Fontanini, Agente de Internacionalização da Escola de Negócios da PUC-PR.

ISAE Business participa de Fórum de Investidores inédito no Brasil

O Pacto Global realizou um evento inédito no mundo e o Brasil foi escolhido para ser o pioneiro no lançamento do SDG Investment Forum, no dia 20 de março, na Bolsa de Valores de São Paulo. O evento reuniu: empresas, que apresentaram projetos evidenciando quão rentável é a sustentabilidade; investidores, que definiram potenciais investimentos alinhados às práticas para cumprimento da Agenda 2030; governo e iniciativa privada.

Restrito para convidados, o Fórum reuniu cerca de 200 pessoas incluindo o diretor da Faculdade ISAE Brasil, Norman Neto, e o supervisor de Sustentabilidade e coordenador do ISAE Business do ISAE, Gustavo Loiola. “São mais de 13 trilhões de dólares que podem ser fomentados (o que equivale a aproximadamente 6 vezes o PIB do Brasil), e a geração de mais de 380 milhões de postos de trabalho (3 vezes a quantidade de pessoas empregadas no Brasil hoje)”, explica Gustavo.

Estiveram presentes representantes das signatárias da Rede Brasil ( B3, Suzano, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Klabin, Sebrae, Cervejaria Ambev e Natura), além do coordenador-residente da ONU no Brasil, Nicky Fabianc, da presidente da Rede Brasil, Denise Hills, do secretário executivo da Rede Brasil, Carlo Linkevieius Pereira, assim como de representantes de diversas empresas de investimentos, do setor produtivo, de governos e das Nações Unidas.

ISAE Business

Aceleradora ISAE Business tem como objetivo apoiar os projetos e empresas de alunos selecionados, a fim de expandir a rede de contatos e conhecimento, por meio de eventos, oficinas e mentorias. Durante o período de aceleração os projetos/empresas assistidos irão se preparar para o momento de escala, quando estarão aptas para receber um investimento para aumentar e potencializar o seu crescimento através de um modelo já comprovado de sucesso. O processo de seleção 2019 iniciará no dia 1º de abril. Conheça a Aceleradora ISAE Business: http://bit.ly/2UQIwaz

 

 

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais