(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

ISAE participa do lançamento do Hub Local 2030

O diretor da Faculdade ISAE Brasil, Norman Neto, participa do lançamento do Hub Local 2030 e da assinatura do protocolo de intenções para implantação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal da Copel. O projeto é realizado em conjunto pela Prefeitura de Curitiba, Copel, Governo do Paraná e Programa Cidades do Pacto Global.

O Hub Local 2030 é uma rede que reúne o “Sistema ONU”, governos locais, empresas, sociedade civil e instituições de ensino para desenvolver e implementar de forma colaborativa soluções para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo o protocolo, para o Hub Local acontecer será imprescindível o comprometimento formal multissetorial de parceiros estratégicos do Estado do Paraná. O documento também menciona que o Hub Local 2030 possibilitará ao Estado, além de apoio técnico e acreditação internacional, a obtenção de recursos específicos articulados pelo Sistema ONU e seus parceiros globais para projetos alinhados aos ODS, suas metas e seus indicadores.

“Me sinto muito orgulhoso do ISAE, representando o PRME (Princípios para Educação Executiva Responsável), ter realizado junto à Copel e com alinhamento do Pacto Global e sua iniciativa irmã Programa Cidades, o evento High Level Regional Fórum da Agenda 2030 – Atingindo os ODS na América Latina, realizado em maio deste ano. Esse evento credenciou o nosso Estado a ser uma liderança global na implementação da Agenda 2030 e dos ODS”, afirma Norman Neto, que complementa: “É a articulação da Academia, aliada aos governos municipal e estadual e organizações público e privadas, que poderá transformar a sociedade e fomentar a implementação dos ODS”.

Foto: Norman Neto e Michael Nolan, diretor do Programa Cidades do Pacto Global.

 

Como um profissional de Relações Governamentais potencializa sua rede?

No dia 23 de abril, às 19h, no ISAE Curitiba, o presidente da Federação das Associações Comerciais Empresariais do PR, Marco Tadeu Barbosa, estará reunido com a Relações Governamentais da FACIAP, Juliana de O. M. Romano, e com o presidente da Multilog, Djalma Vilela, para conversarem sobre boas práticas que contribuem para grupos de interesses articularem redes. O evento é gratuito, mas as inscrições são obrigatórias: https://goo.gl/qRw4U5

A palestra é realizada para profissionais que atuam na área de relações governamentais, relações institucionais, assuntos corporativos e aqueles que interagem com o governo de alguma forma, como por exemplo, profissionais que trabalham em áreas que envolvem contratos/compras governamentais, regulatório e compliance.

Relações Governamentais em Rede
Data: 23/04/2018
Horário: 19h
Local: ISAE – Escola de Negócios (Av. Visconde de Guarapuava, 2943, Centro, Curitiba/PR.
Inscrições: https://goo.gl/qRw4U5

Mesa Redonda “Compliance: Perspectivas e Tendências”

Nessa quinta-feira (13), a partir das 19h, quatro convidados irão debater sobre “Compliance: perspectivas e tendências”. O objetivo do evento é discutir como as empresas estão estabelecendo medidas e controles internos, como tem evitado a violação de regulamentos e se é possível estabelecer um sistema de integridade eficaz dado o atual quadro de crise ética que o Brasil atravessa. O evento é gratuito e aberto ao público. Inscreva-se!

Convidados:

Mediador: Felipe Salomão – Relações Institucionais – Grupo Boticário

Serviço:
Mesa Redonda “Compliance: Perspectivas e Tendências”
Data: 13/07/2017
Horário: 19h
Local: ISAE – Av. Visconde de Guarapuava, 2943
Inscrições: https://goo.gl/bcVqRJ

Ética e transparência em pauta

Em tempos de crise e escândalos políticos nunca foi tão importante debater as relações entre governo e empresas privadas. Dessa forma, o MBA em Relações Governamentais do ISAE/FGV reuniu, no dia 23 de maio, representantes do setor privado, indústria, governo e profissionais da área para colocarem em pauta essa relação que, por vezes, é tão questionada.

A mesa redonda teve a participação da deputada estadual Maria Vitória (PP) – representando o Poder Legislativo; da coordenadora do Departamento de Assuntos Legislativo da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Letícia Rezende, representante da indústria; do vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes, que falou em nome do empresariado; do ex-governador, Mário Pereira, em nome do Conselho Político da ACP e de Adalberto Netto, da Agência Paraná de Desenvolvimento. A mediação ficou a cargo da coordenadora do MBA, da FGV, Andréa Cristina Oliveira Gozetto.

“Quero parabenizar o ISAE/FGV por este evento de suma importância no atual cenário político nacional. Foram reunidos representantes do setor empresarial e do poder público para que possamos discutir boas práticas em relações governamentais”, cita a deputada estadual Maria Vitória. O ex-governador, Mário Pereira, concorda com a deputada “As relações governamentais estão em foco hoje e tudo parece crime. Então, é importante esse evento para que possamos caracterizar as relações saudáveis entre o setor privado e o poder público”.

Confira:

ISAE/FGV promove debate sobre democracia e ética nas relações governamentais

O ISAE/FGV realiza no dia 23 de maio, a partir das 19 horas, o debate “Relações Governamentais Estratégicas em Perspectiva” promovido pelo MBA em Economia e Gestão — Relações Governamentais da instituição. A entrada é gratuita.

A mesa redonda terá a presença da coordenadora do departamento de assuntos legislativos da FIEP, Letícia Rezende; da deputada estadual Maria Victoria Barros (PP-PR) e do vice-presidente de assuntos coorporativos e sustentabilidade da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes. O debatedor será o jornalista da Gazeta do Povo e autor do blog Caixa Zero, Rogério Galindo.

A conversa terá mediação da professora da FGV Andréa Cristina Oliveira Gozetto, convidada pelo ISAE para o evento. Graduada e mestre em Sociologia, Andréa é dra. em Ciências Sociais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e cursa pós-doutorado em Administração Pública e Governo na Fundação Getulio Vargas (EAESP).

Os participantes vão abordar temas como o aprofundamento da democracia, além de destacar as relações governamentais seus riscos e oportunidades como estratégia de negócios. “Discutir relações governamentais em um momento em que más práticas estão em destaque é de extrema importância”, acredita Andréa.

A professora salienta que, como os cidadãos estão estarrecidos com os acontecimentos recentes da política, a tendência é que se pense que a relação entre empresas e governos é sempre permeada por ilicitudes, linha de pensamento que,

segundo a professora, não é correta. “As práticas ilegais de empresas ao perseguir seus interesses particularistas junto ao governo não podem ser generalizadas. É preciso ter em mente que as decisões governamentais constituem importante fator a impactar a vida cotidiana dos cidadãos e a competitividade das empresas”, fala.

De acordo com Andréa, a interface das empresas com o governo é “imprescindível” para a sobrevivência. “Afinal, um ambiente de negócios favorável gera crescimento econômico e, por conseguinte, desenvolvimento. A partir dessa estratégia, as empresas privadas podem abrir e manter um canal de comunicação com membros do poder público para que suas propostas e demandas sejam avaliadas e consideradas nos processos decisório”, esclarece.

No entanto, Andréa frisa que esse canal de comunicação deve ser transparente, impessoal, profissional e sobretudo ética com os membros do poder público. “O evento promovido pelo ISAE vem em boa hora, pois permite que diversos atores sociais, representantes do Estado, da sociedade civil e do mercado apresentem e discutam a perspectiva que possuem sobre as relações governamentais. Afinal, em um momento como esse, ter conhecimento de boas práticas de relacionamento entre setor público e privado nunca foi tão necessário”, diz.

O debate “Relações Governamentais Estratégicas em Perspectiva” ocorre na sede do ISAE – Escola de Negócios (Avenida Visconde de Guarapuava, 2943), no dia 23 de maio, a partir das 19h. A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente no link: www.isaebrasil.com.br/eventos. Outras informações pelo telefone (41) 3388-7817.

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais