(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Conferência Anual do CEEMAN realiza aliança para desenvolvimento gerencial das escolas de negócios para economias em ascensão

O ISAE Escola de Negócios participou da 27.ª Conferência Anual da CEEMAN, realizada em 26 de setembro de 2019, em Wroclaw, Polônia, com a participação do presidente do ISAE, Norman Arruda Filho, como mediador do painel Desafios dos Negócios: muito além do tripé da sustentabilidade, com os principais executivos do País.

Além da Conferência, instituições da Europa Central e Oriental, África e América Latina assinaram um memorando de entendimento para o estabelecimento de uma aliança para melhor atender às necessidades das escolas de negócios localizadas nas economias em ascensão.

O memorando foi assinado por representantes da CEEMAN – Associação Internacional para o Desenvolvimento Gerencial em Sociedades Dinâmicas; AABS – Associação Africana de Escolas de Negócios; ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração de Empresas do Brasil; BMDA – Associação de Desenvolvimento de Gerenciamento do Báltico; FORUM – a Associação de Educação para o Desenvolvimento Gerencial na Polônia; e RABE – Associação Russa de Educação Empresarial.

As oportunidades geradas pela aliança serão oferecidas pelas associações regionais, com foco especial em:

A partir de agora, os parceiros da aliança trabalharão juntos para desenvolver prioridades e ações específicas para focar em benefício de seus membros.

ISAE assina Memorando de Entendimento celebrado entre Instituição Sueca e Prefeitura de Curitiba

O ISAE Escola De Negócios assinou o Memorando de Entendimento celebrado entre o KTH – Royal Institute of Technology, a Prefeitura de Curitiba e outras instituições brasileiras. O acordo tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável.

A assinatura ocorreu no dia 27 de setembro, durante o 2.º Integra Curitiba. Evento que formalizou as parcerias e promoveu um dia inteiro de debates sobre o tema. O supervisor de Sustentabilidade do ISAE, Gustavo Loiola, foi o mediador no painel 1 sobre Bioeconomia Circular em Cidades Sustentáveis.  O evento contou com a participação da Royal Institute of Technology – KTH (Suécia), FIEP, Agência Curitiba, Agências de Inovação da UFPR e UTFPR, Sanepar e Eletrolux. 

Segundo a Prefeitura, o ISAE participa do acordo internacional de cooperação por ser  uma escola de negócios referência em educação transformadora, soluções inovadoras e resultados sustentáveis, com a missão de ser protagonista do desenvolvimento sustentável, inspirando lideranças globalmente responsáveis por meio de uma educação transformadora guiada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, o documento menciona a experiência comprovada em pesquisas, desenvolvimento tecnológico, inovação, extensão, e interesse em ampliar oportunidades para cooperação internacional.

Cooperação Internacional e entre Instituições Nacionais

Ao assinar o acordo, o ISAE irá trabalhar junto à Universidade Tuiuti do Paraná para criar cidades mais sustentáveis por meio do programa Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Sustentáveis desenvolvido pelo Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

INCT ETEs Sustentáveis

O ISAE, por meio de seu programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. O projeto tem duração de 5 anos e é financiado por: MCTI/ CNPq/ CAPES/ FAPs.

Objetivos:

Linhas de Pesquisa

Presidente do ISAE é eleito membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração

O presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração. O comunicado foi realizado pelo próprio presidente da Academia, Paulo Roberto Motta. A sessão solene comemorativa ocorrerá em outubro.

A eleição consagra nacional e internacionalmente a trajetória do executivo. “Me sinto honrado. Pretendo trabalhar pela integração cada vez maior e sinérgica da tríade entre esta Academia, Educação e sociedade”, celebra Norman.

Norman de Paula Arruda Filho é Doutor em Gestão Empresarial Aplicada, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal (2012). Presidente do Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE, conveniado à Fundação Getulio Vargas, coordenador do Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial do Paraná e membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU. Um entusiasta da educação executiva responsável no Brasil, integrou o grupo que criou os Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME) da ONU – diretrizes que norteiam a gestão de mais de 800 Escolas de Negócio do mundo todo. Atualmente, integra o PRME Champions Group, o PRME Advisory Committee e é Co-chair do Capítulo Latino Americano e Caribenho do PRME. Norman também contribui como Conselheiro em diversos segmentos como o Conselho Latino-americano de Escolas de Administração e o Global Reporting Initiative no Brasil.

Aluno do Mestrado em Governança e Sustentabilidade inicia pesquisa na University College London (UCL)

O aluno do Mestrado em Governança & Sustentabilidade, do ISAE Escola de Negócios, Alexandro Radin, iniciou na semana passada, na University College London – UCL no Reino Unido, um período de vivência como pesquisador visitante. Alex permanecerá na UCL até fevereiro de 2020.

Alexandro realizará um estudo sobre a influência e relação entre qualidade da água x investimentos em saneamento e incidência de Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) na cidade de Araucária (Paraná). O aluno comparará estes dados com uma cidade similar da Inglaterra.

O objetivo é conhecer melhor estas prováveis relações, bem como, as estratégias bem-sucedidas de investimentos e gestão pública em uso no país britânico que podem ser aplicadas no Brasil.

O estudo fará uso do modelo metodológico de organização de indicadores em saúde ambiental desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde -OMS, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA e Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos – USEPA, denominado FPEEEA – força motriz, pressão, estado, exposição, efeito e ação.

Alexandro e a Professora Dra. Luiza Campos.

O trabalho tem a orientação do Prof. Dr. Charles Carneiro (ISAE) e co-orientação da Prof. Dra. Luiza Campos (imagem acima) e Prof. Dra. Paty Kostkova, ambas da University College de Londres.

1ª Energy Experience: evento inédito vai tratar o panorama atual e futuro da energia no Brasil

O uso das diferentes fontes de energia impacta diretamente toda a sociedade moderna, influenciando desde o estilo de vida até problemas decorrentes da poluição. Com o objetivo de abordar temas relevantes para a sociedade e debatê-los de maneira aprofundada, o ISAE Escola de Negócios vai promover na próxima semana, no dia 12 de setembro, a primeira edição da Energy Experience. O evento, gratuito e aberto ao público, vai discutir o momento de transição energética que as cidades, empresas e a sociedade estão passando.

O ciclo de palestras e debates propostos serão relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, agenda lançada em setembro de 2015 com metas globais para serem atingidas até 2030. O Objetivo 07, especificamente, trata de assegurar o acesso confiável, sustentável e moderno à energiapara todos, estimulando a participação de energias renováveis na matriz energética global e a melhoria da eficiência energética no planeta. Dessa forma, o evento busca criar e construir práticas que levem para a comunidade respostas às suas demandas de maneira a colaborar com os problemas ambientais emergentes.

O Energy Experience contará com dois painéis: Painel Agro, Indústria e Cidade, mediado pelo coordenador da Fundação Getulio Vargas, do MBA do Setor Elétrico, Felipe Gonçalves, com a participação do Diretor Presidente da Copel Comercialização, Franklin Miguel, do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e do Analista da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar, Moisés Knaut Tokarski; e o Painel Startups, que será realizado pelo CEO da Renova Green Energia Solar, Reinaldo Cardoso, pelo Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da SmartGreen, André Luiz Strapasson e pelo Diretor ABADE Energias Renováveis, Zilton Stange. O evento terá ainda uma exposição de soluções em energias renováveis, com a participação de empresas como Copel, EcoPower e Abade Aquecimento.

A primeira edição da Energy Experience será realizada no dia 12 de setembro, na sede do ISAE Escola de Negócios (Av. Visconde de Guarapuava, 2943), a partir das 17h para a exposição e 19h30 para os painéis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.isaebrasil.com.br/eventos.