(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Curso internacional gratuito ensina como trabalhar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

2020 é um marco, pois temos apenas 10 anos pela frente para realizar um esforço global e ambicioso para atingir as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Década de Ação requer conhecimento e aceleração de soluções sustentáveis para os maiores desafios do mundo. Com essa visão, a Hanken Business School (Finlândia) em parceria com o ISAE Escola de Negócios (Brasil), Audencia (França) e La Trobe Business School (Austrália) lançam o curso “Organising for the Sustainable Development Goals (SDGs)”, ministrado em inglês e com certificação internacional. Saiba mais.

Ementa:

Ao final do curso você estará apto para:

Público Alvo:

O curso foi desenvolvido para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre os ODS e como alcançá-los. Este curso será especialmente útil para estudantes interessados ​​nos principais conceitos e práticas de sustentabilidade, profissionais do setor privado, formuladores de políticas e profissionais da sociedade civil que desejam implementar os ODS no trabalho.

Increva-se!

Conheça o Missão 21, o programa de inovação do Sicoob Unicoob

A central Sicoob Unicoob, parte do maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, foi responsável por estruturar e coordenar um Programa de Inovação completo que contempla as suas 19 singulares. Oriundo do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, o Missão 21 tem como objetivo “acelerar iniciativas de inovação da cooperativa que tenham sinergia com desafios sistêmicos.”

Conduzido por um squad de 11 pessoas da central Sicoob Unicoob, o programa Missão 21 promove a criação de times em cada singular que vão trazer à tona as dores e iniciativas do seu ambiente de trabalho. Estes times participam de encontros e mentorias que vão fornecer as ferramentas necessárias para a aceleração das iniciativas levantadas. Ao final do programa, os times de cada cooperativa apresentam seus pitches para uma banca avaliadora e são escolhidas as oportunidades a serem desenvolvidas. Assim, é possível retroalimentar as células de inovação de cada singular quando estes times retornarem à cooperativa prontos para implementar as soluções desenvolvidas no Missão 21.

O modelo de trabalho é inspirado no Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, elaborado pelo ISAE em parceria com o Sescoop/PR e Arbache Innovations, que capacitou mais de 450 colaboradores de cooperativas no Estado do Paraná no tema cultura de inovação. Só do Sicoob Central Unicoob, foram 10 participantes – e estes Agentes foram os responsáveis pela idealização do Missão 21, que rodou sua primeira edição no final de 2019.

Um dos principais prêmios de sustentabilidade do Brasil divulga seus finalistas

Foram meses de muita expectativa, criatividade, inscrições e análises de cases inovadores oriundos de dezenas de cidades brasileiras. Agora, o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável acaba de divulgar seus finalistas. Em sua 13ª edição, que será realizada no dia 06 de fevereiro de 2020, a premiação vai reconhecer ideias que colaboram para que a sociedade fique atenta a ações mais conscientes, sustentáveis e, consequentemente, para que as pessoas vivam em um mundo melhor.

Ao longo de sua história, o evento, uma iniciativa do ISAE Escola de Negócios, de Curitiba (PR), contabiliza mais de 1.000 projetos inscritos e, aproximadamente, 200 vencedores que têm seus projetos em funcionamento em todos os cantos do Brasil. Em 2020, o prêmio será ainda mais especial, pois tem como tema “Ozires Silva”, seu grande inspirador.

“O Dr. Ozires Silva é, sem dúvida alguma, um dos nomes mais inspiradores da humanidade. Seu potencial de inovação e empreendedorismo inspira e continuará motivando muitas gerações. É uma grande honra tê-lo como patrono do nosso prêmio, que se transformou em uma das grandes celebrações do empreendedorismo sustentável no Brasil”, comenta o idealizador do prêmio e presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho.

O Prêmio Ozires Silva 2020 será dividido em três categorias (Empreendedorismo social, Empreendedorismo ambiental, Empreendedorismo econômico e Empreendedorismo educacional) com subdivisões em três diferentes modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física. No total, a premiação contou com 84 projetos aprovados, que seguiram para avaliação da banca de jurados, formada por especialistas em suas áreas de atuação e comprometidos com as categorias de empreendedorismo contempladas pelo prêmio.

“O Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável surgiu como uma forma de celebrarmos e destacarmos no cenário nacional projetos que contribuem de alguma forma para o desenvolvimento sustentável do planeta. Durante mais de uma década, temos nos surpreendido positivamente com a capacidade de inovação de centenas de brasileiros que pensam e trabalham diariamente por um mundo melhor. E para nossa edição de 2020, não será diferente. Mais uma vez estamos impressionados com a qualidade dos projetos inscritos”, destaca Norman de Paula Arruda Filho.

Confira a lista completa dos projetos finalistas:

Graduação: Reutilização de resíduos de pedras ornamentais; Sustentabilidade na construção civil: Uso de resíduos de construção; InPakta; Projeto Acolhida; Programa Crescer; Amet; e Construção de casas emergenciais com blocos celulares.

Médio Porte: Plantio Online; Programa Avançar; Ler e Pensar; RPC Game; Televisando; Autoestima e Empoderamento por meio da Sustentabilidade; Coral Rouxinol; Projeto Agentes de Proteção; e Somos todos Unilehu.

Médio-Grande e Grande Porte: Corredor Ecológico; Dana – Borracha 100% reciclada; Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil no Maior Hospital de Minas Gerais; Projeto GOTA – SENAI GAMA-DF; AbeLinhas do Conhecimento: conscientização ambiental nas escolas municipais de Curitiba; Casa Inteligente – Senai 4.0; EMM – Espaço Matemática Maker; AMPLIAR; Programa 1.000 Mulheres – Construindo Negócios de Impacto Social;  Educar para Transformar; e Quero-colo.

Micro e Pequeno Porte: Curso de Mecânica Básica de Bicicleta; Programas Nacionais de Coleta e Reciclagem; Bendita.Co – Espaço de desenvolvimento do artífice; ARIGAF – Transformando o Futuro; Desafio Zero Descartável; Empreendedorismo Sustentável – da teoria à prática; Jornada Exponencial; Casa Malice – Acolher, Manter e Proteger; Coworking Social Y; Programa Impulso; e Projeto Legado.

Pessoa Física: Mili-Eco – Reciclagem de fardamento militar – pela paz e sustentabilidade; Tampinha do Bem – Curitiba; Música é Esperança; Qual o valor da água para você?; Trabalhando as habilidades socioemocionais através da literatura; Conexão Rosa Guarapuava; e GoodTruck Brasil.

Pós-graduação: Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem; Vivência Digital e inclusão social – a vida online em Querência do Norte-PR; e Oficinas com jogos de tabuleiro modernos para idosos com depressão.

Os grandes vencedores da 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável serão conhecidos no próximo dia 06 de fevereiro, em uma cerimônia realizada no Edifício Eugênio Casillo, em Curitiba. Mais informações no site www.isaebrasil.com.br/premio ou pelo telefone (41) 3388-7817.

Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6)

A Rede Brasil do Pacto Global e o ISAE Escola de Negócios realizaram a primeira edição do Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ODS 6), no dia 11/12, com a presença do diretor da Faculdade ISAE Brasil, Norman Neto.A premiação reconheceu 12 iniciativas nas áreas de água, saneamento e direitos humanos; gestão da eficiência hídrica na cadeia de operações; ação coletiva e proteção e restauração de ecossistemas. O diretor da Faculdade entregou a premiação da categoria Eficiência Hídrica na Cadeia de Operações.

Docentes Premiados

Os professores Charles Carneiro e Cleverson V. Andreoli, do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE, foram premiados na categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas com o projeto Eutrofização de reservatórios: gestão preventiva.

O case, já publicado nacional e internacionalmente pela IWA – Internacional Water Association, é resultado do desafio de integrar, de forma harmônica, muitas áreas relacionadas aos impactos antrópicos numa bacia de drenagem – a Bacia do Rio Verde, PR – enfrentado pela equipe coordenadora do Projeto. Também integraram a equipe de coordenação do projeto os professores da UFPR Cynara L. N. Cunha e Eduardo F. Gobbi.

“É um projeto interdisciplinar e interinstitucional, que envolveu 33 instituições e 53 pesquisadores. O grande diferencial do projeto é sua aplicabilidade prática, pois resultou em um plano de gestão preventiva da Bacia do Rio Verde, que além de abastecer a usina da Petrobras é também manancial de abastecimento público para água potável”, celebram os professores que ressaltam o financiamento integral da Petrobras.

Publicação

Durante a premiação ocorreu o lançamento do livro “Cases Empresarias de Sucesso em Água e Saneamento”, fruto da parceria Rede Brasil do Pacto Global, com apoio ISAE Escola de Negócios e o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). 

A publicação integra os esforços da ONU para implementar a Agenda 2030, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015, em Nova York. A agenda inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas a serem alcançadas até 2030. O ODS 6, composto por oito metas, visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas, sendo fundamental para seu alcance sua integração aos demais ODS.

Confira as imagens: (créditos: Felipe Abreu)

PRME elege novo board do Capítulo Brasil

No dia 03/12, integrantes do Principles for Responsible Management Education, Capítulo Brasil, se reuniram em Nova Lima/MG, para eleição do novo board e planejamento 2020.

O board eleito foi: José Antonio Fares (FIEP), Ivete Rodrigues (FIA), Flavio Hourneaux (FEA USP), Ricardo Siqueira (FDC) e Weslley Kendrick Silva (Unicesumar). Em breve, o Capítulo anunciará o novo presidente.