(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

PRME elege novo board do Capítulo Brasil

No dia 03/12, integrantes do Principles for Responsible Management Education, Capítulo Brasil, se reuniram em Nova Lima/MG, para eleição do novo board e planejamento 2020.

O board eleito foi: José Antonio Fares (FIEP), Ivete Rodrigues (FIA), Flavio Hourneaux (FEA USP), Ricardo Siqueira (FDC) e Weslley Kendrick Silva (Unicesumar). Em breve, o Capítulo anunciará o novo presidente.

Case ISAE é apresentado no SAP Next-Gen Academy for Experience management

No dia 02/12, em São Paulo, as iniciativas desenvolvidas pelo ISAE em prol da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram apresentados durante o SAP Next-Gen Academy for Experience Management, um evento focado no gerenciamento de experiências vinculado aos ODS, cobrindo oito locais em todo o mundo.

Foram reunidos acadêmicos, corporações, startups, aceleradores, parceiros e especialistas com objetivo de gerarem ideias para transformar indústrias e marcas em movimentos e experiências que dimensionam o impacto e direcionam os propósitos.


Em formato de road show, a iniciativa teve início em Nova York, seguido por sete eventos na Cidade do México, Paris, Bangalore, Walldorf, São Paulo, Cingapura e Moscou.

Os objetivos da Academy incluem compreender o papel essencial do gerenciamento de experiências e como a combinação de dados da experiência (dados X) com dados operacionais (dados O) pode informar e fechar as lacunas da experiência ganhando exposição com as soluções Experience Management da SAP.

Gustavo Loiola, supervisor de Sustentabilidade, representou o ISAE na sessão Qualtrics & Academia: showcasing ISAE’s SDG impacts and SDG Dashboard. O Prof David Steingard, da Saint Joseph University, apresentou o projeto de sua instituição – a SDG Dashboard. Além disso, também apresentou a dashboard do ISAE, como uma das instituições pioneiras em externalizar os seus impactos em relação aos ODS dentro dessa plataforma. 

ISAE e Volvo lançam livro sobre a relação entre inovação e gestão do conhecimento

Com o intuito de aproximar academia, empresa e sociedade, o ISAE Escola de Negócios, uma das principais instituições de ensino do Brasil, em parceria com a Volvo do Brasil, vai lançar o livro “Gestão do Conhecimento & Inovação: espaços de colaboração, confiança e contribuição estratégica”.

A obra aporta, em cada um dos seus 12 capítulos, um hibridismo entre as teorias escolhidas pelos professores envolvidos no projeto e cases de sucesso nacionais e internacionais apresentados pelos profissionais do Grupo Volvo.

“O livro é fruto de dois anos de imersão, em que o ISAE Escola de Negócios congregou professores, não apenas da própria casa, mas também de instituições como UEPG, UTFPR e Unisinos, os quais apresentaram o que há de mais sofisticado nas publicações científicas sobre as temáticas inovação e gestão do conhecimento, enquanto que os profissionais da Volvo do Brasil demonstraram a aplicabilidade dos conceitos na realidade dessa admirável organização”, comenta Rodrigo Moreira Casagrande, professor do Mestrado do ISAE e um dos organizadores da obra.

O lançamento do livro “Gestão do Conhecimento & Inovação: espaços de colaboração, confiança e contribuição estratégica” vai acontecer nesta segunda-feira, dia 09 de dezembro, a partir das 19h30, na sede do ISAE Escola de Negócios (Avenida Visconde de Guarapuava, nº 2943), no Centro de Curitiba.

ISAE Business encerra sexto ciclo de aceleração

Em Curitiba, o ISAE Business encerrou o sexto ciclo de aceleração. Ao todo foram cinco projetos que desenvolveram suas ideias em um período de quatro meses. Os temas das capacitações e mentorias foram:

Os projetos participantes, em Curitiba foram: Eccco | Orto  Rent | Start Ergonomia | Why not CWB | Minerva.

No dia 04, foi a vez dos empreendedores acelerados pelo ISAE Business em Londrina concluírem o programa: Mabuu – Startup de Desenvolvimento de Produto para pets (Cães e gatos); Obra & arte: Startup de Impacto Social do Instituo A.Yoshii para transformação de resíduos em obras de arte; Control Gestão – Startup de soluções contábeis; Acqua Insumos – Propõe facilitar acesso de produtores ligados à aquicultura a produtos com agilidade e custos competitivos. Compuseram a banca de avaliação o Sebrae, representado pela Danúbia Milani e a Smart Value Investment S/A, representada pelo Guilherme Bittencourt.

Fórum para RH de cooperativas é sucesso nas salas do ISAE

Nos dias 21 e 22 de novembro, o ISAE Escola de Negócios recebeu o Fórum do Profissionais de RH 2019, promovido pelo Sescoop/PR. O evento buscava sensibilizar os profissionais da área de Recursos Humanos das cooperativas do Paraná para os novos desafios do mercado e contou com workshops, apresentação de cases de sucesso e palestras.

A abertura do Fórum foi realizada por Danielle Hernandes, Coordenadora de Soluções Corporativas do ISAE, e por Leandro Macioski, Coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop, que introduziram a necessidade de constante atualização e inovação por parte da área de RH.

“Essa era uma preocupação que já tínhamos, a de trazer temas mais atuais para a área de RH, e soluções que permeiam as novas ferramentas em gestão de pessoas,” conta Leandro. “Ter essa preocupação em colocar o profissional em contato com essas novas metodologias de recrutamento, de contratação, de benefícios.”

Logo após a abertura, deu-se início ao workshop Learning Agility: Conceitos e Aplicação na Gestão de Talentos, ministrado por Tania Mara Lopes, Diretora de Gestão Corporativa e coordenadora do curso de Learning Agility do ISAE. Tania apresentou aos 47 profissionais de RH presentes no fórum a metodologia inovadora de potencialização de forças em resultados que é grande aliada na identificação de líderes de alta performance nos talentos da cooperativa.

Pela tarde, foi a vez de três profissionais apresentarem os cases de sucessos de suas empresas em Recursos Humanos, expandindo assim o conhecimento dos participantes para além do cooperativismo e fomentando uma discussão sobre inovação no RH. Foram eles: Adeildo Nascimento, da MadeiraMadeira, startup curitibana que é o maior e-commerce de artigos para casa do Brasil e acaba de entrar no Parque Tecnológico de Curitiba; Debora Kretzer, do EBANX, outra startup da capital que recentemente se tornou o mais novo unicórnio brasileiro, avaliada em 2 bilhões de dólares; e Diego Santana, da Forbiz, empresa considerada o melhor canal ouro da Senior Sistemas no Brasil.

A manhã de sexta-feira, dia 22, começou com uma apresentação do Sescoop/PR. Às 10h30, os profissionais assistiram à palestra sobre Lean Office: Otimizando processos e reduzindo desperdícios em Recursos Humanos, com Alexandre Iwankio, sócio-fundador da Iwankio Consulting, consultor Lean 6 Sigma e professor do ISAE/FGV. Alexandre promoveu discussões e dinâmicas voltadas à melhoria dos processos dentro do setor de RH das cooperativas, estimulando o pensamento crítico e uma mudança de mindset nos profissionais que trabalham diretamente com os talentos dessas organizações.

Leandro completa: “Tentamos fazer um evento que se completasse. Trazer o Learning Agility que é um conceito relativamente novo para nós, os cases de mercado, que, apesar de acontecerem em uma realidade de startups, é possível transportar o aprendizado para a cooperativa; e o Lean Office, que mostra que existe muita oportunidade de melhoria na área de recursos humanos. A gente pode fazer mais com menos, este é o objetivo.”

Uma das participantes do evento, Sheila Malta Santos, é Analista de Gestão de Pessoas da Gerência na unidade nacional, OCB. “Participar deste Fórum é sempre muito prazeroso. É a segunda vez que participo, ano passado com o tema People Analytics e esse ano com foco em tendências inovadoras. Nós, como profissionais de Recursos HUmanos, não podemos ficar de fora.”

Ela ainda elogia: “O evento está de parabéns, tanto pela qualidade dos professores, o investimento no curso, quanto pelo lugar do aprendizado – e mesmo ao trazer a tecnologia para uma participação mais ativa das pessoas. Você consegue, num evento como esse, aplicar o conhecimento na prática, mesmo com o pouco tempo que temos.”