(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Webinar internacional Sustentabilidade e Governança Corporativa: por que e para quê?

No dia 30 de junho, às 11h, o supervisor de Sustentabilidade e Relações Internacionais do ISAE, Gustavo Loiola, participará do Webinar internacional “Sustentabilidade e Governança Corporativa: por que e para quê?”, realizado pela Universidade de Lima. O idioma oficial do evento será o espanhol. Inscrições gratuitas: https://bit.ly/3i8Fuuc

O evento tem como objetivo analisar a convergência entre a estabilidade e o controle corporativo e o seu impacto, com foco interdisciplinar sobre o desenvolvimento sustentável da nova normalidade. Frente aos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a visão sistêmica e a interdisciplinaridade das organizações são um fator essencial. Um novo objetivo surge a partir da sustentabilidade e da governança corporativa, eixos transversais de empresas bem sucedidas e com impacto, assim como de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Palestrantes:

Gustavo Loiola

Mestre em Governança e Sustentabilidade pelo ISAE Escola de Negócios. É especialista em Administração e Negócios Internacionais e graduado em Publicidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é supervisor de Sustentabilidade e Impacto Social do ISAE e responsável pela articulação com programas e associações internacionais das Nações Unidas, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, PRME e Pacto Mundial.

Alexandre Di Miceli

Médico e especialista em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado pela Universidade Católica da Eslováquia (Bélgica) e pela Universidade de Cornell (Estados Unidos). Foi consultor do OCDE. Autor dos livros mais vendidos sobre governança corporativa e ética empresarial no Brasil. É consultor do IFC-Banco Mundial e professor de cursos para juntas diretas no IBGC.

Brasileiro assume board de iniciativa das Nações Unidas

O Principles for Responsible Management Education (PRME) iniciativa irmã do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), anuncia seu novo board mundial. Dos 16 membros, apenas um dos integrantes é brasileiro. O nomeado é Norman de Paula Arruda Filho, presidente do ISAE Escola de Negócios, reconhecido internacionalmente pelo seu histórico trabalho na disseminação dos princípios para o desenvolvimento sustentável e da formação de líderes globalmente responsáveis.

O board global do PRME assume uma função estratégica perante as mais de 800 instituições de ensino signatárias. Com um mandato de dois anos, os integrantes têm a função de zelar pelas diretrizes da iniciativa e ainda instigar a academia para a realização de pesquisas e pela busca de soluções para o atual desafio imposto por crises sem precedentes que envolvem o clima, a saúde e desigualdade.

Norman de Paula Arruda Filho

Doutor em Gestão Aplicada de Negócios pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal. Presidente do ISAE Escola de Negócios, conveniada à Fundação Getulio Vargas, Professor do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE/FGV e Conselheiro da Associação Comercial do Paraná (ACP – Conselho do Barão do Serro Azul) e conselheiro da Associação de Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC).

Uma entusiasta da educação executiva responsável no Brasil, se juntou ao grupo que criou o PRME, diretrizes que desde 2007 orientam a gestão de centenas de escolas de negócios em todo o mundo, incluindo o ISAE. Atualmente é membro do Board Global do PRME.  Em 2019, ele foi eleito Membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Conheça o trabalho de Norman em seu site: https://www.normanarrudafilho.com/

Fazem parte do Board Mundial do PRME

Ilian Mihov, Reitor, INSEAD – Chair PRME Board; Enase Okonedo, Reitora, Lagos Business School, Nigeria; Stefania Giannini, Diretora-Geral Associado da Educação, UNESCO; Paul Polman, Fundador, IMAGINE; Vice-Chair, UN Global Compact; James P. Walsh, Professor, Michigan Ross, USA; Ex-presidente, AOM; Co-fundador, AFAM; Jikyeong Kang, Presidente e Reitor, Asian Institute of Management, Philippines; Assylbek Kozhahmetov, Presidente, Almaty University Khazakstan; Haifeng Huang, Diretor, Center for Green Economy Peking University HSBC Business School, China; Norman Arruda Filho, Presidente, ISAE Escola de Negócios, Brasil; Lisa Fröhlich, Presidente, Cologne Business School, Alemanha; Belinda Gibbons, Palestrante Sênior, University of Wollongong; Chair, PRME Chapter Australia and New Zealand; Urs Jäger, Professor Associado, INCAE Business School, Costa Rica; Tima Bansal, Professora, Ivey Business School, Canada; Fundadora, Network for Business Sustainability; Sophie Charrois, Presidente, Oikos International, Switzerland; Andrew Main Wilson, CEO, AMBA; Ex-presidente do PRME Steering Committee; Ranjan Banerjee, Reitor do SPJIMR; Chair, PRME Chapter India.

Conferência Mundial do Pacto Global se torna o maior, mais sustentável e inclusivo evento da história da ONU

Com 20 mil pessoas, o Pacto Global realizou nos dias 15 e 16 de junho sua maior conferência mundial, o Leaders Summit 2020, considerada a mais inclusiva e sustentável da história da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento virtual reuniu líderes empresariais de mais de 180 países e Chefes de Estado direcionados a propósitos e comprometidos a avançar nos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ISAE Escola de Negócios, como signatário do Pacto Global, também participou da Conferência.

Foram 26 horas, mais de 100 sessões globais, regionais e locais. O presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, destaca as várias menções às realizações e legado de Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz em 2001, responsável pelo chamado ao mundo empresarial para a criação do Pacto Global. “A grandiosidade desse evento marcou de maneira muito honrosa a celebração dos 20 anos do Pacto Global e o reconhecimento ao trabalho realizado por Kofi Annan. É uma grande satisfação saber que o ISAE contribuiu para a disseminação das Agendas de desenvolvimento sustentável no Brasil, em especial entre líderes empresariais do Paraná, ao longo dessas duas décadas”, celebra o executivo.

A Cúpula de Líderes marcou a transição para uma nova liderança para o Pacto Global, com Sanda Ojiambo, do Quênia, substituindo Lise Kingo, da Dinamarca, como diretora executiva. “Sanda assume um grande desafio, visto que estamos enfrentando três crises interconectadas e sem precedentes na história: saúde, climática e desigualdade. Porém, o Pacto Global une o empresariado em uma grande família com mais de 10 mil empresas lutando para que por meio dos dez princípios façamos negócios juntos pautados pelos direitos humanos, trabalho digno, meio ambiente e anticorrupção”, explica Norman.

Para o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, o encontro foi empolgante. “Estou encorajado ao ver tantas empresas, de tantos tamanhos e de tantos setores e países, reconhecendo a necessidade urgente de unidade global e cooperação internacional. Nosso objetivo compartilhado é ver as empresas adotarem medidas fortes para apoiar os ODS e relatar publicamente seu progresso”.

Inovações

Para auxiliar as empresas na implementação de medidas mensuráveis no alcance da Agenda 2030, visto que estamos na década da ação, durante a Cúpula foram lançados:

Outros palestrantes do evento: Amina Mohammed, Vice-Secretária Geral da ONU; Mark Carney, enviado especial da ONU para Ação Climática e Financiamento Climático; Al Gore, fundador e presidente do Projeto Realidade Climática; Ban Ki-moon, ex-Secretário Geral da ONU e Vice-Presidente dos Anciãos; Michelle Bachelet, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos; Alicia Bárcena, secretária executiva, CEPAL; Sharan Burrow, Secretário Geral do Sindicato Internacional; Roberto Marques, CEO da Natura & Co; Sandra Wu Wen-Hsiu, Presidente e CEO da Kokusai Kogyo; Julie Sweet, CEO da Accenture; Helena Helmersson, CEO do Grupo H&M; Ilian Mihov, decano do INSEAD; e Fiona Reynolds, CEO do PRI, entre outros.

Webinar internacional de Meio Ambiente e Gestão vai discutir o mundo pós-pandemia

Promovido no Brasil pelo ISAE Escola de Negócios, irá analisar criticamente estratégias empresariais e boas práticas de protagonismo frente à crise

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2015, contemplam 17 objetivos e 169 metas para serem atingidos até 2030, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e educação. No contexto atual, frente a crise do novo coronavírus, se torna ainda mais desafiador atuar com uma agenda global para a sustentabilidade.

Lidar com uma pandemia, além do esforço crítico em lidar com vidas humanas, exige uma série de esforços dos setores públicos e privados, especialmente para evitar uma maximização dos impactos econômicos negativos. E neste período ambicioso que requer conhecimento e aceleração de soluções sustentáveis, o que podemos fazer para não deixar que a saúde do nosso planeta seja deixada de lado?

Com a intenção de fomentar uma discussão crítica sobre os impactos e oportunidades na agenda ambiental pós COVID-19, o ISAE Escola de Negócios, de Curitiba (PR), vai promover o webinar internacional gratuito “Meio Ambiente e Gestão: o mundo pós-pandemia” na próxima segunda-feira, dia 08 de junho, a partir das 20h. Entre os temas abordados durante o seminário estão estratégias empresariais e boas práticas de protagonismo frente à crise.

Conheça os nossos convidados:

Leonardo Barrionuevo: especialista em Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono e CEO das empresas EBCF (Empresa Brasileira de Conservação de Florestas S.A), Amabank e da Fundação Amazon Protection. Em sua trajetória, luta pelo objetivo de combater o desmatamento, a pobreza e o aquecimento global através da criação e gestão de Unidades de Conservação Sustentáveis na Amazônia.

Renzo Mori Junior: especialista em Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade com mais de 15 anos de experiência profissional. É pesquisador e professor na RMIT University, em Melbourne, Austrália, onde faz parte da equipe que implementa a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em toda a Universidade. Antes de ingressar na RMIT, atuava como pesquisador da Universidade de Queensland, investigando o papel potencial que as iniciativas de Governança da Sustentabilidade podem desempenhar para melhorar as práticas comerciais responsáveis e gerenciais da Deloitte.

O bate papo vai ser mediado por Gustavo Loiola, Mestre em Governança e Sustentabilidade e coordenador de Programas de Sustentabilidade do ISAE.

O webinar “Meio Ambiente e Gestão: o mundo pós-pandemia” será realizado na próxima segunda-feira, dia 08 de junho, a partir das 20h, de forma online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://bit.ly/370QMLV.

Canais de Atendimento ISAE

Informamos que o ISAE Escola de Negócios está atendendo com 100% dos seus colaboradores na modalidade home office, por tempo indeterminado. O horário de atendimento é das 14h às 18h. Essas medidas foram tomadas para a manutenção da saúde da nossa equipe. Sendo assim, contamos com sua colaboração e compreensão quanto ao tempo de espera, que poderá ser maior que o normal. Confira nossos canais de atendimento: ISAE Curitiba ISAE Londrina: