(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

Finanças Sustentáveis: Atitudes que geram valor

O Comitê de Gestão da Sustentabilidade da AMCHAM-Curitiba, presidido por Norman de Paula Arruda Neto, assessor da presidência do ISAE – Escola de Negócios, realizou palestra com Maurício Barbeiro, nessa quinta-feira, dia 22, sobre seus programas de educação – case Arco Dorados/McDonald´s, além de explicar por que a sustentabilidade para empresas não é um custo, e sim um investimento e uma ação inevitável para o desenvolvimento.

“É o primeiro evento que o Comitê de Gestão da Sustentabilidade promove nesse ano. O sucesso de público e a quantidade de questionamentos ao Maurício demonstraram como esse assunto instiga os empresários locais. Foi uma manhã muito produtiva”, celebra Norman Neto. Além do ISAE, representado por Thiago Martins, compareceram representantes de empresas como Boticário, Copel, Optness Institute, Gemalto, entre outras.

Desenvolvimento em Foco – na McDonald´s University

Maurício Barbeiro foi o coordenador do curso Desenvolvimento Sustentável em Foco, desenvolvido em parceria entre o ISAE e a Arcos Dorados/McDonald´s University.

O curso gerou interações em torno de temas como capitalismo e consumo consciente, finanças sustentáveis, liderança com propósito, inteligência emocional, gestão estratégica de stakeholders, entre diversos assuntos.

Maurício Barbeiro

Ex-aluno do MBA em Finanças, Controladoria e auditoria, Maurício também atua como professor convidado do ISAE. Especialista em estratégia e desenvolvimento de negócios relacionados aos fatores Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa em instituições financeiras e empresas de grande porte nos setores de alimentos e vestuário, possui mais de 20 anos de experiência com organização em rede de clusters industriais, setor financeiro e educação.

Atua nos comitês estratégicos de Energia e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (Pacto Global), acompanha instituições na disciplina do mercado, incluindo: Fórum Econômico Mundial; Conselho de Normas de Contabilidade de Sustentabilidade (SASB); PRME e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI),trabalhando em direção a uma economia mais regenerativa e inclusiva. Atuou em inúmeros projetos premiados de empresas como: Banco Real; Banco Santander Brasil e Arcos Dourados (McDonald´s América Latina).

Ícone no mercado moveleiro realiza programa “in company”

 

Os colaboradores da indústria DJ Móveis realizaram o GBA de Gestão da Cadeia de Suprimentos, desenvolvido pelo Soluções Corporativas, com o professor Victor Santos. O programa In Company, de 16 horas, ocorreu na sede da empresa, em Arapongas. A turma foi composta por gerentes, supervisores e pelo próprio CEO, Rafael de Afonseca e Silva.

 

Soluções Corporativas ISAE

As soluções customizadas pelo ISAE buscam de maneira precisa gerar os melhores resultados para as empresas. Em um processo no qual o cliente participa diretamente, são construídos programas e projetos que respeitam as características correspondentes à realidade de cada organização.

Com programas de desenvolvimento para profissionais e empresas, cada cliente conta com um acompanhamento especializado no diagnóstico, execução e mensuração de resultados. Assim, o Soluções Corporativas garante maior foco e eficácia nos desafios de mercado enfrentados por empresas dos mais variados segmentos. Saiba mais: https://goo.gl/JB5wsx.

 

DJ Móveis
Fundada em 1992, a DJ Móveis possui duas unidades industriais, localizadas nas cidades de Arapongas e Sabáudia, ambas no Paraná. Equipada com máquinas de alta tecnologia, está hoje entre as maiores fábricas da América Latina, com 50 mil m² de área construída, quase 800 colaboradores e a surpreendente marca de mais de 100 mil móveis produzidos por mês; distribuídos para lojistas em todo o Brasil e em mais de 20 países.

Escola de negócios promove curso de Negociação e Administração de Conflitos em Arapongas

De acordo com os dados do IBGE, a indústria moveleira alcançou 45,1 milhões de peças produzidas em novembro do ano passado. No acumulado do ano, isso representa uma alta de 4,4% em volumes. Por ser um segmento em ascensão, o ISAE – Escola de Negócios, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), promove um GBA em Negociação e Administração de Conflitos na cidade de Arapongas, a partir do dia 19 de fevereiro.

O objetivo do curso de curta duração (16 horas), oferecido para a categoria, é promover o networking, a troca de experiências e discutir soluções das mais diversas para as empresas, levando resultados eficazes e fortalecendo o setor industrial da região. As inscrições já estão abertas para todos os interessados pelo segmento.

A temática da capacitação consiste em proporcionar aos participantes conhecimentos e técnicas para administrar conflitos públicos internos e externos à organização. Além disso, aprimora as habilidade de negociação por meio do aprendizado de princípios e ferramentas praticas que orientam os maiores negociadores mundiais, proporcionando uma abordagem de ganhos mútuos nas mais diversas situações de compra e venda enfrentada por eles.

O curso será realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro, das 18h às 22h15, na Sede Administrativa do SIMA (Praça Dr. Júlio Junqueira, 88 – Centro). Mais informações pelos telefones (43) 3172-1278 (SIMA) e (43) 3306-7710 (ISAE) ou pelo email talita@sima.org.br.

IV Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo

O ISAE – Escola de Negócios participou da quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) com três artigos produzidos pelo Centro de Pesquisa e por alunos e ex-alunos do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Com o tema “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”, o encontro foi realizado em Brasília, de 20 a 22 de novembro.

Confira os artigos apresentados:
Alocação de Recursos Financeiros em Treinamento e Desenvolvimento nas Cooperativas Agropecuárias
Leandro Roberto Macioski
Maíra Oliveira Ruggi

Relação entre Autogestão e Governança em Cooperativas Agropecuárias do Paraná
Leonardo Boesche
Antonio Raimundo Dos Santos
Nicole Maccali
Marcia Cassitas Hino

Treinamento e Desempenho Organizacional: a Percepção da Alta Administração de Cooperativas Paranaenses
Luciano Minghini
Maíra Oliveira Ruggi

O evento
O Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) estimula estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas e o alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.

O objetivo é incentivar estudos que promovam a projeção e a compreensão de cenários e tendências, bem como do tratamento das relações de interdependência e seus efeitos em uma cooperativa. Fomentar a reflexão sobre os impactos das decisões e atividades das cooperativas na sociedade e no meio ambiente, considerando o comportamento ético e transparente, e visando o desenvolvimento sustentável.

O Encontro foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), integrantes do Sistema OCB.

Este slideshow necessita de JavaScript.

ACIPG inicia primeira turma do MBA em Gestão Empresarial

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) iniciou a primeira turma do MBA em Gestão Empresarial, resultado da parceria do ISAE, conveniado FGV, com a Associação.

A abertura, realizada pelo gerente de Educação do ISAE, Cláudio Skora, destacou a excelência acadêmica da Fundação Getúlio Vargas junto à missão de uma Educação Transformadora do ISAE. “A mesma qualidade do ensino ofertada pela FGV no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília será ofertada aqui em Ponta Grossa, pois os professores são os mesmos. Além disso, um dos diferenciais é que os alunos ainda terão a visão do DNA ISAE”.

Douglas Fanchin Taques Fonseca, presidente da ACIPG, ressaltou a necessidade de ofertar cursos para formação de gestores em Ponta Grossa, uma vez que as empresas, com destaque para as multinacionais, apresentam demanda para esses profissionais. “Logo que assumimos a administração nos cobraram essa busca pela formação de lideranças, a ideia agora é cumprir essa lacuna”, afirmou.

O MBA tem duração de 18 meses e tem estrutura modular, o que permite a entrada de novos alunos a cada novo semestre. O primeiro módulo, Liderança e Gestão Estratégica, concentra as disciplinas de Gestão de Pessoas; Negociação e Administração de Conflitos; Ética e Sustentabilidade; Gestão de Projetos; Comunicação Interpessoal e Corporativa e Gestão Estratégica. Saiba mais: www.isaebrasil.com.br/acipg

Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais