(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

13º Prêmio Ozires Silva: inscrições abertas!

Já estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, premiação nacional que reconhece ideias que colaboram para que a sociedade fique atenta a ações mais conscientes, sustentáveis e, consequentemente, para que as pessoas vivam em um mundo melhor. Ao longo de sua história, o evento, uma iniciativa do ISAE Escola de Negócios, contabiliza mais de 1.000 projetos inscritos e, aproximadamente, 200 vencedores, oriundos de todos os cantos do Brasil.

Em sua 13ª edição, a premiação terá como tema “Ozires Silva”, seu grande inspirador. O Prêmio Ozires Silva 2020 será dividido em três categorias (Empreendedorismo social, Empreendedorismo ambiental, Empreendedorismo econômico e Empreendedorismo educacional) com subdivisões em três diferentes modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física. Após a inscrição, os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora formada por profissionais de destaque no segmento e atuantes no mercado nacional.

“O Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável surgiu como uma forma de celebrarmos e destacarmos no cenário nacional projetos que contribuem de alguma forma para o desenvolvimento sustentável do planeta. Durante mais de uma década, temos nos surpreendido positivamente com a capacidade de inovação de centenas de brasileiros que pensam e trabalham diariamente por um mundo melhor”, comenta o idealizador do prêmio e presidente do ISAE, Dr. Norman de Paula Arruda Filho.

SOBRE OZIRES SILVA

Patrono, homenageado e agora tema do evento, Ozires Silva é oficial da Aeronáutica e Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fundador e primeiro presidente da Embraer, foi o grande responsável por criar e desenvolver a indústria de aviação brasileira. Presidiu a Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer.

Na sequência, Ozires Silva atuou como presidente da Varig e criou, em 2003, a Pele Nova Biotecnologia, focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual. Atualmente é reitor da Instituição São Judas Tadeu, campus Unimonte, em Santos (SP).

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do prêmio até o dia 19 de novembro. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 13 de fevereiro de 2020, em Curitiba.

MANIFESTO DA 13ª EDIÇÃO

Ozires tinha o sonho de voar e, por isso, concedeu asas aos seus ideais.
Aos projetos e, também, mais tarde, às pessoas.
A paixão e curiosidade intrínsecos pela aviação o impulsionaram a levantar voo.
Movido por curiosidade, uniu conhecimento, ideias e pessoas como um ambiente de fuselagem.
Desfrutou da sua veia empreendedora como combustível de decolagem.
Pai da indústria aeronáutica brasileira, Ozires, enquanto o Brasil ainda importava bicicletas, desenvolveu maneiras de construir aviões.
E assim o fez: concretizou com o nome de Embraer o que hoje é uma das maiores organizações aeroespaciais do mundo.

“Os seres humanos são produtos do meio onde vivemos.

Assim como aviões, maravilhosas invenções, impulsionadas pelo entusiasmo.”

(Ozires Silva)

ISAE Business participa de Fórum de Investidores inédito no Brasil

O Pacto Global realizou um evento inédito no mundo e o Brasil foi escolhido para ser o pioneiro no lançamento do SDG Investment Forum, no dia 20 de março, na Bolsa de Valores de São Paulo. O evento reuniu: empresas, que apresentaram projetos evidenciando quão rentável é a sustentabilidade; investidores, que definiram potenciais investimentos alinhados às práticas para cumprimento da Agenda 2030; governo e iniciativa privada.

Restrito para convidados, o Fórum reuniu cerca de 200 pessoas incluindo o diretor da Faculdade ISAE Brasil, Norman Neto, e o supervisor de Sustentabilidade e coordenador do ISAE Business do ISAE, Gustavo Loiola. “São mais de 13 trilhões de dólares que podem ser fomentados (o que equivale a aproximadamente 6 vezes o PIB do Brasil), e a geração de mais de 380 milhões de postos de trabalho (3 vezes a quantidade de pessoas empregadas no Brasil hoje)”, explica Gustavo.

Estiveram presentes representantes das signatárias da Rede Brasil ( B3, Suzano, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Klabin, Sebrae, Cervejaria Ambev e Natura), além do coordenador-residente da ONU no Brasil, Nicky Fabianc, da presidente da Rede Brasil, Denise Hills, do secretário executivo da Rede Brasil, Carlo Linkevieius Pereira, assim como de representantes de diversas empresas de investimentos, do setor produtivo, de governos e das Nações Unidas.

ISAE Business

Aceleradora ISAE Business tem como objetivo apoiar os projetos e empresas de alunos selecionados, a fim de expandir a rede de contatos e conhecimento, por meio de eventos, oficinas e mentorias. Durante o período de aceleração os projetos/empresas assistidos irão se preparar para o momento de escala, quando estarão aptas para receber um investimento para aumentar e potencializar o seu crescimento através de um modelo já comprovado de sucesso. O processo de seleção 2019 iniciará no dia 1º de abril. Conheça a Aceleradora ISAE Business: http://bit.ly/2UQIwaz

 

 

ISAE E UFRGS juntos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Maratona de Empreendedorismo é um evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – SEDETEC, que tem como objetivo desenvolver o potencial de empreendedores, capacitando no planejamento, construção e desenvolvimento de suas startups. É aberto à comunidade externa e interna da Universidade.

Mais uma vez, o ISAE Escola de Negócios em uma parceria com a UFRGS, apoiou a iniciativa oferecendo capacitação e mentoria para 20 projetos participantes. Gustavo Loiola, supervisor da assessoria da presidência e sustentabilidade do ISAE, esteve em Porto Alegre – RS, nos dias 5 e 6 de setembro, e ministrou uma oficina sobre a inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. “Sempre é importante resgatar a importância de inserir os ODS em projetos de novos negócios, afinal esses modelos têm conquistado cada vez mais relevância, utilizando diversas metodologias e inovações em gestão e tecnologia que com certeza têm grande potencial para fortalecer as metas globais e contribuir para disseminação e aplicação dos objetivos para 2030”, afirma o supervisor.

Por meio do slogan Impacte o seu Mundo e da campanha #inovaçãoUFRGS, as propostas de novos negócios de impacto devem estar relacionadas com as áreas de algumas das incubadoras tecnológicas da Universidade – biotecnologia, engenharia, física, química, saúde e TI – e impactar algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Os cursos pretendem contribuir para que os participantes tenham condições de desenvolver um projeto que contemple questões básicas do modelo de negócio de suas startups.

“Os ODS serão conquistados com a mobilização de startups, empresas e empreendedores com inovações disruptivas e cocriações de novas soluções para a sociedade. Quando nos unimos o desenvolvimento é mais fácil de ser alcançado”, certifica Loiola.

 

Turma orientada pelo Gustavo Loiola, supervisor do ISAE.

Universidade Sustentável: projetos de impacto para a sociedade

No dia 19 de setembro, o Relações Internacionais do ISAE, Gustavo Loiola, esteve representando o PRME da ONU, em uma série de atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A participação faz parte do Programa de Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da UFRGS. Foi realizada uma aula a respeito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, para os cerca de 25 projetos participantes da Maratona do Empreendedorismo, que tem como objetivo principal desenvolver o potencial dos empreendedores, capacitando no desenvolvimento de suas propostas de startups de impacto. Além disso, busca prospectar projetos para as Incubadoras da UFRGS, ampliar o networking e oportunizar troca e construção de conhecimento.

Durante a aula, Gustavo abordou os ODS e como os projetos podem inserir os Objetivos da ONU em sua estratégia de negócio agregando valor. No período da tarde, mediou um painel que abordou os principais desafios para a implementação dos ODS dentro de instituições educacionais, e como as universidades e comunidades acadêmicas podem contribuir com projetos de impacto para a sociedade. Participaram também a Professora Istefani Carision, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS), Nicole Zagonel da startup Herself e Renata Athayde da ENACTUS UFRGS.

Na oportunidade também foi apresentado o Manual de Boas Práticas para a disseminação dos ODS em Instituições de Ensino, desenvolvido pelo PRME Chapter Brazil, e disponível para download aqui.

O evento foi importante pois reforça a aproximação do PRME com instituições de ensino público e de referência, além da disseminação da agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Minha startup muda o mundo

Estão abertas as inscrições para o concurso “Minha startup muda o mundo”, realizado pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e pelo Conselho de Jovens Empresários da ACP (CJE), com o apoio do ISAE – Escola de Negócios e patrocínio da Fomento Paraná, da Companhia Paranaense de Energia (Copel), do Instituto Renault e de diversas outras empresas. Clique aqui para se inscrever.

O objetivo do desafio é proporcionar a jovens empreendedores a oportunidade de expor seus projetos, e, aos vencedores, a possibilidade de receber a premiação para a execução de seu projeto. O evento também promove a interação entre os participantes com diversos profissionais de segmentos diversos.

Premiação

1º Lugar
• R$7.500,00(Sete mil e quinhentos reais).
• Um GBA ISAE, curso de média duração, a escolha do aluno, com duração máxima de 122 horas, presencial, nas cidades de Curitiba ou Londrina.
• Um mês de Residência grátis em Jupter.
• Mentoria Jurídica pela Andersen Ballão Advocacia.
• Diagnóstico de compliance pela Eticca Compliance.

2º Lugar
• R$3.500,00 ( Três mil e quinhentos reais)
• Um GBA ISAE, curso de curta duração, a escolha do aluno, com duração máxima de 24 horas, presencial, nas cidades de Curitiba ou Londrina.
• Um mês de Residência grátis em Jupter.
• Mentoria Jurídica pela Andersen Ballão Advocacia
• Diagnóstico de compliance pela Eticca Compliance.

3º Lugar
• R$1.625,00 ( Mil e seiscentos e vinte cinco reais)
• Um GBA ISAE, curso de curta duração, a escolha do aluno, com duração máxima de 16 horas, presencial, nas cidades de Curitiba ou Londrina.
• Um mês de Residência grátis em Jupter.
• Mentoria Jurídica pela Andersen Ballão Advocacia
• Diagnóstico de compliance pela Eticca Compliance.

Para mais informações acesse: http://www.minhastartupmudaomundo.com.br/