(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Consultoria de inovação do ISAE leva a MadeiraMadeira ao parque tecnológico de Curitiba

Consultoria de inovação do ISAE leva a MadeiraMadeira ao parque tecnológico de Curitiba

O céu é o limite para a MadeiraMadeira, mas o primeiro degrau era o Parque Tecnológico de Curitiba. A empresa, que nasceu em São José dos Pinhais vendendo pisos de madeira na internet, hoje fica localizada na capital e se posiciona como um híbrido entre o maior e-commerce do Brasil (para produtos para casa), marketplace e fábrica de softwares. E, de olho em manter o crescimento exponencial que vem atingindo desde 2016, entrar no Curitiba Tecnoparque abriria todas as portas necessárias.

O programa Curitiba Tecnoparque é uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento de empresas que possuem projetos inovadores em tecnologia que agreguem valor ao município. O incentivo acontece por meio da diminuição da alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 2%. Suspenso para novas adesões desde 2013, o programa foi relançado em 30 de maio de 2018.

O desafio

Para estruturar a apresentação do seu projeto à Agência Curitiba de Desenvolvimento, a MadeiraMadeira contou com a consultoria do ISAE Escola de Negócios, especialista em gestão e inovação. O responsável foi Hélio Gomes de Carvalho, professor do ISAE e Assessor de Inovação e Tecnologias, que conduziu diversas entrevistas com gestores e heads de áreas estratégicas da MadeiraMadeira, estudou detalhadamente a proposta inovadora da startup e redesenhou o projeto dentro dos moldes solicitados pela Agência Curitiba.

“Meu trabalho foi caracterizar, com bastante assertividade, e tomando como referência as definições constantes do Manual de Oslo (FINEP/OCDE, 2005), os projetos de oportunidades de inovação em processos, serviços, produtos e modelos de negócio que a MadeiraMadeira tinha em seu planejamento,” conta o prof. Hélio, Dr. Eng. “Foi uma consultoria instigante. Os projetos de oportunidades de inovação identificados trarão, quando desenvolvidos e implementados, uma maior competitividade para a MadeiraMadeira. Isso fará da empresa uma referência de capacidade inovativa em soluções de software para o comércio online.”

Protocolado no dia 05 de fevereiro, o projeto foi aprovado em 29 de março, garantindo o ingresso oficial da MadeiraMadeira ao Curitiba Tecnoparque para se juntar a outras 91 empresas inovadoras sediadas na capital paranaense – sendo que, destas, apenas 7 ingressaram depois da reabertura do Programa em maio de 2018.

A parceria entre ISAE e MadeiraMadeira

“Nós fazemos inovação muito no dia-a-dia, no ímpeto de criar e ser diferente na busca de soluções para o mercado, entretanto sem uma didática adequada para os padrões solicitados pela Agência Curitiba. Foi daí que percebemos que precisávamos do apoio de um especialista,” explica Fernando Herculano, diretor de Controladoria da MadeiraMadeira.

Fernando chegou ao ISAE por meio de indicações de sua rede de contatos quando buscava uma escola com expertise em inovação. “Quando o Hélio e o Thiago [Diogo, coordenador do ISAE Inova, área de inovação do ISAE] chegaram, eles revisaram o formulário exigido pela Agência Curitiba e mudaram um pouco o nosso foco. Nós estávamos falando muito sobre o que já tinha acontecido e o que estava vigente no momento, mas precisávamos nos concentrar no ‘daqui para a frente’.”

Fernando ainda conta que a reunião de kick-off da parceria durou 4 horas e, apesar de cansativa, gerou muitos insights. Já o planejamento do projeto em si foi feito em aproximadamente 20 dias, que era o prazo que a MadeiraMadeira tinha para apresentar seu novo formulário de adesão – que, além das informações solicitadas, contava com um QR Code que direcionava para um vídeo explicativo -, depois de uma tentativa que não havia sido bem sucedida nos meses anteriores. Felizmente, a proposta apresentada pela startup foi mais do que suficiente para a Agência Curitiba e a resposta da aprovação veio como um presente, bem no aniversário da capital.

Sobre o projeto de inovação da MadeiraMadeira

De forma geral, o projeto apresentado pela MadeiraMadeira para conseguir o tão desejado ingresso para o Curitiba Tecnoparque é constituído por 4 soluções distintas. Hoje pensadas para compor um “marketplace inteligente”, cada uma delas vem atender uma necessidade diferente dentro do segmento.

Enquanto uma das soluções visa dar visibilidade para vendedores locais em marketplaces maiores, outra tem como objetivo possibilitar a esses vendedores a comercialização de produtos que até então eles não teriam costume de vender pela internet pela falta de logística. Uma terceira solução busca alavancar a rentabilidade de portais de conteúdo que têm muito tráfego mas que não faturam tanto; e a última vai facilitar a transação entre empresas com um novo modelo de B2B.

As quatro soluções fazem parte de um projeto de marketplace inteligente que foi detalhado no formulário de solicitação de adesão e também no vídeo enviado pela MadeiraMadeira à Agência Curitiba. A consultoria voltada à inovação prestada pelo ISAE possibilitou elencar quais propostas, em maior ou menor escala, deveriam compor o projeto, baseado em que problemas eles buscavam resolver.

Dessa forma, nas palavras de Fernando Herculano: “Nós queremos atuar em todos os ramos do varejo e ser o local onde o cliente pode encontrar todos os produtos para a sua casa. Já somos líderes no online e, estamos iniciando nossa jornada pelo varejo físico.”

A equipe do ISAE deseja todo o sucesso nesta nova fase da MadeiraMadeira e fica lisonjeada de ter feito parte deste marco na sua história.

Voltar