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Learning Agility Aplicada a Gestão de Talentos

Vivenciamos um cenário volátil e complexo em que precisamos nos tornar cada vez mais confortáveis com a incerteza e a mudança súbita, sendo chamados a todo momento a desafiar o status quo e ter a capacidade integrativa de construir coletivamente, harmonizar interesses a partir de um propósito maior, criar e implantar soluções inovadoras.

A agilidade de Aprendizagem (Learning Agility) é considerada um dos melhores preditores de alto potencial na gestão de talentos, o que reflete significativamente no crescimento do profissional e na performance de resultados da organização, esta metodologia ainda é nova no Brasil, mas tem se tornado cada vez mais frequente no vocabulário corporativo de organizações exponenciais. Trata-se de uma abordagem que identifica e aprimora competências essenciais dos profissionais, considerando a capacidade de aprender rapidamente com a experiência, construir coletivamente e colocar em prática o conhecimento em situações inéditas ou de maior complexidade.

As principais dimensões da metodologia Learning Agility se aplicam diretamente as principais necessidades desenvolvimento das lideranças:

Agilidade mental: é a capacidade de pensar de maneira diferente, examinando problemas a partir de uma perspectiva ampla, original e estratégica e processar informações rapidamente.  Perceber com clareza e rapidez os aspectos críticos e as informações relevantes, analisar criticamente para resolver desafios complexos e expandir possibilidades fazendo novas conexões.

Agilidade pessoal: trata da habilidade de entender e se relacionar bem com pessoas, demonstrar abertura, flexibilidade, encarar situações difíceis para melhorar seu desempenho em grupo, assim como compreender e ser capaz de trabalhar bem com pessoas diferentes, inspirando confiança e desenvolvendo pessoas para alcançar objetivos. Pessoas com essa característica obtêm os resultados por meio da criação e participação e desenvolvimento de equipes, percebendo claramente a posição que devem ocupar.

Agilidade para mudança: consiste na capacidade de detectar sinais precoces de mudança e desenvolver as ações necessárias para se adaptar ou promover mudanças de forma eficaz. Geralmente, são pessoas inovadoras e curiosas, que tem paixão por ideias e melhoria contínua, que assumem riscos, provocam mudanças e se sentem confortáveis com isso.

Agilidade para resultados: é a capacidade de definir objetivos e prioridades e manter o foco neles para obter os resultados desejados. Pessoas ágeis para resultados tem um grande impulso para resultados e são energizadas por atribuições desafiadoras. Esta habilidade nos ajuda a alcançar sucesso em situações novas, inspirando equipes e exibindo uma postura que constrói confiança em si e nos outros.

Autoconhecimento: Considerada como um fator transcendente que impacta nas demais dimensões, está relacionada a autoconsciência, a percepção de si próprio em termos de pontos fortes e fracos e como fortalecer suas habilidades e compensar os gaps. Pessoas com agilidade em autoconhecimento têm uma boa dose de autocrítica saudável, passam por uma busca contínua por feedback e auto feedback, autoanalisam com humildade e rigor, resultando em um bom nível de autoconfiança.

QUEM PODE FAZER O CURSO DE LEARNING AGILITY APLICADA NA GESTÃO DE PESSOAS?

Gestores da área de recursos humanos, líderes e consultores organizacionais que desejam implementar a metodologia de gestão de talentos (high potential) e desenvolver cultura de aprendizagem.

QUAIS OS RESULTADOS ESPERADOS?

  • Conhecimento da metodologia de Learning Agility aplicada a gestão de talentos;
  • Construção de Estratégias e plano de desenvolvimento de equipes com agilidade de aprendizado.
  • Melhoria da performance organizacional.

QUAL A METODOLOGIA UTILIZADA?

A metodologia dos programas ISAE contempla técnicas diversificadas que aprimoram os conhecimentos, habilidades e atitudes dos participantes, pautado em princípios para uma Educação Transformadora.

O curso de Learning Agility utilizará ferramentas, estudos de casos, construção de plano e estratégia de desenvolvimento de equipes de alto pontencial.

  • Programa com metodologia pioneira na temática no Brasil;
  • O programa oportuniza a construção de ferramenta de Gestão de Talentos (High Potential)para utilização na organização com base nas premissas de Learning Agility (aliada ao conhecimento do negócio);
  • Docentes com know howconsolidado em carreira executiva, gestão de talentos e aprendizagem corporativa;
  • Estudos tem demonstrado que o Learning Agility, mediado pela aprendizagem no trabalho, tem sido considerado um dos melhores preditores do alto potencial e desempenho profissional e está significativamente relacionada com a trajetória de crescimento na carreira.

Dimensões de Learning Agility (8h):

  • Mindset ágil e autoconhecimento;
  • Agilidade Interpessoal;
  • Agilidade Mental;
  • Agilidade para Mudanças;
  • Agilidade para resultados;

 

Aplicação da metodologia de Learning Agility na Gestão de Talentos (16h):

  • Learning Agility na Identificação de Talentos;
  • Mapeamento de competências de Learning Agility alinhado aos objetivos do negócio;
  • Principais Assessment em Learning Agility;
  • Avaliação de Potencial – Confecção de formulário para aplicação prática nas organizações;
  • Nine box (Performance/Agilidade de Aprendizagem);
  • Técnicas para desenvolvimento de Talentos com base na metodologia de Learning Agility;
  • Promoção da aprendizagem organizacional;
  • Cultura de Learning Agility;
  • Cases de aplicação prática na gestão de talentos

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