(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> “A inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”

Em palestra no ISAE, os temas diversidade e inclusão estimularam a reflexão
“A inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”

Em parceria com Universidade Livre para a Eficiência Humana – Unilehu, o ISAE apoiou o debate “Diversidade & Inclusão: a importância das semelhanças nas diferenças” que contou com a palestra de Elizane Mecena, consultora do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que enfatizou que a inclusão é um direito e dever da sociedade e para que a inclusão aconteça, a sociedade precisa reconhecer que todos são diferentes. “É necessário um outro olhar sobre esse assunto e que se reconheça que o desafio é de quem convive com os deficientes e não o contrário”, propôs Mecena.

“O termo diversidade está diretamente ligado a entender as diferenças e o termo inclusão está ligado ao privilégio de conviver com elas. A deficiência é apenas uma característica, entre tantas que diferenciam as pessoas umas das outras e é preciso entender que o que uma pessoa não pode fazer é sempre menor do que ela pode, exemplo disso, é que todas as habilidades de um cego são maiores que suas restrições”, explicou a palestrante.

Yvy Abbabe, diretora da Unilehu, comentou no evento que é necessário um conhecimento sobre as deficiências e diversidades da sociedade para que haja uma mudança de comportamento. “É preciso iniciar na teoria para depois ser aplicada na prática. Muitas pessoas não sabem como lidar com a questão, pois não têm conhecimentos sobre o assunto. A transformação será feita quando mais pessoas debaterem e sejam agentes dela em seu cotidiano. Não é possível que ainda haja a exclusão e o preconceito na era da informação. A geração 4.0 ganhará com a participação de todos os cidadãos – com e sem deficiência – em todos os ambientes de convivência”, declarou Abbabe.

O Diretor de Educação do ISAE, Antônio Raimundo dos Santos, fez uma participação no evento e comentou sobre ética. “A evolução da questão ética depende da evolução da empatia e esta pode ser desenvolvida. Como nós do ISAE queremos transformar o mundo, é imprescindível que esses temas sejam abordados no ambiente empresarial para que essa mudança comece dentro das empresas e se fortifique em todos os setores”, salientou.

O ISAE Escola de Negócios é parceiro da Unilehu em iniciativas que incentivam a transformação para um mundo melhor e tem a intenção de mais eventos que propiciam a reflexão para a inclusão, diversidade e fim de preconceitos, caminhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas – ONU.

Voltar
Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais