(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> INCT ETEs Sustentáveis promove oficina de capacitação

INCT ETEs Sustentáveis promove oficina de capacitação

O ISAE, por meio de seu programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis, e no período de 20 a 23 de março de 2018, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), promoveu a oficina de capacitação intitulada por “Avanços em relação a projeto, construção e operação de reatores anaeróbios aplicados ao tratamento de esgoto”.

O workshop foi realizado no Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS) da SANEPAR, e teve como instrutor o professor Carlos Augusto de Lemos Chernicharo (DESA/UFMG) e como monitores, Lívia Cristina da Silva Lobato e Thiago Bressani Ribeiro, ambos integrantes da equipe do INCT ETEs Sustentáveis. O objetivo foi a capacitação de 30 profissionais de diferentes áreas da Sanepar, como projeto, obra, manutenção eletromecânica, operação de estações de tratamento de esgoto e pesquisa e desenvolvimento.

Durante a capacitação, os conteúdos foram trabalhados a partir de técnicas variadas e combinadas, tais como, dinâmicas, discussões em grupos e abertura para relatos de experiências, visando uma melhor integração dos participantes das diferentes áreas. Sendo o foco a análise de reatores anaeróbios, os principais assuntos abordados foram a aplicabilidade e desenvolvimento da tecnologia anaeróbia, vantagens associadas à digestão anaeróbia, problemas observados em unidades de tratamento preliminar e suas consequências nos reatores anaeróbios, dentre outros.

Ao final do encontro, foram identificados os principais aspectos relacionados a projeto, obra, operação e manutenção que podem ser aprimorados pela Sanepar, tanto nas ETEs existentes como nos novos projetos. Além do estabelecimento de importantes diretrizes básicas, foram também montados grupos de trabalho com o intuito de aprofundar a discussão de pontos levantados durante a oficina.

fonte: INCT ETEs Sustentáveis (Núcleo UFMG)

Voltar
Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais