(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> INCT realiza segundo encontro internacional no ISAE

Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto são objeto de estudo do INCT que recebeu o Prof. Dr. Adalberto Noyola Robles, do México.
INCT realiza segundo encontro internacional no ISAE

Nessa terça-feira, dia 7, o ISAE recebeu o Prof. Dr. Adalberto Noyola Robles, do Instituto de Engenharia da Universidad Nacional Autónoma de México, em mais um evento promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis). Robles falou sobre as oportunidades para o desenvolvimento de estações sustentáveis de tratamento de esgoto na América Latina.

“O ISAE passa a integrar uma rede especializada e de referência dedicada a estudar e apresentar diretrizes para o aprimoramento das condições do setor de esgotamento sanitário no Brasil, na América Latina e no Caribe. Um evento como esse é um momento notório para trocas de experiência e conhecimento com um profissional de relevância internacional no tema”, explica o coordenador no Sul do país do Prof. Dr. Gustavo Possetti.

O palestrante

O Prof. Adalberto Noyola Robles possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidad Autónoma Metropolitana Azcapotzalco, mestrado em Diplome d`Etudes Approfondies (DEA) – Institut National Des Sciences Appliquées Toulouse e doutorado em Doctorat – Institut National Des Sciences Appliquées Toulouse. É Pesquisador Titular C na Universidad Nacional Autonoma de Mexico, atuando principalmente nos temas digestão aneróbia, estudos de traçadores, reator UASB, ácido teraftálico e tratamento de gases. Desde fevereiro de 2008 é o presidente do Instituto de Engenharia da Universidad Nacional Autónoma de México.

Sobre o INCT

O ISAE, por meio de seu programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. O projeto tem duração de 5 anos e é financiado por: MCTI/ CNPq/ CAPES/ FAPs.

Objetivos:

Conceber um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, a partir das seguintes bases:

  • formação de recursos humanos qualificados para atuar na área;
  • realização de pesquisas básicas e aplicadas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valorização dos
  • subprodutos do tratamento;
  • transferência de conhecimento para a sociedade, para o setor empresarial e para o governo.

Linhas de Pesquisa

  • Gerenciamento do sistema de coleta e transporte de esgoto doméstico;
  • Controle das emissões gasosas e aproveitamento energético do biogás nas ETEs;
  • Valorização dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto (lodo e escuma);
  • Remoção de micro contaminantes, remoção e recuperação de nutrientes e produção de água para reuso;
  • Gestão do saneamento, aspectos legais e institucionais e capacitação.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltar
Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais