(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> ISAE assina Memorando de Entendimento celebrado entre Instituição Sueca e Prefeitura de Curitiba

ISAE assina Memorando de Entendimento celebrado entre Instituição Sueca e Prefeitura de Curitiba

O ISAE Escola De Negócios assinou o Memorando de Entendimento celebrado entre o KTH – Royal Institute of Technology, a Prefeitura de Curitiba e outras instituições brasileiras. O acordo tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano sustentável.

A assinatura ocorreu no dia 27 de setembro, durante o 2.º Integra Curitiba. Evento que formalizou as parcerias e promoveu um dia inteiro de debates sobre o tema. O supervisor de Sustentabilidade do ISAE, Gustavo Loiola, foi o mediador no painel 1 sobre Bioeconomia Circular em Cidades Sustentáveis.  O evento contou com a participação da Royal Institute of Technology – KTH (Suécia), FIEP, Agência Curitiba, Agências de Inovação da UFPR e UTFPR, Sanepar e Eletrolux. 

Segundo a Prefeitura, o ISAE participa do acordo internacional de cooperação por ser  uma escola de negócios referência em educação transformadora, soluções inovadoras e resultados sustentáveis, com a missão de ser protagonista do desenvolvimento sustentável, inspirando lideranças globalmente responsáveis por meio de uma educação transformadora guiada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Além disso, o documento menciona a experiência comprovada em pesquisas, desenvolvimento tecnológico, inovação, extensão, e interesse em ampliar oportunidades para cooperação internacional.

Cooperação Internacional e entre Instituições Nacionais

Ao assinar o acordo, o ISAE irá trabalhar junto à Universidade Tuiuti do Paraná para criar cidades mais sustentáveis por meio do programa Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Sustentáveis desenvolvido pelo Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).

INCT ETEs Sustentáveis

O ISAE, por meio de seu programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto – INCT ETEs Sustentáveis. O projeto tem duração de 5 anos e é financiado por: MCTI/ CNPq/ CAPES/ FAPs.

Objetivos:

  • Conceber um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, a partir das seguintes bases:
  • formação de recursos humanos qualificados para atuar na área;
  • realização de pesquisas básicas e aplicadas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valorização dos
  • subprodutos do tratamento;
  • transferência de conhecimento para a sociedade, para o setor empresarial e para o governo.

Linhas de Pesquisa

  • Gerenciamento do sistema de coleta e transporte de esgoto doméstico;
  • Controle das emissões gasosas e aproveitamento energético do biogás nas ETEs;
  • Valorização dos subprodutos sólidos do tratamento de esgoto (lodo e escuma);
  • Remoção de micro contaminantes, remoção e recuperação de nutrientes e produção de água para reuso;
  • Gestão do saneamento, aspectos legais e institucionais e capacitação.
Voltar