(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> ISAE Inova marca presença no maior evento corporativo de Londrina

ISAE Inova marca presença no maior evento corporativo de Londrina

Nos dias 16 e 17 de outubro, Londrina recebeu um dos maiores eventos empresariais da região: o Lidere. A edição 2019 aconteceu no Espaço Villa Planalto e contou com palestras, painéis e expositores que destacaram a inovação e o empreendedorismo e proporcionaram momentos valiosos de networking entre empresários de diversos ramos.

O ISAE Escola de Negócios elegeu sua área estratégica de inovação, o ISAE Inova, para representar a Instituição. Além de um stand de exposição, no qual contava um pouco da trajetória do ISAE para se posicionar como referência em soluções educativas inovadoras, o coordenador do Inova, Thiago Martins Diogo, participou do painel Para onde vai Londrina, da trilha de conhecimento da ACIL, e dois professores da rede de talentos ISAE foram palestrantes no evento.

Gianfranco Muncinelli, professor de MBAs e Pós-Graduações no ISAE, conduziu uma conversa rica sobre Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos como Instrumento de Liderança e Implementação de Mudança. “Fugindo bastante do tipo de ‘palestra de sensibilização’ para a inovação e mudança, a ideia foi mostrar dois instrumentos importantíssimos e ferramentalizar os participantes para que as empresas atinjam seus objetivos,” conta Gianfranco.

Já Rodrigo de Barros, que faz parte da equipe de mentores do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, deu uma verdadeira aula sobre Criatividade Para Inovação, sua especialidade – e, logo depois, ainda fez parte do painel da Redfoot sobre Open Innovation.

“Foi uma oportunidade ímpar de trazer à tona algumas reflexões mais provocativas, por assim dizer, sobre criatividade em inovação,” conta Rodrigo. “Em especial porque, de um lado da plateia, tínhamos alunos de uma escola de Londrina, todos entre 13 e 14 anos de idade, que já estavam pensando em criatividade e inovação, mesmo ainda estando inseridos no sistema educacional, que é um dos grandes responsáveis pela perda da nossa criatividade. Do outro lado da plateia, nós tínhamos pessoas de várias entidades de apoio empresarial, e foi bem legal eles estarem lá para ouvir sobre ecossistema de inovação.”

Segundo o professor, as empresas devem tomar cuidado para manter as ações focadas em eco e não em ego. “Vejo muitas iniciativas de inovação caírem por terra por estarem voltadas ao EGOssistema e não ao ECOssistema”.

O sucesso do discurso, de acordo com Rodrigo, se deu pelo foco numa problemática genuína, já que vivemos, como sociedade, uma epidemia de ansiedade e precisamos pensar mais em criatividade para resgatar o ser humano criativo. 

No painel de inovação aberta, foram destacadas as ações do ISAE Inova no mapeamento do ecossistema das cooperativas dentro do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. A articulação entre o sistema cooperativista e o de startups para é um exemplo de que o ISAE Inova está provocando ações de inovação aberta dentro do cooperativismo com resultados.

Voltar