(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> ISAE torna-se ponto de coleta para Pilhas e Baterias

Ação integrada com a ACP auxiliará na implantação de um sistema de logística reversa no Estado.
ISAE torna-se ponto de coleta para Pilhas e Baterias

Hoje, a Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio de seu Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (CASEM), presidido por Norman de Paula Arruda Filho (presidente do ISAE – Escola de Negócios), deu um importante passo: a assinatura do Termo de Logística Reversa para pilhas e baterias portáteis em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA).

Além de Norman, participaram da cerimônia o secretário da SEMA, Antonio Carlos Bonetti; o presidente da ACP, Glaucio Geara; a vice coordenadora do CASEM, Gabriella Pita; o representante da ABINEE, Henrique Mendes; o coordenador de Resíduos Sólidos do SEMA, Vinício Bruni e o gerente regional da ABINEE no PR, Jorge Paulo de Aguiar.

“Esse é um projeto que está rodando na ACP há três anos e é uma satisfação colocá-lo em prática, pois será uma ação realizada junto aos associados. Estamos buscando um novo modelo mental, em que as pessoas estarão criando consciência a respeito do seu papel na preservação ambiental”, celebra Norman.

Junto com a assinatura do termo, foi lançada a cartilha do Programa de Logística Reversa – Pilhas e Baterias Portáteis. “A cartilha foi totalmente financiada pela ACP. Esperamos que essa iniciativa seja replicada em outras entidades e que, num futuro próximo, a logística reversa tenha um entendimento total e consciente de toda a sociedade”, explica o presidente da ACP.

Entenda

A ação está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos implantada pelo Governo Federal em 2010 e que prevê a implantação de sistemas de logística reversa para uma série de produtos, incluindo pilhas e baterias. De acordo com a legislação, o lojista que comercializa pilhas ou baterias é obrigado a disponibilizar pontos de entrega/descarte e receber pilhas e baterias portáteis usadas de consumidores.

Para adesão ao Programa de Logística Reversa da ACP, o comerciante deve assinar um termo de adesão junto à Associação, que estará disponível no site. Ao final do preenchimento, ele receberá um adesivo do sistema de logística reversa em pdf para impressão que deve ser colocado no estabelecimento junto ao coletor das pilhas.

Assim, teremos dois tipos de estabelecimentos coletores: pontos primários que recolherem até 30 kg e pontos secundários para coletarem de 30kg a 350kg:

  • Os pontos primários devem encaminhar as pilhas para os pontos secundários. Os pontos secundários deverão contratar uma transportadora para transportar as pilhas para o centro de consolidação que reciclará os materiais. O custo para reciclagem dos materiais ficará por conta dos fabricantes que assinaram um outro termo de compromisso, diretamente com a ABINEE.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltar
Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais