NOTÍCIAS

cocamar3 de julho de 2017

Cocamar: Finalizada a terceira turma do programa de certificação

O Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos entregou na noite desta quarta-feira (28/06), em Maringá (PR), os certificados a 28 conselheiros e associados da Cocamar que participaram da terceira turma, iniciada no ano passado. Instituições Durante solenidade na Associação Cocamar, além dos formandos e seus familiares, compareceram, também, dirigentes da cooperativa e representantes da Organização…

nature-213364_128030 de junho de 2017

Campo: o que fazer para produzir de maneira mais sustentável

Segundo relatório da FAO (Agência da ONU para agricultura a alimentação), o Agronegócio foi responsável por quase 70% do desmatamento na América Latina entre 2000 e 2010. Apesar do porcentual soar alarmante, felizmente o Brasil e outros países contam hoje com políticas sérias de sustentabilidade, o que vem permitindo uma produção ampla com menor impacto….

turismorural10 de maio de 2017

Turismo rural é segmento promissor no agronegócio

O apelo ao maior contato com a natureza e a terra — movimento que é uma tendência mundial crescente — vem abrindo cada vez mais espaço para um mercado que pode ser bastante explorado pelo agronegócio, sobretudo pelos agricultores familiares: o turismo rural — 90% desse setor, segundo a professora do ISAE — Escola de…

celular17 de abril de 2017

Tecnologia evitará “apagão” no campo

O desenvolvimento constante de novas tecnologias e mecanismos que ajudem a produzir mais com menos e otimizem perdas é um caminho para que o Agronegócio continue a avançar no Brasil. Apesar de ser o ramo mais promissor da economia brasileira hoje, ainda existe uma perda considerável por conta da infraestrutura logística: de acordo com levantamento…

safra6 de abril de 2017

Na contramão da economia, campo continua gerando empregos

Em um contexto de quase 13 milhões de desempregados, procurar emprego no Brasil tornou-se não só uma tarefa difícil, como também fez com que profissionais de várias áreas repensassem suas carreiras e segmentos de atuação. Um setor que tem gerado emprego para profissionais de áreas distintas é o Agronegócio: segundo a Confederação Nacional de Agricultura…

painel25 de março de 2017

Top 5: conheça as áreas mais lucrativas do Agronegócio

Com os recentes desdobramentos da Operação Carne Fraca, há uma certa apreensão do mercado, um dos mais promissores da economia brasileira. Mesmo com possíveis impactos no Produto Interno Bruto (PIB) do país, o segmento deve continuar promissor. Segundo análise do Comitê Macroeconômico do ISAE – Escola de Negócios, coordenado pelo professor do Mestrado em Governança…

JOVENS COOPERADOS17 de março de 2017

De olho no futuro

Em busca de um futuro de qualidade no campo, aproximadamente 160 filhos de associados da Cooperativa Copacol participam das atividades promovidas pelo Grupo de Jovens – o Programa de Desenvolvimento Jovens Cooperados (PDJC). Segundo reportagem publicada na Revista Copacol, jovens empreendedores rurais, vêm fortalecer ainda mais a parceria entre o cooperativismo e a sustentação de…

combine-harvester-1906532_192017 de março de 2017

PIS/Cofins – Crédito sobre peças de máquinas industriais

Os profissionais incumbidos de acompanhar as mutações da legislação das contribuições para o PIS e Cofins poucas vezes encontram-se seguros sobre a correta apuração de créditos e, diante disso, muitos optam por acumular apenas créditos de operações já pacificadas perante o Direito Tributário. Desde que amparados legalmente, é possível o creditamento em outras situações, não…

cows-cow-203460_192017 de março de 2017

Case Fábrica de Rações Batavo

Os alunos da Pós-graduação em Governança Estratégica do Agronegócio analisaram o case da Fábrica de Rações Batavo para apresentarem alternativas em busca da satisfação das necessidades dos cooperados produtores de leite. O objetivo foi realizar um levantamento sobre a capacidade de produção da Fábrica de Rações Batavo em Carambeí, bem como a busca da satisfação…

mark-516277_192017 de março de 2017

Estudo de caso: Logística Copacol

A competitividade das empresas está na maioria das vezes relacionada à sua forma de atender seus clientes, sejam eles, internos ou externos. Se houver divergências na gestão de serviços oferecidos, a satisfação e confiabilidade dos clientes serão afetadas e isso também depende dos recursos disponíveis para atendê-los. Levando esses fatores em consideração, os alunos da…