Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade no ISAE - Curitiba - FGV

Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade

:: Processo Seletivo

INSCRIÇÃO

O interessado deverá, necessariamente, realizar sua inscrição em duas etapas:

Pré-inscrição

De 28/10/2013 a 03/02/2014: o candidato deverá preencher a ficha de pré-inscrição, imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição em até 48 horas.

Inscrição

De 28/10/2013 a 05/02/2014: o candidato deverá enviar por e-mail (contato.mestrado@isaebrasil.com.br) em PDF ou JPG a documentação exigida neste edital no item 4 . A inscrição só será efetivada após recebimento do e-mail de confirmação, enviado pela secretaria executiva.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$200,00 (duzentos reais), não sujeita à restituição, sob qualquer hipótese. O simples pagamento da taxa não efetiva a inscrição, sendo indispensável o preenchimento integral e envio de todas as informações e documentos exigidos no processo seletivo.

Documentos Necessários

Documentos necessários para inscrição

Para realizar a inscrição no processo seletivo, o interessado deverá enviar a seguinte documentação:

- Diploma de Graduação ou declaração da Instituição de Ensino Superior (IES), comprovando que o candidato já concluiu ou tenha conclusão do respectivo curso prevista para data anterior à finalização da matrícula no Mestrado, e cópia digitalizada do histórico escolar do curso de graduação;

- Cópia digitalizada do documento de identidade oficial e cadastro de pessoa física -CPF. No caso de candidatos estrangeiros não residentes no país será aceita cópia do passaporte (cópia digitalizada das páginas de identificação). O candidato deve ter o visto permanente ou temporário;

- Curriculum Vitae (http://lattes.cnpq.br/);

- Carta de Intenção do Candidato, com no mínimo uma e no máximo duas laudas, contendo:

- As razões pelas quais o candidato deseja cursar o Mestrado, especialmente na perspectiva da sua utilidade na vida profissional;

- Compromisso do candidato em participar integralmente do programa e com a aplicação do projeto de pesquisa;

- Suas realizações relevantes na vida profissional e acadêmica.

- Os candidatos devem apresentar carta(s) de recomendação preferencialmente de professor que o tenha orientado em atividades acadêmicas, e/ou de superior em atividade profissional recente e de seus pares;

- No caso de candidatos patrocinados por empresas ou instituições, a carta de recomendação deverá ser elaborada pelo seu superior evidenciando as qualidades do candidato, o compromisso e interesse da empresa ou instituição de que seu colaborador conclua o Mestrado, bem como execute o(s) projeto(s) de pesquisa(s);

- Projeto de pesquisa preliminar da dissertação (máximo de 2000 palavras), conforme modelo fornecido no ANEXO 1.

Processo Seletivo

Após a homologação das inscrições, a seleção dos candidatos do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade será baseada nos seguintes itens:

- Avaliação da documentação;

- Carta de recomendação;

- Avaliação do projeto de pesquisa preliminar da dissertação;

- Entrevista do candidato.

A seleção deverá, ainda, levar em conta a disponibilidade de orientação dos docentes do programa e número de vagas oferecidas.

Para saber detalhes, verifique no Edital.

Cronograma Processo Seletivo

Inscrição - entrega da documentação

28/10/2013 a 05/02/2014

Avaliação e homologação da documentação

28/10/2013 a 05/02/2014

Divulgação da agenda de entrevistas

07/02/2014

Realização das entrevistas

12/02/2014 a 19/02/2014

Divulgação do resultado final

21/02/2014

Período de matrícula

24/02/2014 a 28/02/2014

Divulgação do resultado final - 2ª Chamada

06/03/2014

Período de matrícula - 2ª Chamada

10/03/2014 a 13/03/2014

Aula Inaugural:

14/03/2014

Edital do processo seletivo

Download do edital em PDF

:: Programa

Práticas aplicadas à construção do conhecimento

Seguindo as diretrizes e com apoio dos Princípios para Educação Empresarial Responsável-PRME, da Organização das Nações Unidas (ONU), o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade é o único do Brasil a abordar estas áreas do conhecimento, com o objetivo de formar lideranças conscientes do novo paradigma da sustentabilidade corporativa.

O programa segue uma das principais tendências globais para a educação executiva, que consiste em oferecer uma formação voltada para valores, e tem forte embasamento na transdisciplinaridade e na educação experiencial, com foco nas características pessoais do indivíduo.

Com vistas a promover a troca de conhecimento entre academia e mercado, de forma a agregar um diferencial competitivo, o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE propõe o desenvolvimento de linhas de pesquisa com o objetivo de alavancar a gestão das organizações com foco na sustentabilidade corporativa.

Público-alvo

Destina-se a profissionais interessados em adquirir uma visão interdisciplinar de governança e sustentabilidade e da correlação entre estes dois temas, uma vez que são assuntos recorrentes no core da gestão das organizações com alto grau de geração e agregação de valor às empresas.

Profissionais das mais diversas áreas de formação, com graduação completa, atuantes em projetos e organizações, que desejem aprofundar seus conhecimentos em governança e sustentabilidade.

Princípios Norteadores

- Sustentabilidade Corporativa

- Ética

- Liderança

- Governança Corporativa

- Empreendedorismo e Inovação

Investimento

Para valores, formas de pagamento e parcelamento, a secretaria executiva deve ser consultada.

:: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

A busca pela sustentabilidade em todos os processos é uma constante no atual contexto mundial. Mais do que uma necessidade, a adequação estratégica e os processos de governança e sustentabilidade são uma exigência social, manifestada por políticas públicas, pelas empresas e pela sociedade.

Neste cenário, a governança emerge como uma estratégia de alinhamento dos objetivos organizacionais a estas demandas. Assim, o Mestrado visa avaliar problemas, soluções e práticas relacionados à governança e sustentabilidade, fundamental para organizações públicas, privadas e do terceiro setor, gerar conhecimentos e formar profissionais capacitados a compreender e potencializar resultados.

Linhas de Pesquisa

Governança

As pesquisas privilegiam estudos sobre as boas práticas de governança, compreendendo seus vários aspectos como, estratégias organizacionais, articulação, gestão integrada entre os conselhos, diretoria executiva, auditoria externa e relacionamento com os stakeholders.

Sustentabilidade

Enfatiza a sustentabilidade a partir do triple bottom line (econômico, social e ambiental) e no contexto da gestão organizacional. Esta linha abrange, também, pesquisas em âmbito urbano e rural, em setores públicos e privados.

:: ESTRUTURA DE APOIO ÀS DISCIPLINAS

O curso tem duração máxima de 30 (trinta) meses. Cada aluno deverá cumprir 26 (vinte e seis) créditos para titulação: 15 (quinze) créditos em disciplinas obrigatórias, 9 (nove) créditos em disciplinas eletivas e 2 (dois) créditos na dissertação.
O mestrando, em acordo com o seu professor orientador, deverá escolher suas disciplinas eletivas no campo de interesse do trabalho de final de curso.

Aulas de ambientação

Durante os primeiros dias de aula, os alunos realizarão capacitações e alinhamento a respeito da governança e sustentabilidade, de forma que tenham uma visão geral do curso e do posicionamento do ISAE quanto ao tema.

Disciplinas Obrigatórias

Sustentabilidade Socioambiental

Dimensões Conceituais de Governança

Metodologia de Pesquisa

Teoria das Organizações

Sustentabilidade nas organizações

 

* Todas as disciplinas acima tem carga horária de 45 horas

 

Disciplinas Eletivas

Aspectos relacionados à Gestão Organizacional Corporativa e Cooperativa

Inventário de Gases de Efeito Estufa nas Empresas

Áreas degradadas: do diagnóstico à recuperação

Meio ambiente e atividades rurais

Estatística para Pesquisas em Sustentabilidade

Modelos de Avaliação de Desenvolvimento Sustentável

Instrumentos Econômicos de estímulo à proteção ambiental: Pagamento por Serviços Ambientais

Responsabilidade civil por danos ambientais

Métodos Qualitativos de Pesquisa

Responsabilidade socioambiental

Economia Criativa

Políticas Públicas e Gestão Ambiental no Brasil

Gestão de Projetos para a Construção de Soluções Sustentáveis

Economia Verde

Sustentabilidade Socioambiental

Economia criativa

Sustentabilidade na Cadeia de Valor

Governança Cooperativa

Ética, Governança e Sustentabilidade

Cooperativismo

Identidade Social e Governança

 

* Todas as disciplinas acima tem carga horária de 45 horas

 

:: Corpo Docente

Coordenação

Antônio Raimundo dos Santos - doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia das Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em História do Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Corpo Discente

Destina-se a profissionais interessados em adquirir uma visão interdisciplinar de governança e sustentabilidade e da correlação entre estes dois temas, uma vez que são assuntos recorrentes no core da gestão das organizações com alto grau de geração e agregação de valor às organizações. Profissionais das mais diversas áreas de formação, com graduação completa, atuantes em projetos e organizações, que desejem aprofundar seus conhecimentos em governança e sustentabilidade.

Antônio Raimundo dos Santos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia das Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em História do Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Lecionou em diversas IES entre 1981 e 2006, notadamente na PUC-PR, onde neste período atuou em graduação e em pós-graduação lato sensu e stricto sensu. É atualmente professor da Fundação Getulio Vargas, onde atua nas disciplinas de Metodologia da Produção do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e de Competências, Ética Empresarial, Responsabilidade Social Corporativa. Atua também como professor convidado em cursos de pós-graduação lato sensu em outras instituições de ensino superior. Desde 2012  é o Diretor de Educação do ISAE-É consultor de empresas e palestrante pela Kondutta Desenvolvimento Profissional, principalmente nas áreas de desenvolvimento de competências gerenciais, gestão do conhecimento corporativo e responsabilidade social corporativa. Atua como conselheiro e coordenador do Conselho de Orientação Ética (COE) da Copel desde 2004 e da Comissão de Análise de Assédio Moral (CADAM) da Copel desde 2009. É autor e coautor de diversas obras em suas áreas de atuação.

Charles Carneiro

Pós-doutor em Ecossistemas Aquáticos - UNESCO-IHE ? Holanda, doutor em Geologia Ambiental - Geoquímica de Águas ? UFPR, mestre em Ciências do Solo ? UFPR, graduação em Engenharia Agronômica pela UFPR e aperfeiçoamento em Gestão Integrada de Lagos pelo ILEC-Japão.  Atualmente, é Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Companhia de Saneamento do Paraná e professor de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná. Membro da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia do CNRH. Tem atuado em projetos de P&D em saneamento e meio ambiente nas seguintes áreas: Lodo de Água, Captação Sub-superficial, Macrófitas, Risco de Desabastecimento, Eficiência Energética, Qualidade de Água, Gestão de Barragens e Eutrofização, Redução de Odor, Escuma, Redes e Aproveitamento Energético de Biogás, Lodo de Esgoto, Tratamento de esgoto, Reuso, Toxidade em efluentes, Membranas e recuperação de áreas degradadas, todos voltados à aplicação prática. Autor (coautor) de 45 contribuições científicas, 04 livros e 11 capítulos de livros. 

Cleverson Vitorio Andreoli

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciências do Solo e Engenheiro Agrônomo. É engenheiro de Pesquisa da SANEPAR e professor do Programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE, e de Gestão Ambiental em cursos de especialização da FGV, FAE e PUC-PR. Autor e coordenador de 25 livros e publicou mais de 160 artigos. Foi Superintendente da SUREHMA, presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente ? ABEMA.  Realizou diversas consultorias para entidades internacionais como o PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e para o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na área de gestão ambiental e para a FAO na área de gestão de recursos hídricos. Membro permanente da International Water Academy, com sede em Oslo na Noruega. Ganhador do Prêmio FINEP de inovação tecnológica nos anos de 1998 e 2007. 

Heitor José Pereira

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV (1995). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e é graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1976). Foi professor da Fundação Getulio Vargas / EAESP (1988-1993) e professor titular da PUC-PR (1997-2007), atuando no Mestrado em Administração como líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Estratégica do Conhecimento. Foi consultor associado à Fundação Instituto de Administração - FIA desde 1987 e Professor da Faculdade FIA de Administração e Negócios (2008-2013). Tem atuado em Programas MBAs em instituições como Fundação Dom Cabral, FIA, IBMEC, FGV-Management, PUCPR e INPG desde 1996. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, modelos de gestão, empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação, aprendizagem organizacional, gestão de competências e capital intelectual. Foi Presidente da SBGC - Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento (Gestão 2005-2009), sendo atualmente membro do seu Conselho Deliberativo. Conselheiro do INEI - Instituto nacional de Empreendedorismo e Inovação (RJ) desde 2011. É Sócio-Diretor da R&H Consultoria Gerencial desde outubro/1990. Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Autor e coautor de livros e artigos científicos na área de Administração.

Gustavo Rafael Collere Possetti

Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná ? UTFPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela mesma Universidade. Possui especialização em Fotônica em Engenharia e em Automação em Processos de Petróleo e Gás Natural. Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações pela UTFPR e em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Trabalha na Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia de Saneamento do Paraná, coordenando projetos nas áreas de bioenergia e eficiência energética, incluindo a medição e o aproveitamento de biogás. Atua também nas áreas de instrumentação e metrologia, com foco na avaliação da qualidade de combustíveis e no monitoramento de parâmetros ambientais. Publicou 15 artigos em periódicos especializados e 43 trabalhos em anais de eventos. Além disso, é autor de 2 patentes de invenção.

Norman de Paula Arruda Filho

Doutor em Gestão Empresarial Aplicada, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal, mestre em Gestão Empresarial e Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas ? EBAPE. Tem especialização em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas e especialização em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é Presidente do Instituto Superior de Administração e Economia - ISAE, conveniado à Fundação Getulio Vargas, membro da Diretoria do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG) e Coordenador da Força-tarefa de Educação do CBPG. Em sua trajetória profissional, já foi Coordenador Regional dos Programas de Desenvolvimento Urbano do Banco Nacional de Habitação - BNH, Superintendente de Planejamento da Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul - SUDESUL, Diretor Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná, Superintendente Regional e Assessor Especial da Presidência da Caixa Econômica Federal, entre outras posições diretivas. Um entusiasta da educação executiva responsável no Brasil integrou o grupo que criou os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME) da ONU, diretrizes que desde 2007 norteiam a gestão de mais de 500 Escolas de Negócio do mundo todo, incluindo o ISAE/FGV.

Regina Márcia Brolesi de Souza

Doutora em psicologia - área de concentração em aprendizagem, processos organizacionais e trabalho pela UFSC. Mestre em psicologia pela UNESP.  É psicóloga e atualmente, professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, na qual coordenou a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, bem como o projeto de ensino - ELO-Consultoria Junior. Em 2013 assumiu a diretoria da Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH) da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Em suas atividades profissionais interagiu colaboradores em coautorias de trabalhos científicos, e a produção científica, gira em torno de: gestão pública, saúde do trabalhador, psicologia do trabalho, sofrimento, trabalho, saúde e trabalho, subjetividade, construção civil, espaço de fala, metodologias e saúde mental e trabalho. Recebeu o prêmio iberoamericano de Recursos Humanos em Guadalahara/México.

Roberto Ari Guindani

Roberto Ari Guindani é doutor em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Gestão de Negócios e graduado em Administração de pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atuou como diretor do Instituto de Extensão e Pós-Graduação (IEPG) e como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Diretoria de Ensino a Distância (IFPR). Autor dos livros: Administração e Planejamento Estratégico (3ª edição), Finanças Pessoais, Planejamento Estratégico Orçamentário, Incrementando a Estratégia: uma abordagem de BSC, Estratégia e Competitividade, Logística Reversa, Planejamento Estratégico Público e organizador dos livros Coletânea Ambiental: ferramentas e cases sustentáveis e Gestão Ambiental no Agronegócio. Participou do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gestão do Meio Ambiente (NUPEGEMA-UFSC). Lecionou em programas de cursos de pós-graduação (lato sensu) nas áreas empresarial e ambiental em instituições como Puc/PR, Grupo Opet, Facet Faculdades, Uniuv e Senac/SC. Possui experiência na área de administração com ênfase em estratégias empresariais, planejamento estratégico sustentável e gestão de negócios. Atualmente é professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e professor pesquisador do Programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE Brasil/FGV. Desenvolve suas pesquisas em Governança Corporativa relacionadas as estratégias, mecanismos de regulação e processos societários.

Valdir Fernandes

Pós-doutor em saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o CEPEMA Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da USP. Doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, com tema gestão ambiental no processo de tomada de decisão em organizações produtivas. Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, abordando a interface entre as políticas públicas e a gestão ambiental em indústrias. E Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o tema representações sociais de meio ambiente. Foi Academic Partner do projeto Advancing Sustainability da Alcoa Foundation. Atualmente, atua em duas linhas de pesquisa, a partir das quais contextualizados os projetos. Institucionalização e interdisciplinaridade nas ciências socioambientais e sociologia do território.

:: Biblioteca



A Biblioteca Marco Antônio Vilaça é um espaço disseminador de informações, que tem como objetivo o suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Acesse alguns links para saber mais:

- Biblioteca ISAE
- Portal de periódicos
- Portal domínio público

:: APROVADOS

Aline Cristina Nicula de Castro

Ariane Lucia Guindani

Eleodoro Antunes Lopes

Elton Rodrigo Titon

Fabiane Vargas Reis

Luciano Madureira de Castro

Marcos Espedito Carvalho

Mario Luís Krüger

Rejane Souza Menezes

Sérgio Moschioni

Silvano Zanon

Regis Rafael de Souza

Vanessa de Mello Brito

Waldir Marcelino Teixeira Filho

Alex Felipe Follmann

Alexandre Mugnaini

Bernardo V. Oliveira Soares

Esaú de Souza Borba








:: DISCIPLINAS ISOLADAS

Faça o download do material abaixo com todas as informações:

Fazer download (PDF)


Inscrições até 05/02/2014





Início previsto das aulas

14/03/2014

Dias / Hórarios de aula

As disciplinas obrigatórias serão ofertadas Sexta-feira à noite e Sábado pela manhã. As disciplinas eletivas serão ofertadas na sexta-feira e sábado à tarde.

Frequência

Quinzenalmente

Mestrado ISAE

O presidente do ISAE, Norman de Paula Arruda Filho, aborda o Mestrado em Governança e Sustentabilidade
Duração: 2:02

Curitiba
Tel.: (041) 3388-7811

Endereço:
Av. Visconde de Guarapuava, 2943
Segunda à sexta-feira das 13h30 às 9h.

Email:
contato.mestrado@isaebrasil.com.br