(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Metodologia desenvolvida por iniciativas da ONU é empregada em Relatório de Sustentabilidade

Metodologia desenvolvida por iniciativas da ONU é empregada em Relatório de Sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade é um importante instrumento de comunicação e gestão. É por meio dele que a empresa, voluntariamente, relata aos seus stakeholders as boas práticas de sustentabilidade adotadas e sobre sua atuação. A importância de um Relatório confiável são várias, entre elas:

  • Com informações sobre os impactos positivos e negativos de sustentabilidade, a empresa consegue desenvolver uma estratégia voltada para o futuro;
  • Auxilia a empresa a identificar riscos e oportunidades ligados à sustentabilidade,
  • Sendo uma ferramenta de comunicação transparente, o relatório auxilia na comunicação com os acionistas.

Neste ano, o ISAE Escola de Negócios inovou: aplicou em seu Relatório de Sustentabilidade – ano base 2019 o Sistema de Indicadores de Responsabilidade Social Universitária que serve como complemento à metodologias internacionais de relato, trazendo como correspondência os modelos SIP (Sharing Information On Progress) do Principles for Responsible Management Eduicationm (PRME), Communication of Engagement do Pacto Global, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o padrão da Global Reporting Initiative (GRI). Acesse o Relatório de Sustentabilidade ISAE 2020.

A metodologia foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Capítulo Latinoamericano do PRME  e possui 5 componentes principais que representam os compromissos e avanços das instituições de ensino em termos de sustentabilidade. São eles: Liderança e Estratégia Organizacional; Extensão e Projeção Social; Administração da Operação; Ensino e Pesquisa.

33for2030 – Metas para um futuro sustentável

Entramos em 2020 no que está sendo chamado pela ONU de “Década da Ação”, ressaltando os dez anos restantes para cumprir as 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desde 2015, foi possível perceber que estamos longe do almejado, em uma série de Objetivos, com certa estagnação e retrocesso em alguns casos. O mundo já não é mais o mesmo, especialmente agora devido a situação mundial enfrentada pela pandemia do Coronavirus. É preciso protagonismo.

 A ausência de avanços em atingir os ODS, está atrelada a falta de foco nas metas que cada um deles apresenta. Utilizando a metodologia do SDG Compass – documento lançado pelo Pacto Global em 2015 – analisamos todos os Objetivos relacionados a nossa cadeia de valor para identificar a aderência das metas à estratégia de negócios do ISAE, além de uma análise do “novo normal”. Foram selecionadas 33 metas que serão endereçadas em um trabalho contínuo nos próximos 10 anos.​

A estratégia 33for2030 irá contemplar ações contínuas de fortalecimento institucional e de governança, estímulo à produção de conhecimento que contribua ao atingimento dos ODS, programas de incentivo ao empreendedorismo e redução de vulnerabilidades, valorização da diversidade no ambiente de trabalho, consumo consciente e gestão eficiente de resíduos.

Saiba mais sobre as ações de Sustentabilidade do ISAE e acesse o Relatório de Sustentabilidade ISAE 2020: https://bit.ly/3dyuAei

Confira o recado do supervisor de Sustentabilidade do ISAE, Gustavo Loiola:

Voltar