(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Negócios Sociais são tema de curso entre Colômbia, Brasil, Índia e Rússia

Negócios Sociais são tema de curso entre Colômbia, Brasil, Índia e Rússia

De 4 a 7 de novembro, o ISAE recebeu estudantes colombianos da Universidad Externado para a edição brasileira do Programa Negócios Internacionais com Impacto Social nos Mercados Emergentes (BSIEM). O primeiro módulo ocorreu na Universidad Externado, em Bogotá, na Colômbia.

Na programação, o grupo que também contou com alunos locais, conheceu boas práticas em negócios sociais e tiveram aulas teóricas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com Barbara Beuter; Negócios de Impacto: Novas Perspectivas, com Mathisa Stachuk; Modelos de Negócios Inovadores, com Guilherme Piazetta e o Poder da Colaboração, com a Global Shapers. 

As percepções dos alunos foram positivas sobre conhecerem negócios de impacto tão diferentes e com soluções inovadoras. Por meio de relatos no fechamento do curso, o grupo considerou que os módulos na Colômbia e Brasil se complementaram. “Vamos levar novas ideias e projetos para Colômbia”, relatou Luis Fernando, aluno da Universidad Externado.

Os negócios sociais visitados foram:

  • ONG Escolhidos por Deus para Servir;
  • Instituto Renault – Associação Borda Viva;
  • Gentees Brasil;
  • Programa Impulso;
  • Aliança Empreendedora.

A próxima fase do BSIEM acontece no SPJIMR em Mumbai na Índia, e IBS RANEPA em Moscow na Rússia. Nos dois países, os alunos terão mais uma imersão voltada a Responsabilidade Social Corporativa (RSE) e Empreendedorismo, sempre com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo Gustavo Loiola, coordenador do programa, iniciativas como essa “estimulam a troca e o intercâmbio entre os países, fazendo com que desenvolvam soluções de impacto positivo alinhadas com a realidade e o contexto de mercados emergentes.”

BSIEM

O Programa Negócios Internacionais com Impacto Social nos Mercados Emergentes (BSIEM) foi desenvolvido pelo ISAE Escola de Negócios em parceria com a Universidade de Externado, da Colômbia e SPJIMR, da Índia, contando mais recentemente com a IBS Business School da Rússia. A intenção é possibilitar que alunos das universidades façam intercâmbios entre os países para entenderem mais a realidade dessas regiões para ter subsídios para gerar impacto positivo nas sociedades em que vivem.

A ideia é promover estímulos para os participantes entenderem a realidade de três países diferentes, mas em igualdade quando se apresentam como economias emergentes, para que busquem desafios de negócios alinhados a aspectos de impacto social. Além disso, o Programa cria um ambiente de propício para o compartilhamento de experiências e criação de uma rede de contatos.

Confira:

Voltar