(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> No hackathon da NASA, stand do ISAE Inova traz holografia e gamificação

No hackathon da NASA, stand do ISAE Inova traz holografia e gamificação

Durante o fim de semana dos dias 18 a 20 de outubro, mais de 200 de cidades em 75 países do mundo todo foram palco para uma maratona de resolução de problemas. Esta é a premissa do NASA Space Apps Challenge, um hackathon que reúne pessoas das mais diversas áreas – tecnologia, ciências, design, desenvolvimento, entre muitas outras – para solucionar desafios reais que a própria NASA identificou.

Durante 3 dias, os participantes do hackathon tiveram acesso livre à base de dados da NASA, que incluíam pesquisas, imagens, estatísticas e informações sobre missões na Terra, no Sol e sistema solar e no espaço. Com esses dados, os times puderam escolher um dos 25 desafios lançados pela NASA e trabalhar em uma verdadeira maratona de 54 horas para encontrar uma solução.

Em Curitiba, o evento aconteceu no CRIA – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração – e, além do hackathon, os 16 mil metros quadrados do espaço também contaram com uma feira de palestras e exposições voltadas à inovação. O ISAE Escola de negócios elegeu a sua área estratégica ISAE Inova para representar a instituição com um stand na feira, trabalhando assim a sua influência na área de inovação.

A primeira atração do stand aconteceu em parceria com a Pixel SAV, empresa de soluções audiovisuais especialista na tecnologia de “experiência”, como video mapping e realidade aumentada: um totem que exibia uma projeção holográfica de uma pessoa contando o propósito do ISAE Inova. 

O discurso da holografia terminava com um convite: a degustação da plataforma gamificada Mobi, da Arbache Innovations, utilizada pelo ISAE em seus Programas de Inovação para o mapeamento de competências. Os participantes da feira que se cadastrassem no stand recebiam um link para o jogo em seus celulares e poderiam experimentar uma prévia do Mobi People, realizando desafios temáticos sobre Liderança e podendo acessar, ao final, um painel de competências percebidas na própria plataforma.

A experiência gerada no stand do ISAE Inova proporcionou um posicionamento muito valioso para a Instituição de Ensino, que já é reconhecida pela sua referência em Negócios, Sustentabilidade e Gestão: o fortalecimento do pilar Inovação, que é um dos valores intrínsecos do ISAE.

Estima-se que, nos 3 dias de evento, circularam mais de 3 mil pessoas pela feira de exposição, que contou com a presença de outras grandes empresas como O Boticário, Ebanx, Rumo e Prefeitura de Curitiba, além de iniciativas de tecnologia com a Gamescola e o Microduimo.

Já no hackathon, que teve o apoio de 130 voluntários e 88 mentores, foram 100 equipes formadas, num total de 550 participantes – que receberam, dentro dos seus kits de participação, um voucher de acesso VIP com direito a desconto em todos os cursos de MBA e GBA do ISAE. Os 12 ganhadores do hackathon, por sua vez, levaram para casa um crachá real do ISAE, que funciona nas catracas da Instituição e dá direito à realização de uma das muitas oficinas de experiência prática que o ISAE oferece. 

O prêmio foi entregue às equipes vencedoras por Cristiano Venâncio, Gerente de Educação do ISAE/FGV, que também foi jurado da banca finalista do hackathon ao lado de representantes da agência Jupter e do espaço CRIA, que sediou o evento. Outros colaboradores do ISAE que também fizeram parte das bancas preliminares da competição foram Gustavo Loiola (Supervisor Assessoria da Presidência e Sustentabilidade), Luciana Grande (Coordenadora de Gestão de Pessoas) e Vitor Locatelli (Coordenador de desenvolvimento de produtos no ISAE LAB).

Voltar