(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Noite de abertura da 1ª Semana da Diversidade de Curitiba é marcada pelo debate

Alunos da UTFPR e o assessor de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Curitiba compuseram o público do painel Trabalho decente e crescimento econômico.
Noite de abertura da 1ª Semana da Diversidade de Curitiba é marcada pelo debate

“A sustentabilidade é uma questão de sobrevivência para as empresas, mas no final do dia, nós estamos mesmo falando de ética”, a frase de Rodrigo Navarro explicita a noite de ontem, no ISAE Escola de Negócios. A abertura da 1ª Semana da Diversidade de Curitiba, realizada pelo ISAE, foi marcada pelo debate entre um público engajado e os painelistas convidados. O conhecimento compartilhado entre instituições também foi destaque com a presença da turma de Comunicação Institucional da UTFPR.

Sob o tema “Trabalho decente e crescimento econômico: as empresas e a diversidade”, a presidente e fundadora da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu), Andrea Koppe; o vice-presidente do Grupo Volvo América Latina, Carlos Ogliari; e Rodrigo Navarro, diretor do Boticário, falaram sobre programas e posicionamento das empresas sobre políticas inclusivas. “Fomos premiados pelo Guia Exame da Diversidade neste ano, sabe onde estávamos logo após o evento? Trabalhando, pois o que já fizemos até agora é importante, mas ainda temos um longo caminho para percorrer”, comenta Navarro sobre o consciente posicionamento da empresa. Ogliari apresentou a importância do olhar humanizado da indústria. “Nós não apenas pensamos em produzir carros, nós pensamos nas pessoas e isso pauta todo o nosso trabalho. Desde a segurança de nossos veículos para evitar mortes no trânsito até o respeito e o incentivo a diversidade inclusiva ao redor de todas as unidades Volvo do mundo. Já pensaram sobre a beleza e sobre a dificuldade de unir vários profissionais, de diferentes culturas, para trabalharem em um único projeto?”, instiga. Andrea Koppe falou sobre políticas públicas e o quão distantes estão as empresas da verdadeira inclusão. “Será que se não tivéssemos uma lei de cotas, as empresas iriam contratar pessoas com deficiência?”.

O debate com o publico foi enriquecido com a presença do assessor de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar J. Silva Candiero, que irá participar do painel “Redução das Desigualdades” no dia 17.

Programação

A 1ª Semana da Diversidade de Curitiba realiza hoje o painel “Paz e Justiça”. Contará com a participação do Sheikh Rodrigo Oliveira Rodrigues, sheikh da nova mesquita de Curitiba e o primeiro brasileiro revertido a se formar numa Universidade Islâmica, membro do Conselho Superior de Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil e membro da Liga dos Sábios Muçulmanos, com sede em Istambul, na Turquia. Completam a mesa a refugiada síria Myria Tokmaji, que mora no Brasil desde 2013; a ativista angolana Amanda Kissua; o Sacerdote Umbandista Pai Antônio de Oxossi e o monge da tradição Soto-Zen Mansei Wada.

Fechando a programação, no dia 17, será realizado o painel “Redução das Desigualdades”. A conversa contará com a participação do assessor de Direitos Humanos e Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar J. Silva Candiero; a  psicóloga Karimme Santos Casezmark, da startup Laura; do sociólogo Edmar Brustolim, pesquisador associado do Grupo Dignidade; da designer Gabriela Pinheiro, uma das coordenadoras do projeto social Girls Rock Camp Curitiba, e com a mediação da professora Fabiana Schneider.

Mais informações e incrições: http://bit.ly/2HWofxk

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Voltar