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Por que investir em cursos livres durante a quarentena?

Estamos em um período que exige adaptações!

Em meio a pandemia e em tempos de quarentena, descobrimos que é imprescindível adotar algumas medidas para organizar a rotina e manter-nos ativos.

Vale aproveitar o tempo em que se está em casa para absorver conhecimento e desenvolver novas habilidades profissionais.

Pensando nisso, hoje vamos te mostrar os benefícios de investir em cursos livres durante a quarentena.

O que são cursos livres?

Com duração menor do que os cursos convencionais, os cursos livres contemplam assuntos diversificados que podem complementar a sua formação, estimulando a absorção de conhecimento sobre metodologias, ferramentas ou assuntos atuais relevantes.

Além de não necessitar de uma formação prévia, a natureza desse tipo de curso permite que você desenvolva novas habilidades e conhecimentos de maneira dinâmica e, muitas vezes, sem precisar sair de casa.

Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado sobre os novos conceitos, métodos, ideias e tecnologias que surgem no mercado de trabalho é fundamental para qualquer profissional que busca se destacar.

Por meio dos cursos livres online, é possível adquirir conhecimentos aprofundados sobre diversos assuntos atuais para se manter sempre integrado ao que há de novo em sua área de atuação.

Esteja mais engajado profissionalmente

Independentemente de hierarquia, um profissional que demonstra conhecimento e domínio sobre a área em que atua também tende a se destacar.

Isso acontece porque quando você põe em prática o conhecimento que adquiriu, você também demonstra comprometimento total com a sua carreira.

Assim sendo, utilizar o período de quarentena para fazer cursos livres te ajudará a obter mais engajamento na sua área de atuação.

Ocupe a mente com algo construtivo

Durante a quarentena, é comum que a gente passe bastante tempo consumindo informações relacionadas à pandemia.

Se manter informado é muito importante, mas também é necessário ocupar a mente com atividades estimulantes e que agreguem valor para você.

Ao investir em cursos livres online, você poderá encarar esse período com mais produtividade e tranquilidade.

Estabeleça um novo rumo para a carreira

Mesmo durante o período de quarentena, é comum encontrar profissionais que se mostram insatisfeitos com suas posições atuais no mercado.

Por não necessitar de formação prévia, realizar cursos livres é uma ótima maneira de começar a modificar a trajetória da sua carreira, utilizando do tempo disponível para ter contato com outros conceitos e segmentos do mercado.

Agregue valor ao seu currículo

Empresas tendem a valorizar currículos de profissionais que buscam evoluir suas habilidades de maneira frequente e se mostram atualizados com as demandas do mercado.

Por esse motivo, os cursos livres online são uma ótima alternativa para quem quer potencializar o currículo e estar à frente dos outros candidatos nas disputas pelas vagas mais concorridas.

Perspectivação Onlive: conheça as oficinas com transmissão ao vivo do ISAE

Para se adequar ao período atual, as oficinas de Perspectivação do ISAE foram adaptadas para o formato online e ao vivo, preservando aspectos importantes como interatividade, praticidade e a eficiência do aprendizado.

Trata-se de oficinas livres de curta duração e ministradas em tempo real, onde são abordados conteúdos exclusivos desenvolvidos pelos nossos professores do ISAE, contemplando assuntos pertinentes para o mercado atual e contribuindo na formação da liderança e de ações transformadoras.

Confira abaixo as oficinas que estarão presentes no Perspectivação Onlive do ISAE:

  1. Finanças Pessoais – mudando a mentalidade para mudar o seu futuro – 27 e 28/04
  2. Técnicas de Persuasão e Convencimento – 04 e 05/05
  3. Challenge Based Learning: A metodologia Apple para uma abordagem sustentável nos negócios – 06 a 07/05
  4. PNL com ênfase em desenvolvimento pessoal – 11 e 12/05
  5. Neuroliderança com foco em Comunicação Assertiva e Inteligência Emocional – 13 e 14/05
  6. Neurovendas – 18 e 19/05
  7. Neurociência e gestão de conflitos – 20 e 21/05
  8. Marketing Pessoal em um Novo Mundo – 25 e 26/05
  9. PNL Aplicada a Liderança: como influenciar a mente pra promover o alto desempenho – 27 e 28/05
  10.  Learning Agility – Transformando potencial em resultados – 01 e 02/06

Tem interesse e quer saber mais?

Então clique aqui para fazer a sua inscrição!

Os diferenciais que você deve ter para se destacar no mercado de trabalho

Os diferenciais que te ajudam a se destacar no mercado de trabalho 

Destacar-se na carreira tem sido uma missão extremamente disputada entre profissionais de diferentes segmentos.

Mas como se destacar no mercado de trabalho atual?

Há determinadas características e aptidões que saltam aos olhos dos recrutadores e/ou possíveis parceiros. Para ter vantagem na corrida por oportunidades e se tornar uma referência na sua área de atuação, portanto, será imprescindível que você desenvolva e aprimore algumas habilidades. 

Neste post, vamos apresentar quais são os diferenciais que você, como profissional, precisa ter para se destacar no mundo corporativo. 

Quando se trabalha em equipe, muitos desafios profissionais são enfrentados em conjunto. 

O mercado de trabalho valoriza profissionais que se esforçam para manter a equipe em sinergia, pois sabem que os melhores resultados surgem quando todos estão trabalhando com o mesmo objetivo.

Por conta disso, é essencial que você conquiste a confiança do seu time, demonstrando empatia e habilidade para lidar com opiniões diferentes.

Esse tópico se relaciona diretamente com o anterior, já que saber se comunicar de maneira eficiente é um requisito mínimo para conseguir trabalhar em equipe.

Através dessa skill, você será capaz de demonstrar suas capacidades profissionais e manifestar suas ideias e pontos de vista durante sua trajetória de carreira. 

Esse diferencial não se resume apenas a ter uma boa dicção e oratória, mas também inclui outros atributos como a comunicação por meio da escrita e a capacidade de ouvir. 

Além de tudo isso, a habilidade comunicativa te ajuda a potencializar o seu networking, requisito poderoso para expandir suas oportunidades profissionais.

O mercado de trabalho tende a favorecer profissionais que possuem esse diferencial, pois a maior parte das pessoas apresentam dificuldades para lidar positivamente com eventuais contratempos. 

Um profissional que consegue enfrentar empecilhos com positividade não irá se sentir desgastado quando precisar encarar possíveis obstáculos durante o trabalho.

Além disso, esse tipo de profissional possui a habilidade de motivar as pessoas que estão ao seu redor, impulsionando sempre a equipe em busca dos melhores resultados.

O desenvolvimento da habilidade de organização tem o poder de tornar o profissional mais focado e produtivo, colaborando também com o controle da administração do tempo e com a conquista das metas. 

Todos esses aspectos são capazes de provocar um grande impacto nos resultados de qualquer empresa, estimulando o mercado de trabalho a destacar os profissionais que se mostram organizados e a par de todas as responsabilidades.  

Existem profissionais com características passivas, que evitam compartilhar o seu ponto de vista e são extremamente inseguros na hora de tomar uma decisão.

Em paralelo, também existem profissionais mais determinados, que desenvolvem estratégias, apresentam seus pontos de vista e são capazes de tomar decisões com clareza e segurança . 

E são esses profissionais que chamam a atenção e se destacam em organizações dos mais diferentes segmentos. 

O mundo corporativo está em constante atualização, novas habilidades estão sendo requeridas a todo momento e, para ser um profissional de destaque, é preciso se manter sempre alinhado com essas transformações.

Esteja disposto a investir em conhecimento e desenvolva novas competências. Desse modo, você não cairá na obsolescência e se tornará um profissional mais completo e atualizado em relação a sua área de atuação. 

Conclusão 

Se você já possui alguns dos diferenciais citados neste conteúdo, utilize-os de maneira aprimorada no ambiente de trabalho, e, caso você não domine essas habilidades, busque desenvolvê-las. Carregar consigo esses diferenciais será extremamente recompensador para a sua trajetória profissional.

Como se relacionar no trabalho: o que você precisa saber

Importância de saber se relacionar no trabalho

Passamos grande parte do tempo no ambiente de trabalho, nos relacionando com outros colaboradores, nossos superiores e clientes.

Para manter um ambiente positivo, produtivo e respeitoso, é necessário que todos consigam se relacionar no trabalho da melhor forma possível. Relações positivas garantem que todos os departamentos consigam caminhar juntos e alcançar os objetivos planejados.

No entanto, principalmente em empresas de grande e médio porte, é muito comum que o relacionamento interpessoal se perca entre tarefas e responsabilidades diárias.

A perda da visão de equipe resulta no individualismo empresarial, fazendo surgir disputas internas, clima organizacional ruim, ruídos na comunicação, trabalhos desalinhados e desvio dos objetivos do negócio.

Conseguir se relacionar no trabalho previne uma série de atitudes e comportamentos que podem afetar sua carreira. 

Se relacionar no trabalho

O impacto de saber se relacionar no ambiente de trabalho

Profissionais que conseguem se relacionar no trabalho são peças chave em grandes corporações, onde cargos de liderança são assumidos por pessoas com capacidade de manter relações positivas com os colegas, transmitir suas ideias com clareza, ter empatia e persuasão em momentos decisivos. 

A empatia no ambiente de trabalho é muito valorizada, pois ela é responsável por deixar a rotina mais leve, harmoniosa e produtiva, tendo em vista que cargos de liderança precisam ter a capacidade de entender e lidar com os colaboradores.

Para o sucesso da sua carreira profissional, saber se relacionar no trabalho através da empatia é importante tanto para conquistar um cargo melhor dentro da empresa que trabalha quanto a simpatia dos recrutadores se estiver buscando se colocar no mercado.

Se relacionar no trabalho

Desenvolva sua inteligência emocional

Ter resiliência ou inteligência emocional também é uma das formas de se relacionar no trabalho, já que, no ambiente corporativo, saber conduzir situações difíceis faz toda diferença para manter um bom clima organizacional.

Além disso, contar com o termo resiliência no currículo pode atrair a atenção dos recrutadores, pois isso é uma boa forma de mostrar que você tem as seguintes características:

É importante ressaltar que a inteligência emocional é fundamental para quem deseja se relacionar no trabalho, pois ajuda desde melhorar sua postura com os colegas até aprender a ter resiliência nas mais diversas situações.

Ao desenvolver essa habilidade é possível perceber as consequências positivas dentro da empresa e na sua capacidade de lidar com os outros, não levando críticas e feedbacks para o lado pessoal, sendo mais cooperativo com a equipe e tendo controle emocional.

Se relacionar no trabalho

3 formas de se relacionar no trabalho

Existem algumas formas de manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Mesmo quando há conflitos não se pode deixar a produtividade ruir e desestabilizar o clima organizacional.

A seguir você encontrará 3 dicas para se relacionar no trabalho com eficiência e desenvolver capacidades e habilidades buscadas no mercado profissional. Confira!

  1. Comunique-se corretamente

Para conseguir passar uma mensagem clara aos colegas, adaptar um discurso e ser compreendido totalmente, é preciso ter uma boa comunicação.

Buscar estar sempre olhando nos olhos com quem fala, usar palavras de entendimento geral, sorrir e procurar entender como o outro sente-se mais confortável na comunicação diária são atitudes que favorecem o relacionamento interpessoal e desenvolvem a empatia.

  1. Ouça com interesse

Para se relacionar no trabalho, é importante ser um bom ouvinte, considerando opiniões, levantando informações e demonstrando interesse por aquilo que for passado.

  1. Adapte-se às diferenças

Evite disputas e conflitos com colegas que tenham opiniões diferentes, isso vai ajudá-lo a se relacionar no trabalho da melhor forma.

É preciso lembrar que visões diferentes, quando somadas, podem contribuir de várias formas para a empresa. Saber respeitar as diferenças e conseguir lidar com elas diariamente vai fazê-lo ter relações positivas, além de mostrar que você tem resiliência e controle para lidar com diferentes pessoas e situações.

Se relacionar no trabalho está totalmente atrelado à tolerância, ao respeito e à capacidade de controlar e lidar com suas emoções.

Os cursos do ISAE prezam pela habilidade de se relacionar no trabalho, por isso as aulas e o corpo docente são elaborados e escolhidos para que os alunos tenham capacidade de liderar equipes e conseguir se relacionar no trabalho.

Acesse nosso site e conheça os cursos ISAE

Descubra como preparar um currículo de destaque!

Para se destacar em meio a milhares de currículos que são enviados diariamente para diferentes segmentos do mercado de trabalho, é preciso ser capaz de elaborar um documento que prenda a atenção do empregador desde o primeiro momento.  

Neste post, você terá em mãos todas as informações necessárias para preparar um currículo simples, apropriado e com o poder de te colocar em destaque em relação aos concorrentes.

Tópicos: 

Modelo do currículo

O primeiro passo para preparar um currículo é definir qual modelo de estrutura você pretende seguir.  

Por exemplo, currículos com formatos alternativos e inovadores são ótimas opções para quem busca por oportunidades em áreas como artes, design e etc. 

Porém, optar por um modelo mais convencional com margens fixas, papel branco e fontes básicas na cor preta se mostra uma alternativa simples e, na maioria dos casos, bastante adequada. 

Ao final deste conteúdo, você encontrará um link com alguns modelos de currículos para você fazer download!

Organizando as informações

O próximo passo será o responsável por fazer com que seu currículo não passe despercebido pelas mãos dos empregadores.

Pense no seu currículo como um documento que sintetize toda sua trajetória de carreira até aqui, procure apresentar as informações mais relevantes de maneira simples, objetiva e honesta.

Currículos com essas características chamam a atenção dos recrutadores e aumentam suas chances de conseguir uma entrevista.

Abaixo, listamos quais informações são indispensáveis para o seu currículo.

Os dados pessoais devem ser apresentados logo no início, além do seu nome completo, inclua também endereço, idade, estado civil, e-mail, telefone para contato e o seu perfil do LinkedIn.

Se você estiver se candidatando para uma vaga específica, coloque o nome dela neste campo, caso contrário, insira a área de atuação em que você tem interesse. Procure descrever essas informações de maneira objetiva e em apenas uma linha.

Insira suas experiências profissionais em tópicos.

Cada tópico deve conter o nome da empresa, cargo, período (mês e ano) e uma descrição sucinta das funções, conquistas e atividades desenvolvidas por você durante cada experiência. 

Se você possui muitas experiências profissionais, mantenha apenas as que se relacionem de alguma maneira com a sua área de interesse.

Este campo será responsável por demonstrar aos recrutadores todo o seu histórico de carreira, portanto, não deixe de preenchê-lo com atenção.

É aqui que você lista todos os dados referentes à sua formação acadêmica.

Coloque o nome da instituição de ensino, curso e as datas de início e conclusão de cada um deles, mas busque apresentá-los por ordem de importância, destacando sempre seu grau mais elevado de escolaridade. 

Use este campo para apresentar suas qualificações de maneira simples e objetiva

Cite seus conhecimentos técnicos, principais habilidades profissionais, idiomas que domina e todas as informações pertinentes para a vaga que está buscando. Busque não se estender e seja honesto em relação aos seus conhecimentos, pois, dessa forma, você não terá problemas caso o recrutador decida testá-lo com questionamentos relacionados aos seus atributos. 

Pontue todos os cursos complementares e atividades extracurriculares que tenham algum tipo de relação com a vaga que você está buscando. Assim como no campo de formação acadêmica, não deixe de indicar os nomes dos cursos, instituições de ensino e as datas de início e conclusão de cada um deles.

Quais informações são dispensáveis?

Informações desnecessárias tornam o currículo maçante e desinteressante para os recrutadores. 

Números de documentos pessoais, nome dos familiares, cursos que não se relacionam com o seu objetivo de carreira atual, foto e pretensão salarial são exemplos de informações que só devem ser inseridas no currículo caso sejam solicitadas pelos recrutadores.

Separe um tempo apenas para preparar o seu currículo

Dedicação será essencial para que você seja capaz de desenvolver um currículo de destaque.

Por esse motivo, desligue seus aparelhos eletrônicos, escolha um ambiente silencioso que favoreça sua concentração e busque fazer uma reflexão sobre a sua trajetória de carreira antes de preparar um currículo.

Dessa forma, ficará mais fácil organizar suas ideias e ser mais assertivo nas informações escolhidas. 

Dicas extras:

O ISAE Escola de Negócios conta com diversas opções de cursos capazes de transformar sua carreira profissional e agregar mais valor ao seu currículo, clique aqui ou entre em contato conosco para saber mais! 

Confira abaixo outro conteúdo produzido pelo ISAE – Escola de Negócios:

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LGPD: entenda como ela pode impactar a sua vida profissional

Quando levamos em conta o cenário em que a sociedade atual se encontra, é possível compreender com mais clareza a necessidade da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Totalmente influenciada pelo avanço da transformação digital, a nova lei busca garantir a proteção de alguns direitos fundamentais dos brasileiros, impactando diretamente diferentes segmentos do mercado de trabalho. 

Sabendo do tamanho da importância que essa regulamentação terá para o mundo profissional em 2020, preparamos um conteúdo completo com as principais informações relacionadas a LGPD

Vamos lá? 

O que é a LGPD?

Como falamos na introdução do conteúdo, a Lei Geral de Proteção de Dados (de número 13.709/18) tem como objetivo garantir alguns direitos importantes como o da liberdade e o da proteção à privacidade dos usuários. 

Por meio de uma abordagem que foi inspirada na regulamentação europeia, a LGPD busca reforçar a proteção de dados e assegurar maior transparência das empresas no que se diz respeito a coleta e uso de informações dos indivíduos.  

Em resumo, a nova Lei Geral de Proteção de Dados pretende regulamentar e aplicar regras mais claras referentes à utilização de dados de indivíduos em procedimentos empresariais. Com a LGPD entrando em vigor, todas as empresas deverão conseguir autorização expressa de cada indivíduo para poder coletar seus dados. Além disso, os usuários também terão o direito de saber o porquê e como esses dados serão utilizados. 

Quais áreas serão impactadas com essa mudança?

Independente da finalidade, qualquer organização que tem como método a coleta e a utilização de dados deverá se integrar nessa nova legislação.

Desse modo, a LGPD deve impactar empresas do setor varejista, bancos, agências de marketing, e-commerces, consultórios médicos, entre muitos outros segmentos do mercado de trabalho.

Quais medidas devem ser tomadas?

Agora que o conceito da LGPD foi estabelecido, é hora de saber o que cada organização deverá fazer na prática quando a nova lei entrar em vigor.

Para estar totalmente alinhado com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso pôr em prática algumas medidas que serão fundamentais para garantir que todos os processos sejam realizados dentro da legalidade.  

A empresa deve prezar pela coleta de informação mais transparente possível, deixando claro como os dados serão utilizados pela organização e obtendo a autorização prévia do usuário. 

Além do mais, outro direito que será estabelecido com a LGPD é o de permitir que o usuário solicite a exclusão das suas informações de qualquer banco de dados.

LGPD

E o que muda no dia a dia das empresas?         

Com a LGPD entrando em vigor, as empresas que trabalham com dados deverão rever seus métodos e treinar seus colaboradores para que todos estejam a par dos novos procedimentos e deveres, garantindo o alinhamento coletivo da equipe para que todas as normas possam ser cumpridas. 

A Lei Geral de Proteção de Dados também determina que cada empresa identifique um profissional de segurança que será encarregado por garantir que todas as diretrizes do LGPD sejam cumpridas, esse profissional pode ser tanto pessoa física quanto pessoa jurídica

De maneira geral, a LGPD vai exigir que o mercado de trabalho se inove e atualize suas práticas. E você, como profissional, não deve encarar essa regulamentação como um obstáculo desfavorável, mas sim como um estímulo para buscar novas soluções

Conheça o MBA Executivo em Business Analytics e Big Data:

O MBA Executivo em Business Analytics e Big Data é o mais novo curso do ISAE – Escola de Negócios

Ele foi desenvolvido para capacitar profissionais que atuam na análise técnica de um grande, complexo e diversificado volume de dados (o Big Data), área que será totalmente impactada pela nova Lei Geral de Proteção de Dados.   

O curso busca desenvolver hard skills e soft skills para os profissionais que desejam aliar suas capacidades técnicas ao olhar preditor de tendências, tornando-o apto para transformar dados complexos em informações relevantes, desenvolvendo estratégias mais claras e encontrando oportunidades importantes. 

Além de desenvolver diversas habilidades que serão imprescindíveis em um mercado de trabalho regulamento pelo LGPD, o curso MBA Executivo em Business Analytics e Big Data concede a chancela da Fundação Getulio Vargas (FGV) ao currículo. 

Se interessou pelo MBA Executivo em Business Analytics e Big Data

Clique aqui para saber mais informações sobre o curso!