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Art, Luxury and Art Market – Virginie Chuimer – Mercado de Luxo

A arte e o luxo sempre compartilharam do mesmo universo, segundo a professora, consultora, crítica de arte e escritora Virginie Chuimer, que ministrou a aula do GBA esta manhã.

O luxo tem o conceito no material, enquanto a arte, tem no material o conceito, o que no meio traz a estética, o prazer, a emoção, a raridade, o excepcional, a inovação e a visão, o que faz com que a arte e o luxo compartilhem do mesmo universo.

Por isso grandes indústrias têm usado a arte em seus produtos, como a Louis Vuitton, o Palácio de Versailles, a Galeria Lafayette e tantos outros.

Um exemplo é a artista Yahoi Kusama. Nascida no Japão, foi em Nova Iorque que conseguiu reconhecimento e se tornou parte do Pshychedelic and Pop Art Movement. Sua arte sempre foi composta por pequenas bolas, reconhecidas como ervilhas, e podem ser encontradas em museus e até mesmo lojas conceito de grandes marcas, bem como em suas coleções, já desejadas pela LV e Karl Lagerfeld.

Outra grife que utilizou a arte em suas coleções foi a YSL. Em 2004 ela foi inspirada por Picasso, Matisse e Mondrian.

A grife LV também utiliza a arte em seu DNA de marca. Desde 1991, em sua Maison na Champys-Elisèes, incentiva os artistas e suas criações. Hoje, mantém um espaço cultural no último andar do prédio e neste ano inaugurou com o arquiteto-estrela e artista Franck Gerhy sua fundação, um espaço futurista e moderno com mais de 30 patentes de inovação na engenharia registradas, mais de 100 engenheiros envolvidos no projeto, 2 anos de estudos, 3600 painéis de vidros e mais de 100 milhões de euros investidos.

Um marco para a ligação entre a arte e o luxo, com toda certeza.

Ao fim da aula, a professora acompanhou a turma em visitas à casas de leilões e também ao espaço cultural Louis Vuitton.

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