(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Como se relacionar no trabalho: o que você precisa saber

Como se relacionar no trabalho: o que você precisa saber

Importância de saber se relacionar no trabalho

Passamos grande parte do tempo no ambiente de trabalho, nos relacionando com outros colaboradores, nossos superiores e clientes.

Para manter um ambiente positivo, produtivo e respeitoso, é necessário que todos consigam se relacionar no trabalho da melhor forma possível. Relações positivas garantem que todos os departamentos consigam caminhar juntos e alcançar os objetivos planejados.

No entanto, principalmente em empresas de grande e médio porte, é muito comum que o relacionamento interpessoal se perca entre tarefas e responsabilidades diárias.

A perda da visão de equipe resulta no individualismo empresarial, fazendo surgir disputas internas, clima organizacional ruim, ruídos na comunicação, trabalhos desalinhados e desvio dos objetivos do negócio.

Conseguir se relacionar no trabalho previne uma série de atitudes e comportamentos que podem afetar sua carreira. 

Se relacionar no trabalho

O impacto de saber se relacionar no ambiente de trabalho

Profissionais que conseguem se relacionar no trabalho são peças chave em grandes corporações, onde cargos de liderança são assumidos por pessoas com capacidade de manter relações positivas com os colegas, transmitir suas ideias com clareza, ter empatia e persuasão em momentos decisivos. 

A empatia no ambiente de trabalho é muito valorizada, pois ela é responsável por deixar a rotina mais leve, harmoniosa e produtiva, tendo em vista que cargos de liderança precisam ter a capacidade de entender e lidar com os colaboradores.

Para o sucesso da sua carreira profissional, saber se relacionar no trabalho através da empatia é importante tanto para conquistar um cargo melhor dentro da empresa que trabalha quanto a simpatia dos recrutadores se estiver buscando se colocar no mercado.

Se relacionar no trabalho

Desenvolva sua inteligência emocional

Ter resiliência ou inteligência emocional também é uma das formas de se relacionar no trabalho, já que, no ambiente corporativo, saber conduzir situações difíceis faz toda diferença para manter um bom clima organizacional.

Além disso, contar com o termo resiliência no currículo pode atrair a atenção dos recrutadores, pois isso é uma boa forma de mostrar que você tem as seguintes características:

  • Consciência organizacional
  • Adaptabilidade
  • Influência
  • Liderança inspiradora
  • Autoconsciência e autocontrole das emoções

É importante ressaltar que a inteligência emocional é fundamental para quem deseja se relacionar no trabalho, pois ajuda desde melhorar sua postura com os colegas até aprender a ter resiliência nas mais diversas situações.

Ao desenvolver essa habilidade é possível perceber as consequências positivas dentro da empresa e na sua capacidade de lidar com os outros, não levando críticas e feedbacks para o lado pessoal, sendo mais cooperativo com a equipe e tendo controle emocional.

Se relacionar no trabalho

3 formas de se relacionar no trabalho

Existem algumas formas de manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Mesmo quando há conflitos não se pode deixar a produtividade ruir e desestabilizar o clima organizacional.

A seguir você encontrará 3 dicas para se relacionar no trabalho com eficiência e desenvolver capacidades e habilidades buscadas no mercado profissional. Confira!

  1. Comunique-se corretamente

Para conseguir passar uma mensagem clara aos colegas, adaptar um discurso e ser compreendido totalmente, é preciso ter uma boa comunicação.

Buscar estar sempre olhando nos olhos com quem fala, usar palavras de entendimento geral, sorrir e procurar entender como o outro sente-se mais confortável na comunicação diária são atitudes que favorecem o relacionamento interpessoal e desenvolvem a empatia.

  1. Ouça com interesse

Para se relacionar no trabalho, é importante ser um bom ouvinte, considerando opiniões, levantando informações e demonstrando interesse por aquilo que for passado.

  1. Adapte-se às diferenças

Evite disputas e conflitos com colegas que tenham opiniões diferentes, isso vai ajudá-lo a se relacionar no trabalho da melhor forma.

É preciso lembrar que visões diferentes, quando somadas, podem contribuir de várias formas para a empresa. Saber respeitar as diferenças e conseguir lidar com elas diariamente vai fazê-lo ter relações positivas, além de mostrar que você tem resiliência e controle para lidar com diferentes pessoas e situações.

Se relacionar no trabalho está totalmente atrelado à tolerância, ao respeito e à capacidade de controlar e lidar com suas emoções.

Os cursos do ISAE prezam pela habilidade de se relacionar no trabalho, por isso as aulas e o corpo docente são elaborados e escolhidos para que os alunos tenham capacidade de liderar equipes e conseguir se relacionar no trabalho.

Acesse nosso site e conheça os cursos ISAE

Voltar