(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Como usar o LinkedIn a seu favor na busca por um emprego

Como usar o LinkedIn a seu favor na busca por um emprego

Um profissional que está em busca de novas oportunidades para a carreira precisa se mostrar ativo e totalmente integrado em sua área de atuação.

Com isso em mente, responda a seguinte pergunta: 

O seu perfil no LinkedIn está atualizado?

O LinkedIn é uma excelente plataforma para apresentar todas as características da sua identidade profissional perante o mercado de trabalho.  

Pensando nisso, preparei algumas dicas para que você descubra como usar o LinkedIn a seu favor, tornando seu perfil mais atrativo e aumentando suas chances de conseguir um novo emprego. 

Cause uma boa primeira impressão

Para se destacar na plataforma, é essencial que você tenha um perfil completo, otimizado e com informações relevantes sobre sua carreira.

Confira abaixo algumas sugestões de customizações que vão potencializar a relevância do seu perfil no LinkedIn:

Foto para o perfil:  

Usuários que possuem foto no perfil costumam receber 21 vezes mais visitas no LinkedIn, por esse motivo, não deixe de escolher uma imagem de alta qualidade e que transmita profissionalismo. 

Título

O título é onde você apresentará as informações mais relevantes da sua carreira. 

Procure inserir suas especialidades e qualificações e utilize palavras-chave que se relacionem com sua área de atuação, pois elas ajudam a otimizar o seu perfil para os mecanismos de busca. 

Preenchendo o título de maneira adequada, você estará sempre bem posicionado nos resultados de pesquisa da plataforma.

Resumo

Não menos importante que o título, o resumo será responsável por apresentar a sua identidade profissional para os visitantes.

Busque preenchê-lo em formato de parágrafo, utilize palavras-chave e pontue sua trajetória de carreira de maneira sintetizada. Além disso, não deixe de aproveitar o espaço para expor seus planos e mostrar o que você almeja todos os dias como profissional. 

Campos essenciais

Verifique se os campos principais estão preenchidos e atualizados: recrutadores costumam levar em conta dados essenciais como localização, habilidades, experiência e educação na hora de buscar pelos perfis. 

 

Atualize suas informações de acordo com os seus objetivos profissionais a curto e longo prazo.

 

Produza conteúdos

Muitos enxergam o LinkedIn apenas como uma central para buscar ou anunciar vagas de emprego, esquecendo que a plataforma também é, antes de tudo, uma rede social. 

Ser um produtor constante de conteúdo é indispensável para quem busca ter um perfil valorizado e influente no LinkedIn.

Compartilhe experiências de carreira, publique informações interessantes, apresente seus pontos de vista acerca do mercado de trabalho e dê dicas profissionais, pois, assim, seu perfil será visto com muito valor por suas conexões e pelos recrutadores. 

Atualize, interaja! 

Um perfil que não é atualizado e ativo na plataforma tende a cair no obscurantismo. 

Para evitar que isso aconteça, não deixe de acessar o LinkedIn de maneira regular, busque participar de grupos com profissionais da sua área de atuação e interaja com suas conexões, afinal, essa rede social também é uma poderosa ferramenta para manter bons relacionamentos e potencializar o seu networking

Produzir conteúdo e interagir com outros profissionais são formas de garantir sua visibilidade na plataforma.

Saiba como identificar as melhores oportunidades e aumente as chances de ser encontrado! 

Neste tópico, vou te mostrar como usar o LinkedIn para que você possa encontrar um novo emprego através da plataforma.

Seguindo essas técnicas, você fará buscas mais assertivas e aumentará as chances de ser encontrado pelos recrutadores mais influentes do mercado.

Atualize seus interesses de carreira 

Para que o LinkedIn apresente as vagas mais adequadas para você, é preciso atualizar seus interesses de carreira.

Acesse a seção “Seu painel” no perfil e clique na opção “Interesses de carreira” para fazer a atualização. 

Através dessa ação, você poderá compartilhar seus interesses de carreira com os recrutadores e pontuar quais são os tipos de trabalho que mais lhe interessam.

Use a opção “Vagas” para buscar por oportunidades 

Na opção “Vagas”, você poderá pesquisar pelas oportunidades de emprego que estão disponíveis no mercado.

Para obter os melhores resultados na pesquisa, busque aplicar filtros de busca como cargos de interesse, data de anúncio das vagas, localização ou até mesmo as palavras-chave que estão presentes no seu perfil.

Siga empresas e profissionais influentes na sua área de atuação

É habitual que recrutadores e contas empresariais publiquem oportunidades de emprego em suas contas, por isso, não deixe de seguir esses perfis e esteja sempre atento às novas oportunidades.

Utilize o aplicativo do LinkedIn em seu smartphone

Nunca se sabe quando uma oportunidade pode chegar na sua caixa de mensagens, por esse motivo é importantíssimo ter o aplicativo do LinkedIn instalado no seu celular.

Não deixe de checar as vagas enviadas no seu e-mail 

Se o seu perfil está ativo e devidamente configurado, você pode criar um alerta de e-mail para receber novos anúncios de emprego diretamente do LinkedIn.

Cheque sua caixa de entrada diariamente e faça uma análise de todas as vagas disponíveis, pois essas oportunidades são selecionadas com base nas informações que você disponibiliza em sua conta.

Não esqueça de atualizar o aplicativo em seu celular e conectá-lo ao seu e-mail!

 

Conclusão

Muitos profissionais possuem dúvidas de como usar o LinkedIn, mas se você está em busca de um novo emprego e quer aumentar exponencialmente as chances de ter o seu perfil encontrado pelos recrutadores, não deixe de aplicar todas as dicas apresentadas neste conteúdo.


Confira abaixo outros conteúdos produzidos pelo ISAE Escola de Negócios:

Voltar