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GBA em Mercado de Luxo: Diário de bordo

Confira abaixo o diário de bordo dos nossos participantes no GBA Internacional em Mercado de Luxo, realizado em Paris, em parceria com a ISC.

DIA 26 de AGOSTO de 2015
Hoje iniciamos o segundo GBA internacional em Mercado de Luxo organizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul – ISAE

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A reunião com os alunos e organizadores foi realizada no lobby do Novotel – Porte D’Asnière em clima de descontração e primeiro encontro.
Nesse momento cada aluno teve a oportunidade de apresentar-se ao grupo e os organizadores fizeram um overview do curso, das atividades às quais o grupo irá participar e de algumas das particularidades dos usos e costumes locais.
Após um delicioso almoço oferecido pelo ISAE (beignets de crevettes de entrada, bavette aux échalottes, frites et salade como prato principal e dessert de fromage aux fruits rouges), fomos degustar as belezas parisienses em nosso city-tour, passando pelos principais pontos turísticos de Paris.

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Ao final do city-tour alguns alunos aproveitaram o tempo livre para conhecer e desfrutar das delicias da pâtisserie Ladurée nos Champs Elysées.

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Dia 27 de Agosto de 2015 – Primeiro dia de aula
Fomos recebidos pela Sra. Chrystelle Dombasi – International Manager – com deliciosas iguarias locais – petits pains aux chocolats e croissants .
As 10:00 começamos a receber os preciosos ensinamentos do professor Michel Chevalier, cuja trajetória profissional no mercado de luxo é bastante robusta: com diploma d’HEC e MBA e DBA de Harvard Business School trabalhou em Boston, Madrid, Bruxelas, Tokyo, Caracas e Shanghai. Foi consultor no Boston Consulting Group em Boston, Diretor Geral da S.C. Johnson na Bélgica e na Venezuela, Diretor Geral da Paco Rabanne Perfumes et depois Presidente da Paco Rabanne couture. Foi Vice Presidente Executivo da Bluebell Asia Ltd, o maior grupo de distribuição de produtos de luxo na Asia. Hoje é professor na ISC dentre outras escolas e co-autor do livro ” Management et marketing du luxe ” (com Gérald Mazzalovo, Dunod), “Luxury China” (com Pierre Xiao LU, Wiley) e “Luxury retail management”(com Michel Gutsatz, Wiley.)

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Sua aula GERECIAMENTO DE PRODUTOS DE LUXO versou sobre:
1- O que é o luxo: business ou arte?
2- Trouxe informação do mercado: grandes grupos versus pequenas empresas
3- Comparou marcas: marcas em alta e marcas em baixa
4- Exemplificou diferentes seguimentos de mercado: diferenças entre moda, perfumes, jóias …
Michel Chevalier nos mostrou que existem players no Mercado de luxo que são grandes conglomerados, mas que também existem pequenas empresas que têm uma rentabilidade muito boa. Também nos ensinou que “no mercado de luxo quando as coisas vão bem você não precisa de banqueiro e que quando as coisas vão mal você não encontra um banqueiro”.

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Para ele posicionar-se no mercado de luxo demanda ter uma boa idéia e dinheiro para ter ao menos 20 lojas em endereços estratégicos, vendedores contratados para vender seus produtos nos principais aeroportos do mundo e um marketing potente.

Na parte da tarde tivemos aula com o professor Raphael Dornier, Doutor  em Ciência da Gestão com  a tese “Representações concorrenciais, grupos estratégicos e performance: o caso do setor francês da produção de viagens” pela Universidade de Paris Dauphine e especialista em hotelaria de luxo.

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Falou-nos a respeito dos hotéis de alto luxo, apelidados de “PALACES” que correspondem a hotéis de categoria superior aos cinco estrelas. Descreveu-nos suas especificidades e a particularidade de seus atendimentos.

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Dia 28 de agosto: Sexta-feira
Amanhecemos o dia 28 de agosto de 2015, sexta-feira, com uma visita, as 8:30, ao magnifico Palace Mandarin Oriental Paris -251 rue Saint-Honoré, 75001 Paris, France
Está situado em uma das ruas mais elegantes do mundo, cercado pela alta costura e a alguns passos do Louvre. Fomos recebidos pela Sra. Elena Bustamante – Assistant Director of sales que com sua delicadeza e gentileza, representou com perfeição o espírito do Mandarin. Neste Palace, a cultura oriental predomina nos mínimos detalhes, flores frescas são colocadas nos saguões e em cada quarto na mais perfeita tradição do ikebana e a delicadeza do atendimento aliada a preocupação com os mínimos detalhes fazem desse hotel um lugar onde a harmonia e tranquilidade transportam o hospede para o belo.

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Fomos em seguida para uma visita ao atelier ALLOT, visita surpresa para os alunos, um presente dos organizadores do curso. Desde 1812, há oito gerações, a Maison Allot perpetua a fabricação de móveis de alto estilo na França. Ronan Allot, herdeiro na oitava geração,  cresceu no meio dos ateliers aprendendo os diferentes estilos e técnicas. Em 2008, ele entrou definitivamente para o negócio, abrindo em 2014 um showroom em pleno coração de Paris onde nos recebeu com uma simplicidade estonteante e um entusiasmo raro. Disse-nos uma frase que certamente ficará em nossos corações: “todo mundo tem seu jardim secreto e nele temos nossas fraquezas. Por isso, importa se doar, doar a essência de cada um para acabar com a hipocrisia”. Falou-nos da importância de sabermos de onde vimos e de manter-nos fiéis às nossas raízes para não nos perdermos nos meandros do mercado de luxo. Excelência, humildade, simplicidade e amor ao que se faz resume a perfeição dos móveis Allot.

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Na parte da tarde fomos teletransportados para um mundo onde a interculturalidade é a ordem do dia pela professora Maurene Ach – jornalista formada pela Carleton University Ottawa Canadá, especializada em interculturalidade e transculturalidade, professora na HEC Paris e na American Business School.
Trabalhou com os alunos exemplos dos diferentes tipos de linguagens empresariais, mostrando de maneira clara por meio de anúncios publicitários como podem ser diferentes na Arábia, Ásia, Japão, América, Europa e claro, Brasil. Propôs aos alunos que fizessem um trabalho em sala sobre como analisar a cultura do Brasil por meio de filtros como dados históricos, demografia, sistemas primários de crenças, influencias geográficas, condições econômicas e politicas, industrias, emprego, formas de pensar, aspirações relativas a estilo de vida, características da sociedade, estrutura educacional, linguagens…..

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Fez-nos passear pelo caso da Barbie que nos diferentes países por onde circula recebeu modificações para aculturar-se. Ressaltou, com muita ênfase, que para se conhecer a cultura de um povo temos, obrigatoriamente, que desnudar-nos de nossa própria cultura para que sob nenhuma hipótese façamos qualquer tipo de julgamento e/ou comparações que levam inevitavelmente a distorções e gafes homéricas.

Dia 31 de Agosto de 2015 –  aula de advertising com a senhora Isabelle Lazarus

A professora Isabelle Lazarus trabalhou na DIOR, no departamento de relojoaria enquanto gestora de comunicação internacional, na KENZO- departamento de perfumes enquanto executiva de conta para o marketing direto nas agências de propaganda, trabalhou para revistas institucionais de várias marcas de luxo, também é consultora e professora em diversas grandes universidades e escolas de negócio, abordando temas relacionados a comunicação no setor de luxo.

Nesta aula que trata de magia e fantasia dos produtos de luxo, sim, porque o mundo da publicidade trata de sonhos e desejos, enquanto especialista, Isabelle Lazarus, nos trouxe alguns conceitos sobre os famosos códigos do luxo, códigos que estão impregnados em todos os produtos deste tão seleto mercado: inovação, criatividade, exclusividade, qualidade, distribuição controlada, embalagem, herança (uma história de família na maioria das vezes), identidade forte (os produtos podem ser os mesmos, mas sua apresentação e posicionamento podem variar bastante), reputação global, alta visibilidade e acima de tudo um apelo emocional sem igual, todas, sem exceção, tem sua história para contar e nos remetem para o mundo dos sonhos onde tudo é possível…..

Todo este universo foi claramente demonstrado por meio de exemplos concretos de publicidades de diferentes marcas de luxo, vimos vídeos, imagens de revistas e anúncios e o que ficou inquestionável, é que toda e qualquer comunicação publicitária trabalha e enaltece todos esses códigos do luxo, para o consumidor ver, ouvir e sentir o quanto é bom fazer parte dessa exclusividade e especialidade, afinal, o luxo é para pessoas únicas!

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Na tarde do mesmo dia acompanhados da professora Barbara Cohen do ISC,  nós do GBA internacional em mercado de luxo do ISAE fomos o primeiro grupo de brasileiros a conhecer a escola Van Cleef & Arpels onde fomos gentilmente e maravilhosamente recebidos pelo Sr. Fréderic Gilbert Zinck, Diretor adjunto da escola. Essa escola traduz o espírito empreendedor e os valores de vanguarda desta tão prestigiada marca de joias e relógios. A escola oferece uma oportunidade única de descobrir e aprender os insights e conhecimento dessa arte excepcional, para aqueles que são apaixonados por joias, amantes da beleza ou simples curiosos. Localizada na Place Vendôme, ela oferece a possibilidade de conhecer peritos, sentindo o que é entrar nesse mundo do savoir-faire sem igual, ali se aprende a história da joalheria de luxo e o universo das pedras preciosas e dos relojoeiros.

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Em seguida, fomos caminhando até a loja de cristais LALIC, uma marcada que produz vasos e objetos de decoração desde há muitos anos e, hoje, também produz seletos perfumes e móveis. A beleza, inovação e savoir-faire são incomparáveis, pois a LALIC domina como ninguém desde sua criação a arte de transformar um simples vidro ou cristal numa obra de arte de uma rara beleza. Essa marca detém um savoir-faire sem igual, com o qual consegue colorir suas peças de maneira surpreendente, sem esquecer o mimo que são seus vidros exclusivos de perfumes que além de conter aromas inebriantes também se transformam em verdadeiros objetos de decoração.

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Continuamos nossa visita a produtos deslumbrantes, chegando a primeira loja da HERMÈS situada na rua du Faubourg Saint-Honoré, 24–Paris, lá fomos recebidos pela relações públicas da loja a senhora Marie-Christine que nos contou um pouco da história desta marca icônica, que começou criando produtos de couro para os amantes de equitação. Até os dias de hoje a marca continua sendo administrada pela família e está presente em vários países do mundo. È reconhecida pela qualidade de sua seda, que vem do interior do Paraná no Brasil e pelos seus couros, mas também pelos seus perfumes. Ouvimos várias anedotas a respeito da marca, notadamente de onde veio o famoso laranja de suas embalagens. Após a segunda-guerra mundial, o fornecedor da marca não tinha mais o papelão de cor parda e só lhe sobravam papelões laranja, assim, por falta de opção, a marca aceitou produzir suas embalagens na época com o que se tinha. No entanto, revelou-se imediatamente ser um diferencial, pois além de cair no gosto dos clientes, as sacolas e caixas eram vistas de longe nas ruas o que lhes traziam visibilidade.

Terminamos o dia em grande estilo: jantando no Cappucines, restaurante com quase um século de história cuja gastronomia é deliciosa e a decoração recheada de detalhes. Lá, encontramos com a senhora Daniele Maria Hilbert, uma brasileira que mora na Bélgica e que se especializou nos serviços de concierge de luxo para brasileiros. Conversamos sobre sua experiência neste segmento do mercado de luxo.

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No dia 01 de setembro de 2015 passamos o dia com a professora Moeren Ach que nos mergulhou nos meandros das marcas e produtos da moda. Analisamos a fundo o que é  “pigeon” de cada marca e produto, a verdadeira arte de quem vende um produto de luxo e/ou de moda de saber exatamente para quem vender e como atingir o seu alvo. No mercado de luxo especificamente, cria-se o produto primeiro e depois faz-se o estudo do pigeon (público alvo), lembrando sempre que mesmo que você foque no seu pigeon a sua comunicação deverá atingir o máximo de pessoas possível, pois você vende mais que um produto, vende um estilo de vida.

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No dia 02 de setembro fomos agraciados com a aula da senhora Sylvie Braun, especialista em Recursos Humanos, na parte comportamental, gestão e desenvolvimento, tendo trabalhado em diversas grandes empresas, notadamente para a marca INFINITY, o braço de luxo da Nissan.  Sylvie nos levou para uma viagem ao mundo dos relacionamentos e da comunicação corporativos, ensinando-nos algumas ferramentas preciosas para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz e eficiente. Mostrou-nos como com atitudes simples podemos transformar o nosso ambiente de trabalho de maneira a que ele seja fluido e produtivo, cuidando de encontrar para cada pessoa seus motivadores e incorporando uma técnica de feedback que permite uma maior assertividade na solução de eventuais problemas e até de preveni-los.

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No dia 03 de setembro tivemos aula com senhora Virginie Chuimer-Layen, jornalista e perita em arte contemporânea, história da arte, arte e luxo e leilões de arte e luxo. Nos deu aula sobre as relações entre mercado de luxo e o mercado da arte. Virginie nos mostrou com requinte de detalhes a intrínseca ligação que hoje existe entre o mundo do luxo e da arte. Mostrou-nos como simples “objetos de luxo” transformam-se em verdadeiras obras de arte por meio dos jogos de influência dos players do luxo e também o oposto disto, quando obras de artes são revisitadas pelos designers do luxo. Vimos exemplos de como artistas contemporâneos de renome ou pouco conhecidos são convidados ou trabalhados para que suas obras figurem nos produtos de luxo. Também pudemos constatar a intima relação que algumas grandes marcas têm com o desenvolvimento de jovens artistas, algumas delas, como a Louis Vuitton, são mecenas que financiam exposições que permitem ao artista ser visto e reconhecido, foi o caso da exposição da artista Alice Anderson que visitamos com a professora no Espaço Louis Vuitton. Alice Anderson é uma artista que decidiu transformar objetos do quotidiano usando diferentes tamanhos de fio de cobre para recobri-los num movimento que lembra um processo de mumificação, já que uma vez recobertos pelo cobre são capazes de conservarem-se milhares de anos.

Saímos do Espaço Louis Vuitton diretamente para a casa da América Latina onde o artista PABLO REINOSO estava com sua exposição – um mundo invertido. Uma retrospectiva da obra de Pablo Reinoso, artista franco-argentino cujas esculturas e instalações foram apresentadas no mundo todo. Às obras históricas foram acrescentadas produções especificas que ficaram espalhadas pelos cômodos da Casa da América Latina.

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Pudemos apreciar (e sentar) uma obra do artista no jardim da Casa da América Latina como se vê na foto abaixo

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No dia 04 de setembro chegamos ao dia do encerramento….

Começamos nosso dia com a ultima aula da professora Morene Ach que nos apresentou o mundo das joias de luxo. Em seguida, pediu-nos para sintetizarmos o que havíamos retido de todas as suas aulas, quando então, pudemos externar os grandes ensinamentos que tivemos, tais como o que é um aumento de produto e como chegar nesse aumento, como definir o “pigeon”, como definir pontos de diferenciação e como mostrar os pontos de paridade, para enfim chegar ao momento da verdade….. Para nós, esse momento se deu quando ela nos pediu para colocar em prática esses ensinamentos, trabalhando no aumento de um produto ou serviço de nossa escolha e apresentar nossos resultados aos colegas, a experiência foi extremamente gratificante, pois pudemos vivenciar nossas habilidades frescamente adquiridas.

Após o almoço, tivemos nossa reunião de encerramento e a entrega dos certificados para cada um dos participantes pelo diretor do ISC, Michael J. Dolan  com um brinde regado a champagne e delicados chocolates……

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Para fechar com chave de ouro, uma das alunas foi sorteada para participar com Claudio Diniz do coquetel de lançamento do anel Baccarat na Maison Baccarat.

Gostou do que viu e leu? Venha fazer parte do nosso seleto grupo onde qualidade, excelência e bem-estar são a meta e propósito.  Se você se identifica com esses valores, junte-se a nós e tenha uma experiência internacional impar e inenarrável, onde você terá a oportunidade de aprender com professores de excelência como funciona e quais são os códigos do mercado de luxo e onde você terá a oportunidade de conhecer um pouco dos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes desse mercado. A turma de 2016 já está aberta, são poucas vagas, apenas 12, então, inscreva-se já, será um prazer compartilhar essa experiência única!!!!

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