(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> GBA Internacional de Sustentabilidade – 18 e 19/10/15

GBA Internacional de Sustentabilidade – 18 e 19/10/15

Hoje foi o dia livre do programa. Parte do grupo se reuniu pela manhã para conhecer um pouco da arte local. Próximo ao hotel em que estamos hospedado, está localizada uma feira de artistas sul africanos. Foi o momento de praticar a arte da negociação e comprar as famosas lembranças para os familiares.

À tarde foi o momento de trocarmos de hotel para ficarmos mais próximo do nosso centro de estudos (que começa amanhã), o Sustainability Institute. Tivemos o prazer de nos hospedar na Fazenda/Vinícula Spier. De propriedade de uma das mais antigas famílias sul africanas, a fazenda conta com um avançado sistema de produção sustentável de vinhos. Lá fizemos uma visita guiada aos vinhedos, onde tivemos a oportunidade de conhecer como eles adubam o solo (por meio dos dejetos de galinhas mantidas em trailers móveis, que se deslocam diariamente espalhando o adubo).

capetown_blog_1 capetown_blogcapetown_blog_2

Além disso, foi possível conhecer a estação de tratamento de água do local, o sistema de compostagem e verificar o galpão de armazenagem dos vinhos (únicos da África a não usar conservantes). Após a visita, foi possível degustar o vinho recém-lançado da fazenda.

capetown_blog_3

À noite fomos surpreendidos mais uma vez com um saboroso jantar, servido exclusivamente para os alunos do GBA Internacional em Sustentabilidade do ISAE. O descanso foi nos confortáveis quartos da fazenda, que conta com uma decoração rústica, inspirada nos tempos remotos do local (que data da época de 1600).

Equipe ISAE

______________________

Dia 19/10/2015

Chegamos a um dos mais esperados dias do programa, o início das aulas no Sustainability Institute. Os alunos do ISAE passaram pelo mesmo processo de imersão dos alunos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado da escola.

A imersão começou com um momento de reflexão com um poema do líder sul africano, Nelson Mandela. Na sequência, os estudantes foram convidados a prática de exercícios de aquecimento para encarar a bateria de conhecimentos compartilhados no restante do dia.

A primeira aula foi ministrada pelo professor Mark Swilling, um dos co-fundadores da escola. Com tradução simultânea, a aula do professor trouxe um panorama histórico da economia global, a realidade atual e os grandes desafios do desenvolvimento sustentável para mudar os padrões de produção e consumo – tudo isso tendo a questão da comida como pano de fundo.

capetown_blog_4

Aula no Sustainability Institute

capetown_blog_5

(Vista da sala de aula)

À tarde, foi o momento de visitar o cartão postal de Cape Town, a Table Mountain. Guiados pela gerente de meio ambiente da empresa que administra o espaço, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de preservação da montanha, sua história e relação com a cidade. Para encantar ainda mais esse momento, tivemos a chance de realizar um piquenique no alto da montanha, admirando as belas paisagens da cidade.

capetown_blog_7

(Vista da Table Mountain)

No fim da tarde fomos conhecer a Oranjezicht City Farm, uma das grandes fazendas urbanas da cidade. Lá vimos na prática os tópicos discutidos com o professor Mark Swilling: a relação da comida com o desenvolvimento sustentável das cidades.

capetown_blog_8

(Horta orgânica urbana)

capetown_blog_9

À noite foi o momento de conhecer mais um hotel, o Ouder Werf. Também localizado em Stellenboch, o local traz o contraste da Fazenda Spier com uma moderna decoração. À noite tivemos mais um jantar com maravilhosas iguarias sul africanas.

Equipe ISAE.

Voltar