(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> LGPD: entenda como ela pode impactar a sua vida profissional

LGPD: entenda como ela pode impactar a sua vida profissional

Quando levamos em conta o cenário em que a sociedade atual se encontra, é possível compreender com mais clareza a necessidade da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Totalmente influenciada pelo avanço da transformação digital, a nova lei busca garantir a proteção de alguns direitos fundamentais dos brasileiros, impactando diretamente diferentes segmentos do mercado de trabalho. 

Sabendo do tamanho da importância que essa regulamentação terá para o mundo profissional em 2020, preparamos um conteúdo completo com as principais informações relacionadas a LGPD

Vamos lá? 

O que é a LGPD?

Como falamos na introdução do conteúdo, a Lei Geral de Proteção de Dados (de número 13.709/18) tem como objetivo garantir alguns direitos importantes como o da liberdade e o da proteção à privacidade dos usuários. 

Por meio de uma abordagem que foi inspirada na regulamentação europeia, a LGPD busca reforçar a proteção de dados e assegurar maior transparência das empresas no que se diz respeito a coleta e uso de informações dos indivíduos.  

Em resumo, a nova Lei Geral de Proteção de Dados pretende regulamentar e aplicar regras mais claras referentes à utilização de dados de indivíduos em procedimentos empresariais. Com a LGPD entrando em vigor, todas as empresas deverão conseguir autorização expressa de cada indivíduo para poder coletar seus dados. Além disso, os usuários também terão o direito de saber o porquê e como esses dados serão utilizados. 

Quais áreas serão impactadas com essa mudança?

Independente da finalidade, qualquer organização que tem como método a coleta e a utilização de dados deverá se integrar nessa nova legislação.

Desse modo, a LGPD deve impactar empresas do setor varejista, bancos, agências de marketing, e-commerces, consultórios médicos, entre muitos outros segmentos do mercado de trabalho.

Quais medidas devem ser tomadas?

Agora que o conceito da LGPD foi estabelecido, é hora de saber o que cada organização deverá fazer na prática quando a nova lei entrar em vigor.

Para estar totalmente alinhado com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso pôr em prática algumas medidas que serão fundamentais para garantir que todos os processos sejam realizados dentro da legalidade.  

A empresa deve prezar pela coleta de informação mais transparente possível, deixando claro como os dados serão utilizados pela organização e obtendo a autorização prévia do usuário. 

Além do mais, outro direito que será estabelecido com a LGPD é o de permitir que o usuário solicite a exclusão das suas informações de qualquer banco de dados.

LGPD

E o que muda no dia a dia das empresas?         

Com a LGPD entrando em vigor, as empresas que trabalham com dados deverão rever seus métodos e treinar seus colaboradores para que todos estejam a par dos novos procedimentos e deveres, garantindo o alinhamento coletivo da equipe para que todas as normas possam ser cumpridas. 

A Lei Geral de Proteção de Dados também determina que cada empresa identifique um profissional de segurança que será encarregado por garantir que todas as diretrizes do LGPD sejam cumpridas, esse profissional pode ser tanto pessoa física quanto pessoa jurídica

De maneira geral, a LGPD vai exigir que o mercado de trabalho se inove e atualize suas práticas. E você, como profissional, não deve encarar essa regulamentação como um obstáculo desfavorável, mas sim como um estímulo para buscar novas soluções

Conheça o MBA Executivo em Business Analytics e Big Data:

O MBA Executivo em Business Analytics e Big Data é o mais novo curso do ISAE – Escola de Negócios

Ele foi desenvolvido para capacitar profissionais que atuam na análise técnica de um grande, complexo e diversificado volume de dados (o Big Data), área que será totalmente impactada pela nova Lei Geral de Proteção de Dados.   

O curso busca desenvolver hard skills e soft skills para os profissionais que desejam aliar suas capacidades técnicas ao olhar preditor de tendências, tornando-o apto para transformar dados complexos em informações relevantes, desenvolvendo estratégias mais claras e encontrando oportunidades importantes. 

Além de desenvolver diversas habilidades que serão imprescindíveis em um mercado de trabalho regulamento pelo LGPD, o curso MBA Executivo em Business Analytics e Big Data concede a chancela da Fundação Getulio Vargas (FGV) ao currículo. 

Se interessou pelo MBA Executivo em Business Analytics e Big Data

Clique aqui para saber mais informações sobre o curso!

Voltar