(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> O poder do Networking e como usá-lo para expandir oportunidades

O poder do Networking e como usá-lo para expandir oportunidades

Manter bons relacionamentos em sua rede de contatos pode proporcionar resultados incríveis para sua carreira. Mas, para que o poder do networking seja aproveitado em sua totalidade, é preciso fortalecer e cultivar essas relações, mantendo sua esfera de contatos ativa e possibilitando a ampliação das suas oportunidades profissionais.

Neste post, descubra o que um networking bem aplicado é capaz de proporcionar e como aproveitar ao máximo o potencial de uma boa rede de contatos.

Networking: o que é?

O networking pode ser definido como uma rede de contatos que se desenvolve por meio da sua área de atuação.

Quando há uma relação sólida e efetiva com essa rede de contatos, ela se mostra extremamente poderosa e capaz de gerar resultados impactantes para sua carreira, fortalecendo relações importantes e ampliando suas possibilidades profissionais.

Oportunidades expandidas pelo poder do networking

É muito provável que você possua um networking proveniente da sua trajetória profissional, mas não saiba como aproveitar as vantagens que essa rede de contatos pode proporcionar. Quando se tem consciência do seu potencial, você se torna capaz de enxergar essas relações com outros olhos, identificando grandes oportunidades em conversas aparentemente simples.

Além disso, o networking profissional possibilita que você conviva com profissionais que carregam percepções diferentes das suas, o que se mostra uma excelente oportunidade para se ter contato com visões diferentes de carreira. Todo esse potencial reforça a necessidade de manter sua rede de contatos sempre ativa e em expansão.

O networking tem um grande potencial de alavancar a sua carreira. (Imagem: divulgação)

Benefícios que o networking proporciona

Como abordado no tópico anterior, o networking é capaz de expandir suas oportunidades profissionais e trazer diversos benefícios para a sua carreira. Entre os principais benefícios dessa atividades, estão:

Marketing pessoal

Através do networking, é possível apresentar seus talentos e conquistas sem passar uma impressão de autopropaganda. Esse marketing pessoal é extremamente eficaz para que sua rede de contatos te enxergue como referência no seu trabalho, atribuindo credibilidade e tornando sua reputação extremamente positiva.

Progressão na carreira

Essa rede de conexões possibilita ao profissional mais antenado a possibilidade de progredir na carreira de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Adquirindo conhecimento compartilhado;
  • Formando parcerias de sucesso;
  • Sendo indicado para cargos relevantes por contatos que confiam na sua reputação;

Ampla visão da sua área de atuação

Através do contato constante com outros profissionais, o networking pode te proporcionar uma visão mais ampla da sua área de atuação.

Para os empreendedores, é possível estar a par do que os concorrentes estão fazendo, identificando as tendências do mercado à sua volta e o mantendo sempre atualizado sobre as novidades.

Mantendo seu networking ativo

Para que você possa aproveitar todas as oportunidades que o networking oferece, é preciso mantê-lo sempre ativo e atualizado.

Confira abaixo algumas dicas de como manter essas relações sempre consistentes e renovadas:

Frequência de interação

É preciso estabelecer uma frequência de interação com sua rede de contatos. Essas interações são responsáveis por desenvolver confiança, credibilidade e boa reputação.

Suas interações devem oferecer valor aos seus contatos, seja por meio do compartilhamento de conteúdos ou levantando discussões relevantes sobre sua área de atuação. Dessa forma, o networking será expandido de forma espontânea, evitando o risco de que sua rede de contatos esfrie.

Você pode começar a ampliar seus horizontes a partir de contatos que já existem (Imagem: divulgação)

Mantenha suas redes sociais atualizadas

Procure sempre manter suas redes sociais atualizadas e interaja com as publicações dos contatos do seu networking.

Nesse contexto, suas redes sociais podem servir tanto como um cartão de visita para que você fortaleça seu marketing pessoal e compartilhe suas conquistas e experiências, quanto para que você mantenha uma conexão consistente com sua rede de contatos sem depender de encontros ocasionais.

Busque expandir seu networking

É preciso afirmar que a quantidade está longe de ser a característica mais importante para um bom networking, mas a expansão através de contatos relevantes também é extremamente importante.

Procure participar de eventos ou palestras que contemplem sua área de atuação, essas experiências costumam atrair muitos profissionais com potencial de atribuir valor a sua rede de contatos. Outra maneira ainda mais intensa e efetiva de expandir o seu networking é fazendo cursos de especialização focados na sua carreira.

Conclusão

Um networking profissional é capaz de proporcionar diversos benefícios, ampliar suas oportunidades e alavancar sua carreira. Mas, para que todo seu potencial seja aproveitado, é preciso ter consciência da sua importância, manter essas conexões ativas e buscar sempre a expansão da sua rede de contatos.

Os cursos do ISAE Escola de Negócios valorizam a troca de experiências entre professores, alunos e ex-alunos, proporcionando diversas oportunidades para estimular o networking. Conheça nossos cursos ou entre em contato conosco para saber mais!

Voltar