(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Os diferenciais que você deve ter para se destacar no mercado de trabalho

Os diferenciais que você deve ter para se destacar no mercado de trabalho

Os diferenciais que te ajudam a se destacar no mercado de trabalho 

Destacar-se na carreira tem sido uma missão extremamente disputada entre profissionais de diferentes segmentos.

Mas como se destacar no mercado de trabalho atual?

Há determinadas características e aptidões que saltam aos olhos dos recrutadores e/ou possíveis parceiros. Para ter vantagem na corrida por oportunidades e se tornar uma referência na sua área de atuação, portanto, será imprescindível que você desenvolva e aprimore algumas habilidades. 

Neste post, vamos apresentar quais são os diferenciais que você, como profissional, precisa ter para se destacar no mundo corporativo. 

  • Aptidão para trabalhar em equipe

Quando se trabalha em equipe, muitos desafios profissionais são enfrentados em conjunto. 

O mercado de trabalho valoriza profissionais que se esforçam para manter a equipe em sinergia, pois sabem que os melhores resultados surgem quando todos estão trabalhando com o mesmo objetivo.

Por conta disso, é essencial que você conquiste a confiança do seu time, demonstrando empatia e habilidade para lidar com opiniões diferentes.

  • Boa comunicação  

Esse tópico se relaciona diretamente com o anterior, já que saber se comunicar de maneira eficiente é um requisito mínimo para conseguir trabalhar em equipe.

Através dessa skill, você será capaz de demonstrar suas capacidades profissionais e manifestar suas ideias e pontos de vista durante sua trajetória de carreira. 

Esse diferencial não se resume apenas a ter uma boa dicção e oratória, mas também inclui outros atributos como a comunicação por meio da escrita e a capacidade de ouvir. 

Além de tudo isso, a habilidade comunicativa te ajuda a potencializar o seu networking, requisito poderoso para expandir suas oportunidades profissionais.

  • Positividade

O mercado de trabalho tende a favorecer profissionais que possuem esse diferencial, pois a maior parte das pessoas apresentam dificuldades para lidar positivamente com eventuais contratempos. 

Um profissional que consegue enfrentar empecilhos com positividade não irá se sentir desgastado quando precisar encarar possíveis obstáculos durante o trabalho.

Além disso, esse tipo de profissional possui a habilidade de motivar as pessoas que estão ao seu redor, impulsionando sempre a equipe em busca dos melhores resultados.

  • Organização

O desenvolvimento da habilidade de organização tem o poder de tornar o profissional mais focado e produtivo, colaborando também com o controle da administração do tempo e com a conquista das metas. 

Todos esses aspectos são capazes de provocar um grande impacto nos resultados de qualquer empresa, estimulando o mercado de trabalho a destacar os profissionais que se mostram organizados e a par de todas as responsabilidades.  

  • Inteligência para tomar decisões e desenvolver estratégias 

Existem profissionais com características passivas, que evitam compartilhar o seu ponto de vista e são extremamente inseguros na hora de tomar uma decisão.

Em paralelo, também existem profissionais mais determinados, que desenvolvem estratégias, apresentam seus pontos de vista e são capazes de tomar decisões com clareza e segurança . 

E são esses profissionais que chamam a atenção e se destacam em organizações dos mais diferentes segmentos. 

  • Capacidade de desenvolver novas habilidades

O mundo corporativo está em constante atualização, novas habilidades estão sendo requeridas a todo momento e, para ser um profissional de destaque, é preciso se manter sempre alinhado com essas transformações.

Esteja disposto a investir em conhecimento e desenvolva novas competências. Desse modo, você não cairá na obsolescência e se tornará um profissional mais completo e atualizado em relação a sua área de atuação. 

Conclusão 

Se você já possui alguns dos diferenciais citados neste conteúdo, utilize-os de maneira aprimorada no ambiente de trabalho, e, caso você não domine essas habilidades, busque desenvolvê-las. Carregar consigo esses diferenciais será extremamente recompensador para a sua trajetória profissional.

Voltar