(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Técnicas de Rapport para aplicar no ambiente de trabalho

Técnicas de Rapport para aplicar no ambiente de trabalho

O que são Técnicas de Rapport?

Rapport se caracteriza pela capacidade de uma pessoa em estabelecer uma relação confiável, empática e harmônica durante uma conversa, por isso as técnicas de rapport possuem um objetivo muito claro de gerar sinergia durante o processo de comunicação.

Ao colocar-se no lugar do outro é possível descobrir a melhor forma de comunicar-se com ele, seja em feedbacks ou em conversas no dia a dia, para fortalecer ou criar uma conexão com colegas de trabalho, superiores, clientes, familiares e com todos que interagir.

A palavra rapport é de origem francesa e significa relação. Portanto, ela é utilizada para indicar técnicas, comportamentos e atitudes que consigam promover bons relacionamentos na vida pessoal e profissional.

 

Importância do Rapport no ambiente corporativo

técnicas de rapport no trabalho

O rapport, quando utilizado no ambiente profissional consegue trazer bons resultados, pois, além de ser uma característica buscada no mercado de trabalho, é por meio dele que se consegue gerenciar crises, conquistar clientes e melhorar a convivência entre os colaboradores.

Ao usar as técnicas de rapport diariamente, é possível desenvolver a habilidade de convencer, persuadir e criar empatia com quem se comunicar.

Além disso, o rapport possibilita conquistar atenção de diretores ou gerentes de maneira positiva, por saber lidar com diferentes pessoas, transmitir confiança e apresentar soluções aos problemas levantados.

Receptividade

As técnicas de rapport estão relacionadas à receptividade de uma opinião e ponto de vista, fazendo todos se sentirem confortáveis por estarem sendo ouvidos. 

Receptividade não é o mesmo que concordar com o que está sendo dito, mas ouvir, buscar entender e passar a considerar aquele apontamento, seja em reuniões ou no dia a dia, para o crescimento organizacional e pessoal.

Confiança

Estabelecer uma relação de confiança com alguém pode ser feito de diversas formas e não necessariamente por meio da expressão verbal. Isso pode ser feito através do contato visual, postura, expressão facial e demonstração genuína de interesse por algo que que a pessoa fala ou faz.

Otimismo

Por meio do otimismo se consegue transmitir uma autoridade positiva e se mostrar confiável para qualquer situação, já que não se enxerga somente os problemas, mas apresenta-se também soluções.

Tratar o outro pelo nome

Chame pelo nome seus superiores, colegas de trabalho e clientes, para criar conexões e sinergia nas conversas. Ao dar um feedback, além de olhar nos olhos da pessoa, é importante chamá-la pelo nome para que ela se sinta próxima e importante.

Conexões

Busque se conectar com seus colegas, clientes ou superiores sempre que possível para ter um bom convívio dentro da empresa e até para conquistar a simpatia de um potencial consumidor. 

É a partir desta conexão que você terá informações para criar empatia e sinergia na comunicação, estabelecendo uma relação confiável e harmônica.

 

Outras técnicas de rapport muito eficazes são:

Contato visual: sempre olhar nos olhos ao falar para que a mensagem seja entendida claramente;

Tom de Voz: fique atento ao timbre e intensidade da voz em um conversa;

Comunicação personalizada: cada pessoa tem uma forma de receber uma mesma mensagem, então saiba qual é a maneira que elas se sentem mais confortáveis.

 

importancia das técnicas de rapport

As técnicas de rapport se relacionam diretamente à uma demonstração de interesse e receptividade mútua, pois o rapport é a sinergia entre as pessoas que estão se comunicando.

Por este motivo, no mercado de trabalho cada vez mais recrutadores buscam por pessoas que consigam manter relações positivas dentro da empresa para ocupar cargos de liderança, pois elas conseguem gerenciar equipes, crises e manter os objetivos da empresa alinhados com os colaboradores.

Mesmo para quem não está buscando uma nova oportunidade no mercado trabalho, conseguir trazer o rapport para sua realidade vai destacá-lo dentro da organização, fazendo-o ser alguém confiável e um candidato aos cargos de liderança.

Os cursos do ISAE preparam os alunos para assumirem esses cargos, por isso tanto as aulas quanto o corpo docente são escolhidos para ajudá-lo a desenvolver habilidades e competências requisitadas no mercado de trabalho.

Acesse nosso site e conheça os cursos ISAE. 

Voltar