9˚ Prêmio Ozires Silva

A educação

move você, suas ideias

movem o mundo.

Evento de Premiação

O Prêmio

Uma iniciativa do Instituto Superior de Administração e Economia - ISAE e do Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM, o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável estreia a sua 9ª edição.

O Prêmio irá avaliar os melhores projetos nas áreas de empreendedorismo e sustentabilidade, que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. Os inscritos serão divididos nas modalidades: empresarial, comunidade acadêmica e pessoa física. Já os projetos, serão separados nas categorias Empreendedorismo Econômico, Ambiental, Educacional e Social.

Os participantes que tiverem os seus trabalhos selecionados após a inscrição, terão a oportunidade de exibir os seus projetos nos Grupos de Trabalho e a chance de detalhá-los para uma banca avaliadora.

As inscrições do prêmio podem ser realizadas até 04 de dezembro, pelo site do prêmio. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação.

O Homenageado

Ozires Silva nasceu em Bauru, em 08 de janeiro de 1931. É oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente é reitor da Unimonte, instituição particular de ensino superior localizada em Santos (SP). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante. Liderou em 1970 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil.

Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

Também atuou como presidente da Varig por três anos (2000-2003) e criou em 2003 a Pele Nova Biotecnologia, primeiro fruto da Academia Brasileira de Estudos Avançados, empresa focada em saúde humana cuja missão é a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias inovadoras na área de regeneração e engenharia tecidual.

Ozires Silva também faz parte de uma série de Conselhos e de Associações de Classe. Além disso, publicou cinco livros: ‘Nas Asas da Educação – A Trajetória da Embraer’, ‘Cartas a um Jovem Empreendedor – Realize seu Sonho: Vale a Pena’, ‘A Decolagem de um Sonho: a História da Criação da Embraer’ e ‘Etanol: a Revolução Verde e Amarela’. Já no final de 2011, foi lançada sua biografia, intitulada ‘Um Líder da Inovação – Biografia do Criador da Embraer’ e escrita por Decio Fischetti.

De forma rotineira tem seu nome enaltecido por importantes entidades e/ou esferas do poder público. Entre as recentes homenagens estão as promovidas pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados e Câmara Municipal de São Paulo. Após completar 80 anos, também viu sua história ser enaltecida por meio de exposição itinerante sobre sua vida, em iniciativa idealizada pela Embraer.

Também recebeu condecorações internacionais. Entre elas estão – nos Estados Unidos – Medalha Charles Lindbergh, Membro do Transportation Center da Northwestern University, incluído no Hall of Fame da Smithsonian Institution e, também, no World Trade Hall of Fame da World Trade Association de Los Angeles; – na Grã-Bretanha – Membro do British Council, Membro Honorário Air Squadron e Membro da Royal Aeronautical Society; – na Irlanda – Título de Doutor “Honoris Causa” pela Queen’s University; – na Suécia – Membro da Real Academia Sueca de Engenharia.

Leia a Edição Especial da Revista Perspectiva

Leia a Edição Especial da Revista Perspectiva

Conheça mais sobre o Prêmio Edição 2015

Confira os vencedores da 8ª Edição do Prêmio Ozires Silva

Empreendedorismo Ambiental

Transformando Lodo de Esgoto em Adubo Orgânico e Diminuindo a Geração de Gases de Efeito Estufa

Campanha Squeeze

Reaproveitamento de Resíduos da Piscicultura: Unificando Bionegócios e Sustentabilidade

Criação de Aplicativo para Dispositivos Móveis para o Descarte Correto de Resíduos Sólidos em Curitiba

Concretoautoadensável com Cinza do Bagaço da Cana-de-Açúcar em Substituição Parcial à Areia

Empreendedoriasmo Econômico

Estudo de Valoração Econômica Total da Reserva Natural Vale

Projeto de Confecção Diversificando a Atividade Econômica Local

Metrô Elevado Sobre Pneus: Uma Alternativa ao Metrô Subterrâneo Sobre Trilhos

Uso do Planejamento Avançado como Serviço online no Desenvolvimento Sustentável e Econômico de Empresas

Empreendedorismo na Educação

Feira Nacional do Empreendedorismo – Cebrac

Quíron - Educação Para o Protagonismo

Projeto Leia Maripá

Tecnologia na Educação - Metodologia Classroom In Group

Empreendedorismo Social

Empreendedorismo Social: Desenvolvendo Lideranças Transformadoras

Instituto Parar como Estratégia para Profissionalizar os Gestores de Frotas e Implantar a Cultura de Segurança no Trânsito nas Corporações

Banco Comunitário Tupinambá

Gama.Tv

Cabeça de Coco Teatro de Bonecos

Na Imprensa

Confira as matérias publicadas sobre o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável.

Categorias

Empreendedorismo Social

Os projetos que fazem parte desta categoria são relacionados ao empreendedorismo social, como de projetos para cidadania e direitos humanos. Também soluções para problemas sociais, como a reversão da miséria no país, redução da pobreza, ações antidrogas, campanhas sociais e de conscientização, assim como movimentos sociais e pastorais, iniciativas empreendedoras com o intuito de avançar causas sociais e ambientais, atividades inovadoras, entre outras atividades ou qualquer prática aplicável à sociedade.

Empreendedorismo Ambiental

A categoria reúne projetos relacionados ao desenvolvimento de atividades que colaborem com práticas empreendedoras para o meio ambiente. Como é o caso da criação e/ou fabricação de produtos ou serviços que reduzam o impacto ao meio ambiente, práticas da construção civil, industriais, no comércio e turismo, entre outras atividades, assim como toda e qualquer prática aplicável para minimizar o impacto ou melhorar as condições do meio ambiente.

Empreendedorismo na Educação

A categoria privilegia os trabalhos relacionados ao desenvolvimento de práticas na área da Educação. Como programas de ensino para jovens e adultos, desenvolvimento de sistemas pedagógicos, atividades de conscientização, projetos educacionais, educação corporativa, atividades relacionadas ao PRME (Princípios para a Educação Empresarial Responsável), entre outras atividades ou práticas aplicáveis à área de Educação.

Empreendedorismo Econômico

A categoria reúne os trabalhos relacionados ao desenvolvimento de atividades que colaborem com práticas economicamente empreendedoras. Como viabilidade financeira de projetos, orientação financeira a empresas, desenvolvimento de programas, atividades para planejamento e desenvolvimento econômico de empresa, assim como toda e qualquer prática aplicável que melhore econômica e financeiramente uma empresa ou projeto, baseados no tripé da sustentabilidade.

Modalidades

Os concorrentes ao Prêmio serão divididos nas modalidades:

Empresarial

Empresa de Micro e Pequeno porte

Empresa de Médio porte

Empresa de Grande-Médio e Grande porte

Comunidade Acadêmica

Graduação

Pós-Graduação

Pessoa Física

Regulamento

Baixe o regulamento para mais informações no link abaixo:

Faça o download do regulamento

 

 

 

Contato

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail premio@isaebrasil.com.br ou ligue (41) 3388.7817.

Todos os campos com * são obrigatórios.


Voltar ao topo