(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Professor do Mestrado publica artigo no Journal of Cleaner Production

Periódico é um dos mais reconhecidos do mundo nas áreas de Ciência, Tecnologia e Saúde, com classificação Qualis A1 pela Capes.
Professor do Mestrado publica artigo no Journal of Cleaner Production

Rodrigo Casagrande, professor do Programa de Mestrado em Governança e Sustentabilidade, foi coautor no artigo “Smart City and Quality of Life: citizens’ perception in a Brazilian case study” (Cidade inteligente e qualidade de vida: percepção dos cidadãos em um estudo de caso brasileiro), publicado pelo Journal of Cleaner Production, um dos periódicos mais reconhecidos mundo nas áreas da Ciência, Tecnologia e Saúde. A Revista Científica tem a classificação Qualis A1, definida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como o mais alto nível. O artigo foi escrito em conjunto com Janaina Macke e Kelin A.Silva. Confira o artigo: https://goo.gl/VG8moF

O artigo

O artigo teve como objetivo avaliar a percepção da qualidade de vida em uma cidade inteligente e analisar os principais elementos de satisfação dos cidadãos com sua cidade natal. A pesquisa analisou a cidade de Curitiba, no sul do Brasil, considerando-a uma cidade habitável, verde e inclusiva. Além de estar listada entre as dez cidades mais inteligentes do mundo.

Foram entrevistados 400 residentes que identificaram quatro domínios principais sobre qualidade de vida: relações sócio-estruturais, bem-estar ambiental, bem-estar material e integração da comunidade. A percepção geral dos entrevistados revelou sua baixa satisfação com os principais elementos que caracterizam Curitiba como uma cidade inteligente. Esta descoberta exige uma melhor compreensão do planejamento e gerenciamento de cidades inteligentes em conjunto com os elementos de qualidade de vida e seus efeitos sobre os cidadãos.

A pesquisa fornece algumas contribuições para entender as facetas interligadas dos domínios da qualidade de vida no contexto Smart Cities. Do ponto de vista da cidade inteligente, a pesquisa conclui que o sucesso no domínio da vida inteligente pode ser alcançado fornecendo os quatro fatores revelados pela análise. De acordo com os resultados, o cumprimento desses critérios de sucesso melhoraria a qualidade de vida dos cidadãos, criando uma comunidade mais forte dentro da cidade. Finalmente, o estudo fornece informações relevantes para pesquisadores sociais e planejadores urbanos, fornecendo elementos para debates político e acadêmico.

Voltar
Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais