Crédito: Diário dos Campos

Alyson Gondaski, gerente geral de negócios da Macponta e aluno do MBA em gestão Comercial do ISAE/FGV
O Paraná é um estado onde o agronegócio é a ponto forte da economia. Em 2013, houve cerca de 350 mil produtores distribuídos em 15 milhões de hectares de estabelecimentos agrícolas movimentando a economia paranaense, o que corresponde a 33% do PIB estadual direta e indiretamente. Cerca de 80% dos agricultores são familiares, quase 90% deles com áreas inferiores a 50 hectares.
Trabalhando nesse nicho, está a Macponta, empresa de Ponta Grossa e que hoje é gerida por Alyson Gondaski, aluno do MBA em gestão Comercial do ISAE/FGV. A empresa atua em 36 cidades do Estado e trabalha com equipamentos agrícolas. Confira abaixo o case da Macponta.
Perspectiva – Conte um pouco da história da Instituição
Alyson – A Macponta foi fundada em 1º de julho 1995, na cidade de Ponta Grossa/PR, como uma empresa de peças e implementos. Em 12 de setembro de 1996, foi nomeada como concessionária John Deere, quando a marca se estabeleceu no país por meio da aquisição parcial da Schneider Logemann & Cia (SLC).
Com foco permanente no produtor rural e buscando maior proximidade com cada cliente, a empresa inaugurou suas filiais, posteriormente, em Castro (2001), Irati (2006) e Arapoti (2013). Ainda em 2004, recebeu a certificação como concessionário Classe Mundial, um certificado emitido pela John Deere para os concessionários que estão entre os melhores padrões de qualidade, satisfação e resultados obtidos para a rede de distribuição.
A Macponta é uma empresa familiar, que hoje conta com cerca de 130 funcionários, atuando em toda a região dos Campos Gerais. Seu crescimento se deu pela capacidade empreendedora de seu sócio fundador, José Divalsir Gondaski - mais conhecido por Ferruge – sem o m no final - e pelo trabalho de todos os colaboradores e parceiros que figuraram no meio do caminho.
Hoje, a organização conta com o reforço da segunda geração da família. Hoje sou o Gerente Geral de Negócios, e me responsabilizo pelo desenvolvimento dos projetos principais e resultados almejados pelas diversas áreas da empresa. Durante a história da Macponta, pode-se contar com mudanças no quadro societário, altos e baixos do mercado agrícola e, principalmente, a vontade de desenvolver o negócio priorizando a criação de relações de longo prazo com os clientes e parceiros envolvidos.
Com relação aos princípios, missão e visão do negócio, segue abaixo as definições que hoje utilizamos.
PRINCÍPIOS:
Cliente: Nosso maior patrimônio
Comprometimento: Compromisso permanente
Tecnologia: Para simplificar
Transparência: Em todas as ações
MISSÃO: Oferecer soluções em mecanização, produtos e serviços, atuando com eficiência e contribuindo para o incremento da atividade agropecuária, satisfazendo clientes, colaboradores e acionistas.
VISÃO: Ser reconhecida como a melhor concessionária de máquinas agrícolas da região, atuando com colaboradores e fornecedores capacitados e comprometidos com a satisfação dos clientes.
Perspectiva – Quais foram as maiores dificuldades para a criação?
Alyson – No momento da criação da Macponta, bem como na virada para concessionária John Deere, os maiores desafios foram a disponibilização de capital para investimento e geração de fluxo de caixa, a relação de ser uma marca nova com um portfólio ainda limitado, o que era um grande desafio frente aos negócios já estabelecidos no país e o pouco incentivo existente para o desenvolvimento deste mercado na época. Hoje os maiores desafios estão no ganho de mercado, planejamento de crescimento e manutenção do alto nível profissional dos colaboradores atuantes, para garantir bons resultados e satisfação por parte dos envolvidos: colaboradores, acionistas, fornecedores e clientes.
Perspectiva – Qual é o foco de venda da empresa?
Alyson – A empresa comercializa máquinas da linha agrícola da marca John Deere, como: tratores, plantadeiras mecânicas e à vácuo, colheitadeiras de grãos, colhedoras de forragem, pulverizadores autopropelidos, carregadeiras frontais, utilitários e tratores de jardim. Também produtos voltados para a agricultura de precisão, implementos de outras marcas desde que não conflitantes com nosso fornecedor principal, máquinas usadas, peças de reposição, itens de merchandising, tais como: roupas, brinquedos e utensílios de uso diário da marca. Além de serviços de manutenção, difusão de informações relacionadas aos produtos, consórcios, seguros e serviços de otimização da operação agrícola dos produtores.
Perspectiva – Em quais mercados vocês atuam?
Alyson – A empresa possui área delimitada de atuação que compreende 36 municípios do estado do Paraná, totalizando 1,35 milhões de área plantada sob sua responsabilidade. Seus mercados principais dentro do agronegócio podem ser divididos em produtores de grãos, leite, fumicultores, prestadores de serviços, empresas florestais e demais produtores dentro do agronegócio.
Perspectiva – Quais as pretensões para o futuro?
Alyson – A pretensão é o crescimento da Macponta, não apenas na fatia de mercado que hoje atua, mas também a expansão da sua área territorial por meio de parcerias e/ou aquisições quando do surgimento desta oportunidade dentro do Paraná, sem abrir mão da qualidade de atendimento e a qualificação profissional condizente com a estrutura desenhada.
Perspectiva – Qual recado vocês deixariam ao profissional que pretende empreender hoje em dia?
Alyson – Empreender é um mar de desafios, no qual nem sempre temos todas as ferramentas e as condições desejadas pra se navegar. Porém, com o desenvolvimento das habilidades necessárias e focado no trabalho desenvolvido, tudo é possível. Entender, porém, que o planejamento é crucial para verificar se estamos no rumo correto é o início de tudo. Com os pés no chão, olhando para onde queremos chegar e trabalhando no hoje é mais fácil compreender se estamos fazendo aquilo que é essencial para que o empreendimento seja bem sucedido. Mudanças de rota e direção são naturais no meio do caminho, portanto temos que aprender a ser flexíveis para abrir mão muitas vezes do conforto e da comodidade para se tomar as rédeas do negócio. Apesar dos sacrifícios necessários como o tempo aplicado ao negócio e as horas de folga que se vão, ganhamos muito no nosso crescimento, na criação de novos relacionamentos e com os resultados obtidos com o sucesso de uma operação bem elaborada. O suporte da família e dos nossos companheiros de jornada, ou o simples pensamento de que queremos construir uma condição melhorada para nós e eles, sejam esposas, maridos, pais ou filhos também é ponto essencial para que renovemos nossa vontade dia após dia, para trilhar por este caminho.