(41) 3388.7800 - (43) 3306.7700
LinkedIn Facebook Twitter YouTube
 

> Uaná Refugiados

Uaná Refugiados

Atualmente, vivemos a maior crise imigratória desde a Segunda Guerra Mundial. Há mais de 65 milhões de pessoas em situação de refúgio, o equivalente à 1 em cada 119 pessoas, segundo os dados da ACNUR, Agência da ONU para Refugiados.

São pessoas que deixaram suas vidas e famílias, sendo essa escolha, na maioria das vezes, questão de vida ou morte, mas que trazem consigo suas bagagens pessoais, acadêmicas e profissionais. O ISAE – Escola de Negócios, desde 2016, lança um olhar que vai além do acolhimento: enxerga nesses profissionais estrangeiros um livro em branco que pode ser escrito, em solo brasileiro, com novas oportunidades profissionais e desenvolvimento econômico – tudo isso alinhado com uma visão de transformação e edificação social.

O Programa Uaná Refugiados, realizado pelo Perspectivação ISAE, em parceria com a Linyon, a ADUS, a Aliança Empreendedorismo e a Unilehu, oferece a chance desses emigrantes entenderem o mercado de trabalho brasileiro, desenvolverem aspectos de liderança e desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e como elaborar um currículo eficiente. Foram 45 participantes, entre aulas de informática (em andamento) e oficinas de capacitação, provenientes de países como Haiti, Síria, República Democrática do Congo e Guiné Bissau.

A novidade foi a integração dos alunos do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE atuando como voluntários nas oficinas sobre cursos técnicos, utilização do LinkedIn, da rede bancária, acesso à saúde, expressões gramaticais e direito dos estrangeiros.

“Temos que encontrar um propósito em nossa vida, como cidadão. Seria muito pouco eu adquirir tanto conhecimento e manter apenas para mim. E se pensarmos em Governança e Sustentabilidade como o ISAE propõe, se eu não consigo mudar o mundo numa esfera global, temos que tocar a vida de pessoas próximas e assim por diante. Faremos diferença em nossa rua, em nosso bairro e logo estaremos alterando a realidade de comunidades inteiras”, comenta Pedro Paulo Toscano, aluno do Mestrado, que ministrou a oficina sobre Cursos Técnicos.

Empoderando Refugiadas

A ONU Mulheres realizou o programa Empoderando Refugiadas que ofereceu capacitações e coaching para mulheres refugiadas na cidade de São Paulo. Mesmo à distância, o ISAE se fez presente: alunos atuaram como voluntários e fizeram reuniões online de coaching para as selecionadas. A ação foi realizada em conjunto com o Pacto Global e com a ACNUR. O programa foi realizado de março a agosto desse ano.
Confira o documentário produzido pela ONU Mulheres sobre o Empoderando Refugiadas:

Ativismo corporativo

A ligação do ISAE – Escola de Negócios com a questão dos refugiados não é novidade. A instituição participa do Champions Group do PRME – grupo de escolas de negócios mais atuantes na ONU em prol da formação de líderes globalmente responsáveis – e com a crise humanitária global, instituiu em 2016, o programa Uaná Refugiados. A ação foi ao encontro dos ideais do secretário-geral da ONU, que assumiu o cargo em 2017, António Guterrez, que possui um longo histórico profissional como Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e está determinado a fazer da dignidade humana o centro do seu trabalho e a servir como mediador da paz, construtor de pontes e promotor da reforma e da inovação, tal qual o ISAE.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Voltar
Fale conosco Artigos Ex-alunos ISAE Business Sustentabilidade Ações internacionais